Estou usando o Crystal Linux mais queria ir pra outra distro. o que me indicam?

Bom uso linux ha um bom tempo e tenho gostado bastante do arch embora tenha passado mais tempo usando distros como o proprio debian ou distros baseadas em debian como ubuntu porem queria experimentar distros novas e queria indicações kkk

Não sou usuario avançado de linux porem não sou iniciante tambem kkkk diria q estou no meio termo, e gostaria de ver distros diferentes q fujam do padrão do ubuntu

se puderem me indicar algumas distros agradeço :pray: :pray: :pray:

2 curtidas

Boa noite rapaz.

Primeiro vamos por partes… Para qual objetivo ?
Existem mais de 1 milhão de distros diferentes no mundo, você vai querer testar todas elas ?

Já que você mesmo disse que quer experimentar distros novas e quer sair um pouco do padrão Debian você pode começar por essas distros:

Big linux.
Red Hat Enterprise Linux
EndeavourOS
KDE Neon
Fedora

Sem contar que ainda faltam “999995” distros para serem testadas kkkk
Você pode ainda verificar no distrowatch para mais informações.

1 curtida
2 curtidas
2 curtidas

boa noite amigo kkkkk eu queria uma diferente q atendesse a necessidade de estudo e trabalho kkkk usei ja o endeavour ou crystal linux q e baseado em arch ubuntu eu queria algo diferente leve porem estavel e funcional
ai agr estou testando o fedora

1 curtida

Se você ainda quer continuar no Arch Linux, tem o Arco Linux, EnveavourOS e o ArchCraft. Ou talvez, o BigLinux, que é baseado no Manjaro. Se você quer um Rolling Release, tem o OpenSuSE Tumbleweed e tem o Void Linux também.

Agora, se você quer algo que remonta aos tempos do Mandrake/Conectiva Linux, tem o OpenMandriva, Mageia e ROSA Linux. Além de ter o PCLinuxOS correndo por fora.

Vou citar uns nomes de distros aí vc pesquisa qual lhe agrada.

Distros leves:
Linux Lite;
Loc-OS;
Bhodi Linux

Distros Brasileiras (as melhores):
Br OS;
Big Linux;
Tiger OS ;
Regata OS

Distros para programadores e hackers:
Ubuntu clássico;
Fedora Workstation;
openSUSE Thumbleweed;
Arch Linux;
Kali Linux

Distros para dia a dia:
Fedora silver blue;
openSUSE Leap;
Pop OS;
Linux Mint

1 curtida

O que me indicam?

R: distro sem systemd

Vai eliminar problemas futuros e diminuir as distros para testar.

Rankings de popularidade das distribuições no distrowatch e baseado no número de visitas na página.

É possível manipular o número de visitas em uma página de site por meio de bots para influenciar rankings. :rofl: :rofl:

Não reflete a popularidade real.

Cara algumas sugestões das que conheço, mas dps manda as especificações do PC ou note pra saber se tem alguma distro que n seja tao boa:

• EndeavourOS já que vc usa Arch
  • Fedora Workstation
  • Pop!_OS
  • Linux Mint
  • ZorinOS

Pegou qual versão do Crystal? Se foi a versão Plasma, melhor trocar de distro mesmo. O Crystal com Plasma é uma das piores experiências que eu já tive.

Recomendaria o EndeavourOS, se você ainda quer algo baseado no Arch.

Boa tarde.

Seria interessante saber qual é sua expectativa com relação a seu sistema operacional.

A razão disso é que, por diversos motivos, não há muitas diferenças entre distro e distro.

Quase todas são GNU + Linux, quase todas usam systemd, algumas são rolling release e outras são point release, LTS, ou outros termos similares. Em quase todas, ou praticamente todas, se pode instalar qualquer ambiente de desktop ou gerenciador de janelas imaginavel, compilando da fonte se já não estiver disponível no desktop.

Acho que as mais diferentes são aquelas com um uso específico, para situações extremas, como a família dos puppy linux, os damn small linux da vida.

Então seria necessário saber, por que por conta do que eu disse algumas linhas acima, não há muitas diferenças entre as distros, sinceramente.

Acho que minha motivação para usar algo hoje é mais uma mistura de funcionalidade (para mim; especialmente com relação a disponibilidade de pacotes) e razões políticas do que qualquer outra coisa.

Veja o comentário do Danilo. Me parece útil.

Eu não gosto de ter que usar o systemd. Gostaria de saber sua razão para não usá-lo e por que seria melhor não ter ele.

1 curtida

Em resumo, o systemd acabou se tornando um sistema dentro do próprio sistema, centralizando diversas funções essenciais. Isso gera preocupações, pois se algo der errado, pode afetar todo o sistema devido à interdependência entre os serviços. Com a crescente complexidade, bugs não são raros — será que a quantidade de funções está contribuindo para isso? Ao centralizar tantas operações em um único ponto, a chance de falhas generalizadas aumenta. Quem é fã do systemd pode esperar que tudo funcione bem, mas, caso contrário, pode haver um efeito dominó. Além disso, com permissões elevadas, ele tem um controle significativo sobre o sistema, o que representa um risco potencial de segurança se algo sair errado.

Que :innocent: São Tux nos proteja dos bugs do systemd :folded_hands:

Agora, se o systemd resolver parar de dar trabalho, já seria uma bênção para muitos usuários!

3 curtidas

Agradeco por sua resposta.

Eu nao sou fa de systemd, apesar de ele funcionar relativamente bem. Eu acho que o boot time dele eh mais lerdo, e tenho alguma desconfianca com relacao a ele vir da Redhat e tals. Eu sei que soa meio conspiracionista, e talvez seja mesmo, mas na minha mente me parece uma forma da Redhat ter um controle de todas as distros. Tambem veio do cara que foi trabalhar na $oft tambem, etc. Nao sei explicar muito, mas se possivel gostaria de evitar e usar dinit ou mesmo sysvinit, ou qualquer outro que seja funcional e simples (runit).

1 curtida

Mas que tipo de bugs podem acontecer no SystemD?