Pessoal, atualmente eu estou utilizando o Big Linux KDE Plasma 6x. Aqui meu hardware é o seguinte:
- Intel Core i5 4590K
- 32Gb DDR3
- SSD 480Gb (2)
- HD SATA 1Tb (1)
- GPU Nvidia RTX 2060 6Gb
- Fonte 650W
Até pouco tempo o sistema vinha funcionando relativamente bem, mesmo eu não conseguindo gerenciar, da mesma maneira que conseguia no Windows, o funcionamento da minha GPU Nvidia. Então eu vinha utilizando sem maiores problemas.
Ocorre que ultimamente minha experiência de uso do meu computador no Big Linux está bem ruim.Aqui comecei a enfrentar as seguintes anomalias:
- Congelamentos esporádicos do sistema quando estou usando aplicações que exijam da GPU
- Perda de performance em situações onde esteja exigindo mais da GPU como no caso de captura de tela no OBS
- Quando vou usar um jogo que exija mais do hardware a temperatura da GPU se eleva consideravelmente.
- O aplicativo de gerenciamento da Nvidia não funciona direito. Não consigo, por exemplo, controlar a temperatura da GPU.
Bom, antes que digam que é problema de hardware, informo que possuo o famigerado Windows 11 instalado aqui. Por mais que o sistema não seja tão bom quanto o Linux, eu consigo usar programas que exijam do hardware sem problemas. O aplicativo gerenciador da Nvidia funciona corretamente e consigo controlar a temperatura da GPU, por exemplo.
Então estou pensando seriamente em mudar de distribuição. Pensei em ir para o Ubunu 26, que tem funcionado bem com GPUs Nvidia RTX. Contudo eu gosto do KDE Plasma. Então estou estudando qual a melhor alternativa.
Reforço que o Big Linux é fantástico. Muito belo, completo e bastante funcional. É um projeto incrível. E sei, pois já usei, que com uma GPU AMD o sistema funciona maravilhosamente bem. Antes da RTX 2060 eu tive uma RX 580 2048sp e ela veio a me mostrar todo seu potencial no Big Linux. Contudo eu sei que, tecnicamente, a RTX 2060 é superior a RX 580 2048sp, por isso troquei pra Nvidia. Porém essas anomalias que tenho enfrentado, ultimamente, está me incomodando ao ponto de estudar reinstalar tudo de novo e ir para outra distro com KDE.
Agora, a pergunta é. Qual distro KDE os drivers Nvidia RTX estão funcionando bem?
O Kubuntu ainda não está na versão 26. Não no momento que escrevo esse post. Bem, poderia vir a ser ele a opção, talvez? Também, já me sugeriram o Cachy OS, mas será? Vi um vídeo do Diolinux onde ele fala sobre estar usando o Fedora com KDE. E sei que antes disso ele estava usando o Bazzite Linux.
Eu tenho o Bazzite para placas Nvidia RTX baixado aqui. Será que seria a boa ir pra ele?
Eu edito vídeo, áudio, imagens e jogo. Quero usar o Davinci Resolve, que aqui no meu Big Linux não consegui instalar.
O que me dizem? O que me sugeririam?