Rodar dentro do Linux softwares de Windows que precisam "tomar controle" do computador

Dias atrás criei um tópico perguntando como era a experiência de rodar o Windows a partir de um SSD porque eu terei a necessidade de rodar softwares que precisem “limitar meu uso do meu computador”. Se vocês clicaram no link que passei, verão que meu objetivo é rodar aqueles software de prova EAD, como uma CPA-10 ou prova de mestrado (aqui um exemplo deixando claro que não roda no Linux).

Fonte

Já fiz o pedido do SSD externo, mas temo que, por N motivos que não é necessário explicar aqui, corro o pequeno risco de chegar o dia de ter que fazer essa mas ainda não terei esse SSD em posse. De forma que só me restam duas opções:

1. Formatar a máquina e instalar Windows :clown_face:, definitivamente não quero chegar nesse ponto :confounded:

2. Rodar dentro do Linux. Tenho receio de dar B.O. se eu usar Wine, mas e quanto ao Windows rodando numa máquina virtual num Virtual Box da vida, será que dá problema? Alguém já teve experiência com isso?

Olá!

Olha, não conheço o programa para realizar a prova EAD. Se ele é realmente para Windows e deve possuir algum mecanismo de verificação e ainda algum tipo de controle a talvez a nivel de kernel tipo anti-cheat de jogos… particularmente, neste período, formatria e instalia full Windows para não correr risco.

Há risco de detecção do Linux mesmo em VM e isso pode invalidar seu teste.
Que o Windows funciona normalmente em VM, sim, funciona, quase como que nativo no computador.

4 curtidas

Não é uma opção fazer dualboot?

2 curtidas

A melhor opção é fazer duaboot, mantenha o Tela Azul em outra partição para quando precisar usar essa ferramenta.

1 curtida

Gente, muito obrigado pelas respostas. Terei em mente o que vocês me falaram, mas acho que meu SSD externo chegará a tempo.

Não instalo em dualboot no meu notebook mais recente (que seria a solução mais simples e que já uso há muito anos em um outro notebook meu mais antigo) porque, por algum motivo, uma cópia do Windows 10 que eu tinha detonava com a minha instalação Linux após duas semanas (e não foi só uma vez não…), tomei trauma e nunca mais tentei.

Pode ser que novas edições do Windows 10 e o Windows 11 não deem mais esse problema, mas não estou com paciência para pagar pra ver, ainda mais que fico no Linux em 99,99% do tempo. Na verdade, se não fosse por causa desses tipos de software que eu citei na postagem de abertura, eu esqueceria que o Windows existe.