Estou usando o Crystal Linux mais queria ir pra outra distro. o que me indicam?

Bom uso linux ha um bom tempo e tenho gostado bastante do arch embora tenha passado mais tempo usando distros como o proprio debian ou distros baseadas em debian como ubuntu porem queria experimentar distros novas e queria indicações kkk

Não sou usuario avançado de linux porem não sou iniciante tambem kkkk diria q estou no meio termo, e gostaria de ver distros diferentes q fujam do padrão do ubuntu

se puderem me indicar algumas distros agradeço :pray: :pray: :pray:

2 curtidas

Boa noite rapaz.

Primeiro vamos por partes… Para qual objetivo ?
Existem mais de 1 milhão de distros diferentes no mundo, você vai querer testar todas elas ?

Já que você mesmo disse que quer experimentar distros novas e quer sair um pouco do padrão Debian você pode começar por essas distros:

Big linux.
Red Hat Enterprise Linux
EndeavourOS
KDE Neon
Fedora

Sem contar que ainda faltam “999995” distros para serem testadas kkkk
Você pode ainda verificar no distrowatch para mais informações.

1 curtida
2 curtidas
2 curtidas

boa noite amigo kkkkk eu queria uma diferente q atendesse a necessidade de estudo e trabalho kkkk usei ja o endeavour ou crystal linux q e baseado em arch ubuntu eu queria algo diferente leve porem estavel e funcional
ai agr estou testando o fedora

1 curtida

Se você ainda quer continuar no Arch Linux, tem o Arco Linux, EnveavourOS e o ArchCraft. Ou talvez, o BigLinux, que é baseado no Manjaro. Se você quer um Rolling Release, tem o OpenSuSE Tumbleweed e tem o Void Linux também.

Agora, se você quer algo que remonta aos tempos do Mandrake/Conectiva Linux, tem o OpenMandriva, Mageia e ROSA Linux. Além de ter o PCLinuxOS correndo por fora.

Vou citar uns nomes de distros aí vc pesquisa qual lhe agrada.

Distros leves:
Linux Lite;
Loc-OS;
Bhodi Linux

Distros Brasileiras (as melhores):
Br OS;
Big Linux;
Tiger OS ;
Regata OS

Distros para programadores e hackers:
Ubuntu clássico;