No meu notebook eu tenho apenas o Linux instalado, sei que existe o Wine e as máquinas virtuais, mas tenho receio deles serem problemáticos em executar certos programas mais “low level”. Os programas que tenho medo de não poder rodar são aqueles softwares que são instalados nos computadores para monitorar quem faz uma prova EAD, como uma CPA-10 ou prova de mestrado (aqui um exemplo deixando claro que não roda no Linux).
Minha ideia é instalar o Windows num SSD externo só mesmo para usar o sistema operacional da Microsoft sempre que eu tiver a necessidade. Rodarei esse Windows sempre no mesmo hardware.
-
Pelo o que li, só dá para fazer isso com o Rufus (que não tem para Linux); não tenho computador com Windows, mas dá para usar o Rufus a partir de um Windows instalado numa máquina virtual?
-
O desemprenho de um sistema operacional Windows é razoável quando rodado a partir de um SSD externo?
Sim e sim para os dois questionamentos. Há um tempo atrás já usei o rufus via virtualbox.
1 curtida
Vamos dizer que instalei o Windows no SSD externo via Rufus (Windows To Go) rodado num Windows dentro da máquina virtual.
Vi num vídeo que quando eu der o primeiro boot nesse SSD externo, me será pedido para continuar a instalação do Windows no SSD externo. Esse processo por acaso não deletaria o GRUB do meu notebook?
Em minha experiência, não deletou o GRUB. Já fiz algo semelhante com HD externo, a principal desvantagem é que qualquer esbarrão que cause algum mal contato pode travar o sistema.
1 curtida
Teoricamente não é pra mexer no grub já que ele não está localizado no HD externo onde neste será criado a partição próprio efi do windows boot manager. Em resumo é como se vc fosse instalar o Windows num outro HD que não está o grub. Q acho q é o q vc quer fazer.
1 curtida
Ja fiz esse processo utilizando um HD externo (na época com Windows10) mas utilizei o WinToUsb…
Ele praticamente ja cria toda a estrutura de partições e pastas a partir de uma ISO do sistema, e no primeiro Boot basta apenas fazer as configurações de Idioma, Usuário e etc
No meu caso toda vez que queria utilizar o sistema, eu pressionava a Key da minha board durante o boot e selecionava a unidade usb e o sistema funcionava como o esperado
fiz esse procedimento com um hd sata de 2,5
mas demorava bastante para iniciar
Sim… USB 2.0 ja é lento por si só… aí somando a um hd mecânico de 5400rpm…
Acho que pra um melhor desempenho tem que usar uma case usb 3.0 + um SSD