Estou pensando em mudar de distro, gostaria de sugestões

:rofl: deve ser mandinga da MS. :rofl: Só pode! Eu quis dizer que só quero usar o Linux plenamente como antes.

Correção feita.

Bom seguindo compartilhando minhas experiências. Primeiramente testei o Nobara aqui. Confesso a vocês que logo de cara não vi nada que me impactasse tanto. A princípio apenas um KDE normal em uma base Fedora. Contudo ao explorá-lo um pouco mais a fundo, fui notando coisas que muito me chamaram a atenção positivamente.

Grave sobre isso. Vejam ai minhas impressões:

Mas não optei por sua escolha em definitivo, não nesse momento.

Por fim fui experimentar o Bazzite. Admito que no modo Live dele a experiência não é muito das melhores não. Então arrisquei instalá-lo aqui pra ver na prática, no dia a dia, como ele se porta.

Configurei tudo e ficou bem interessante o seu funcionamento no meu velho Intel de 4a.geração com uma RTX da mesma época.

Tudo, até que, funciona muito bem obrigado.

Não estou tendo maiores problemas, até o presente momento, em usá-lo como um sistema operacional comum. Não especificamente pra jogo, que é o foco principal dele.

Os problemas que tive aqui, até agora, foram:

  • Não “aceitar” o Wine “puro”, o que me fez ter que usar algo como Play On Linux / Bottles para rodar programas Windows. Como no meu caso o Photoshop CC 2018.
  • Tive problema para rodar um programa híbrido, cuja a versão pra Linux é a versão Windows portada para ele. De modo que a aplicação precisa do Wine para funcionar. Como o Wine não está “puramente” instalado aqui, o programa até instala, mas não funciona. No caso estou me referindo ao AIMP Audio Player.
  • O visualizador de Second Life, Alchemy Viewer, em sua versão nativa pra Linux, está apresentando um desempenho um pouco melhor que o apresentado no Nobara. Contudo, ainda sim, está apresentando uma média de FPS inferior ao que a mesma aplicação apresenta no Windows 11.
  • O editor de vídeo, DaVinci Resolve, não está carregando arquivos de vídeo.
  • Quando conecto HD / Pendrive, cujo formato está em NTFS, sempre aprece um pop-up dizendo que é possível fazer a leitura / escrita nele, mas pra jogar não vai funcionar bem.
  • Não consegui instalar pacotes .DEB.
  • Pacotes .RPM só consegui instalar via comendando no terminal.

Pontos interessantes que presencio aqui:

  • O Adobe Photoshop CC 2018 funciona muito bem aqui, depois que instalei ele pelo Play On Linux.
  • Existe versão do navegador Opera GX disponível na loja do Bazzite.
  • O pouco que já testei de jogo tem apresentando um bom resultado.
  • Aplicações de audiovisual estão funcionando bem.
  • A loja dele é muito completa. Tendo bastante jogos, inclusive.
  • Aplicações em formato .RPM instalam e funcionam sem maiores problemas.
  • A velocidade de tudo aqui está bem fluída e não apresenta mais nenhum travamento.

Segue o vídeo do dia que mexi aqui:

Eu indiquei o Nobara para alguns, mas migrei também.

Optei pelo Cashy OS, e enfim estou sendo surpreendido. A princípio as instruções V3 do processador trouxe uma fluidez bem perceptível para mim.

Eu consigo sentir e perceber que agora o sistema realmente está extraindo tudo do meu hardware. E com o bonus de não vir cheio de aplicações que não vou usar, que já vem previamente instaladas no Nobara.

Pro meu uso o Cashy tem se mostrado muito bom, e pretendo fazer alguns benchmarks para expor.

Qual a sua GPU?

Tanto no Nobara, quanto no Bazzite, o visualizador de Second Life, Alchemy Viewer, apresenta desempenho inferior ao que consigo no Windows. Com gráficos entre o alto e ultra, em alguns locais do “jogo” que no Windows dá mais de 40 FPS de média, no Linux oscila muito. Dando média inferior a 40 FPS nos mesmos locais.

Eu estava usando o Big que é base Manjaro, que é base Arch, tal qual o Cachy OS é. Porém o driver Nvidia estava funcionando de maneira muito instável aqui. Ocasionando congelamentos momentâneos constantes, principalmente quando estava usando alguma aplicação que exige mais da GPU.

Pergunto qual a sua GPU, pois já me falaram bem do Cachy OS. Eu até trouxe um vídeo dele rodando numa VM aqui e gostei bastante do que vi. Contudo fico com receio de por ele aqui e vivenciar as mesmas anomalias que me fizeram sair do Big Linux.

Será que, se eu instalar a versão Windows do mesmo visualizador, usando o Protontricks ou o Lutris eu consigo ter o mesmo resultado que no Windows?

A versão nativa pra Linux apresenta um desempenho inferior em relação ao Windows.

É o que te falei, aqui minha placa é RTX de uma série acima da sua e funciona sem problemas. O problema do BigLinux é usar o Manjaro como base que é todo cagado.
Você não vai vivenciar as anomalias que tinha no biglinux pq o CachyOS vem direto do Arch. Porem esteja ciente que não tem “Lojinha de Aplicativos”, é tudo via pacman no terminal, octopi (GUI do gerenciador de pacotes) e yay (AUR).

Interessante.

Eu consigo alguma loja pra ele?

Vc pode instalar o discovery caso usar KDE, o Pamac do Manjaro.
Ele tem o CachyOS Hello onde vc pode instalar alguns dos programas mais utilizados no Linux, dentre outras coisas

Eu estou usando uma 9060XT, de 16gb.

Sim. Digo isso pois Dying Light tem uma versão nativa para Linux, que roda quando quer. A versão proton é bem mais estável e funciona melhor (inclusive melhor que windows)
Versões nativas são roletas russas, ainda mais dependendo da desenvolvedora, eles fazem a versão para dizer que tem, mas devido a baixa adoção acaba não tendo suporte mais…

Jogos indie costumam ter suporte melhor, principalmente jogos proprietários, que não dependem de lojas para comercializar.

Excelente saber disso!

Eu tentei instalar o Alchemy Viewer pelo Lutris mas não foi. Acho que ele não entendeu que é um jogo.

Vou tentar pelo protonticks. Se não for vou tentar pela Heroic.

O interessante que quando eu tinha uma RX 580 2048sp a mesma aplicação apresentava um desempenho muito superior na versão nativa do Linux em relação ao Windows.

Bem, vamos ver se dá certo.

Então eu consegui rodar a versão de Windows pelo Lutris. Até que rodou legal. Mas…

Não sei o que acontece, no Windows parece estar melhor. Não senti uma melhora tão significativa em relação a versão nativa pra Linux não. No caso eu usei o Pronton Ge mais recente. E na versão do D3D extras eu deixei a V2 padrão.

Tem algum ajuste fino que preciso fazer mais?

As vezes acho que, os drivers Nvidia pra Linux não ajudam. Vou ver como se comportam meus jogos na Steam.

Infelizmente eu não sei da existência de visualizadores de Second Life na Steam. Até vou pesquisar pra ver. Mas que eu me lembre não tem.

Bem por hora é isso. O Windows seguirá instalado aqui só pra usar o Second Life.

Então pessoal, compartilhando aqui meu dia a dia. O Bazzite ta funcionando legal, mas tem alguns pontos que estão atrapalhando um pouco. Listo-os a seguir:

  • O Wine não funciona nativo no sistema. Só por meio do Lutris, Heroic ou do Play On Linux ou Bottles.
  • O player de áudio que eu gosto de usar, que tem uma versão para Linux no modo híbrido, não funciona corretamente.
  • Ao iniciar o sistema, por diversas vezes o sistema não sobre de primeira. Eu preciso apertar Ctrl + Alt + Del e deixar reiniciar para ver se sobre na segunda ou terceira vez.
  • Percebi que numa aplicação 3D, na versão nativa pra Linux, os FPS estão dando menos que o registrado no Windows 11. Entretanto a temperatura da GPU fica a mesma coisa.

Então acho que vou dar uma chance para o Nobara, visto que ambos, para drivers Nvidia, são base Fedora. As duas distros são pra quem quer jogar, isso é outro fato. Contudo o Nobara já vem com o Wine “integrado” ao sistema. O que me permite instalar programas Windows diretamente, sem a necessidade de um Play On Linux ou Bottles da vida. Isso torna tudo muito mais prático nesse ponto.

Gostei bastante do Bazzite, mas o detalhes que mencionei aqui estão me fazendo optar por mudar de distro.

Seguirei postando aqui meu dia a dia. Bom que serve de alguma referência para outras pessoas que estejam pensando em usar uma destas distros.

Atualizando as coisas por aqu, hoje (domingo) aconteceu algo interessante e inesperado. Meu pai comprou um Notebook ASUS, com um Ryzen 7 e uma Nvidia RTX 3050 4Gb, que veio com um desconhecido, ao menos por mim, Keep OS. Inclusive, a versão dele é bem desatualizada. Então ele me pediu para instalar o Ubuntu lá. Baixei e instalei o 26.04.4. Contudo o Zoom Workstation não funciona. Isso se dá por causa do padrão Wayland do Gnome.

Bem… das distros que eu tinha aqui que serviria pra ele a que melhor funcionou foi o Nobaraa 43 Nvidia Drivers, que é Fedora com KDE Plasma. Fiquei surpreso com o funcionamento de tudo lá.

Então… voltei pra casa, fechei a conta e passei a régua aqui também. Instalei o Nobara e estou até que bem satisfeito.

Porém ainda tem ocorrido algumas coisas curiosas aqui. Listo-as a seguir:

  • Apensar de ter o Wine “embutido” no sistema, o Photoshop CC 2018 só funcionou depois que instalei o Play On Linux.
  • O player de áudio que eu gosto de usar, que tem uma versão para Linux no modo híbrido, só instalou a verão Windows. Quando vou instalar a pra Linux (pacote RPM) dá um erro dizendo que faltam coisas relacionadas ao Wine.

No mais configurei o sistema todo e está rodando tudo! Inicializa normalmente de primeira.

Tive uma problema parecido desse que vc relatou com o zoom @lieggio. Vc já tentou modificar a seguinte variável de ambiente?

QT_QPA_PLATFORM=xcb zoom

Isso força o zoom a utilizar o QT via backend gráfico do X11.

Minha aplicação não tinha audio, só video. Mas essa solução funcionou para mim, então adicionei um export ao ~/.bashrc para deixar permanentemente (visto que minha aplicação era chamada pelo terminal).

não tentei. Vou instalar um ubuntu 26.04 numa VM e vou fazer isso pra ver se resolve. Se resolver acho que vai dar boa porque meu pai poderá usar um uibuntu atualizado no notebook novo dele.

Valeu.

Pessoal, então…

Apesar de bem agradável, infelizmente, o Nobara não está tão bom. O pŕincipal problema está sendo o alto uso de CPU mantendo o processador a 100% em muitos momentos.

Alguém tem alguma sugestão?

Baseado neste seu relato, pq vc não tenta o Kubuntu 26.04 LTS?

A minha vida no Linux não está fácil. Quando acho uma distribuição que parece boa aqui no meu equipamento. Primeiro o programa que uso que ampĺifica o áudio fica fechando do nada. Ai eu consigo resolver isso e noto que o consumo de CPU está absurdamente alto. Ao ponto de ir abrir um vídeo e rodar picado.

As vezes eu noto que a transição de janela apresenta uma certa perda de performance.

Bem quando fui resolver o problema do amplificador de som JamesDSP tive que criar um arquivo de configuração dando plena prioridade do uso de recursos ao áudio. Porque antes o programa estava fechando por conta de que o áudio estava em, digamos, segundo plano. Não sei se isso pode estar impactando nesse auto consumo de CPU.

Só vejo que talvez tenha que mudar de distro de novo.

O que eu preciso que a distro faça:

  • Seja com KDE Plasma
  • Tenha um repositório de aplicações
  • Rode o editor de vídeo DaVinci Resolve
  • Aceite o Wine puro para que eu possa rodar o Photoshop CC 2018, instalar o AIMP Audio Player pra Linux (ele é híbrido e precisa do Wine também)
  • Rode jogos

Primeiro eu tentei usar o Bazzite. Mas o fato dele não aceitar o Wine “puro” fio pro Nobara. Achei que o Nobara seria a distro que me resolveria, mas com esse consumo elevado de CPU parece que não é.

O Cachy OS pra mim não resolve porque não tem um repositório de aplicativos, tendo que instalar as coisas via terminal e/ou pacote RPM. O Big Linux estava apresentando congelamentos recorrentes e isso se deve ao driver Nvidia RTX.

Bem, sigo aberto a sugestões.

Será que ele é bom pŕa jogo?