Estou pensando em mudar de distro, gostaria de sugestões

Pessoal, atualmente eu estou utilizando o Big Linux KDE Plasma 6x. Aqui meu hardware é o seguinte:

• Intel Core i5 4590K
  • 32Gb DDR3
  • SSD 480Gb (2)
  • HD SATA 1Tb (1)
  • GPU Nvidia RTX 2060 6Gb
  • Fonte 650W

Até pouco tempo o sistema vinha funcionando relativamente bem, mesmo eu não conseguindo gerenciar, da mesma maneira que conseguia no Windows, o funcionamento da minha GPU Nvidia. Então eu vinha utilizando sem maiores problemas.

Ocorre que ultimamente minha experiência de uso do meu computador no Big Linux está bem ruim.Aqui comecei a enfrentar as seguintes anomalias:

• Congelamentos esporádicos do sistema quando estou usando aplicações que exijam da GPU
  • Perda de performance em situações onde esteja exigindo mais da GPU como no caso de captura de tela no OBS
  • Quando vou usar um jogo que exija mais do hardware a temperatura da GPU se eleva consideravelmente.
  • O aplicativo de gerenciamento da Nvidia não funciona direito. Não consigo, por exemplo, controlar a temperatura da GPU.

Bom, antes que digam que é problema de hardware, informo que possuo o famigerado Windows 11 instalado aqui. Por mais que o sistema não seja tão bom quanto o Linux, eu consigo usar programas que exijam do hardware sem problemas. O aplicativo gerenciador da Nvidia funciona corretamente e consigo controlar a temperatura da GPU, por exemplo.

Então estou pensando seriamente em mudar de distribuição. Pensei em ir para o Ubunu 26, que tem funcionado bem com GPUs Nvidia RTX. Contudo eu gosto do KDE Plasma. Então estou estudando qual a melhor alternativa.

Reforço que o Big Linux é fantástico. Muito belo, completo e bastante funcional. É um projeto incrível. E sei, pois já usei, que com uma GPU AMD o sistema funciona maravilhosamente bem. Antes da RTX 2060 eu tive uma RX 580 2048sp e ela veio a me mostrar todo seu potencial no Big Linux. Contudo eu sei que, tecnicamente, a RTX 2060 é superior a RX 580 2048sp, por isso troquei pra Nvidia. Porém essas anomalias que tenho enfrentado, ultimamente, está me incomodando ao ponto de estudar reinstalar tudo de novo e ir para outra distro com KDE.

Agora, a pergunta é. Qual distro KDE os drivers Nvidia RTX estão funcionando bem?

O Kubuntu ainda não está na versão 26. Não no momento que escrevo esse post. Bem, poderia vir a ser ele a opção, talvez? Também, já me sugeriram o Cachy OS, mas será? Vi um vídeo do Diolinux onde ele fala sobre estar usando o Fedora com KDE. E sei que antes disso ele estava usando o Bazzite Linux.

Eu tenho o Bazzite para placas Nvidia RTX baixado aqui. Será que seria a boa ir pra ele?

Eu edito vídeo, áudio, imagens e jogo. Quero usar o Davinci Resolve, que aqui no meu Big Linux não consegui instalar.

O que me dizem? O que me sugeririam?

Com base no seu relato, eu indico a distro que estou usando, Nobara.
Com ela consegui extrair toda a estabilidade e funcionalidade do meu hardware sem nenhum problema. Pelo que li no site do projeto ja tem os drivers da Nvidia, então sua GPU deve funcionar sem maiores problemas.
É uma distro baseada no fedora.

Opa vou experimentar. O Bazzite eu já testei aqui e apresentou um funcionamento bem interessante. Mas como eu gosto muito da configuração visual que o Big Linux traz, eu acabei optando por continuar no Big Linux. Porém como relatei, minha experiência com ele não está mais tão boa como antes.

Mas vou testar o Nobara, vai que roda bem e da certo.

Quero, principalmente, conseguir “limitar” a temperatura da minha RTX, tal qual fiz no Windows, onde limitei a 68°. E, também, quero usar um sistema sem que fique apresentando congelamentos esporádicos.

Valeu pela sugestão.

Como vc esta acostumado com base Arch, use o CachyOS.

o kubuntu 26.04 saiu no mesmo dia que o ubuntu gnome

@lieggio Se gosta tanto do biglinux, acessa esse site aqui, e veja se gosta de alguma. É a BigCommunity, lá tem outros DEs pro biglinux (GNOME, Cinnamon e XFCE).

Estou atualmente usando o Ubuntu 26.04 LTS. Não queria sair do KDE, mas fui obrigado por um bug que envolve meu hardware.

Não tem sido um experiência ruim. Estou tentando me adaptar ao GNOME, mas tem sido tranquilo.

Tive a mesma situação aqui.

Mas não consegui isso, o que mais consegui me adaptar foi o Cinnamon, mas aí tive problemas por alguns pacotes desatualizados no Mint que precisava de versões mais recentes.

Será que seu problema não é com versão dos drivers da Nvidia? Qual você está usando? Eu precisei voltar a versão no meu BigLinux, pra mim a 580 estava melhor do que a 590.

Inspirado por um colega aqui do Fórum agora estou no Multiboot (Mint, BigLinux e Fedora KDE), minha GPU é Nvidia, mas mais antiga que a sua (GTX 1650) e apesar de amar o Big estou usando o Fedora e me dando muito bem com ele, tanto que estou com preguiça de terminar de configurar o BigLinux e voltar pra ele como principal.

Minha GPU é antiga (rx 570). Normalmente não deveria apresentar problemas em Linux por ser amd… ainda estou tentando descobrir o que está errado.

Quanto ao Ubuntu 26.04 LTS, tive que fazer algumas instalações de pacotes extra. Não acho ele tão simplificado quanto o Mint. Muita coisa se recorre ao terminal, que não é um problema para mim, mas se torna menos amigável para quem vem do windows.

Qual problema vc está tendo com o KDE?

Acho que alguma baseada no Fedora ou ele próprio seriam bons pra você. Tenta o Fedora KDE

Já testou o gpu screen recorder ele grava tela em alta resolução e pesa pouco no cpu pois como o nome diz utiliza a gpu para gravar.
Alem dessa versão flatpak existem outras guis alternativas para ele no aur.

Obrigado pela informação. Vou ponderar se vou pra ele.

Eu tenho ZERO problemas com Nvidia no CachyOS.

O unico modo de resolver essas dúvidas é pegar e testar CachyOS, Bazzite, Nobara, Fedora, etc e ver qual delas funcionou e que você gostou.
Quanto ao Davinci Resolve, nenhuma distro linux vai ser baixar e instalar, você vai precisar fazer intervenção manual para que ele rode.

O lance é o driver Nvidia para Arch / Manjaro que não anda bom. E as demais DEs do Big são todas a mesma base. Por isso não mudo de DE. Até porque eu prefiro o KDE.

Eu testei o Ubuntu 26 aqui e o desempenho foi muito satisfatório. É que eu não gosto da DE dele. Mas você pode via terminal instalar o KDE. A bem da verdade eu não estou querendo fazer isso. Visto que tem o Kubuntu que nada mais é um Ubuntu com KDE.

Como relatei acima, eu estou enfrentando congelamentos esporádicos e perda de performance.

O Cachy eu já testei. O Bazzite também. Mas ambos são base Arch que é a mesma base do Manjaro que é base do Big Linux. Vou experimentar o Nobara agora. Vamos ver o que acontece…

Pessoal eu gravei um vídeo sobre isso.

Não é recomendado instalar o KDE por cima do Ubuntu… GTK e Qt / mutter e kwin instalado no mesmo sistema pode causar muita instabilidade. Já fiz isso por experimentação… foi uma droga kkkkk… o que não experimentei ainda foi o Ubuntu Studio (que usa KDE também), para saber se meu problema é com KDE + base debian ou com o Kubuntu em si (que era minha distro favorita). Eu poderia também tentar um Arch (seria até melhor para saber se o problema reside na base debian).

Ah destacando uma coisa que estou enfrentando aqui que no Windows não acontece. A minha GPU RTX, no windows eu consigo controlar a temperatura dela pelo aplicativo da Nvidia. E nele funciona! Eu uso alguma aplicação que exija a GPU e a temperatura não vai as alturas. No linux chega a quase 80°. E o app da Nvidia não está me permitindo limitar a temperatura da mesma forma que o Windows.

Por isso estou mantendo o Windows 11 ainda instalado aqui. E certas aplicações específicas tenho optado usar no Windows, mesmo elas tendo versões nativas pra Linux.

Mas quero poder voltar a usar o Linux pra tudo, como já fiz antes.