@secretfirefox Uma vez quando era o Ubuntu 16.04 eu baixei o Amule do repositório e o programa abria e crashava, era lei, se abrisse ele crashava, compilei e ele rodo, ate programas não essenciais que não vem na distro ISO mesmo não abrindo eles não mudam a versão para uma que não crasha.
Sendo bem sincero, essa discussão toda é muito cansativa mas, de início, o Ubuntu deve atender bem contanto que tudo funcione. Mas sinceramente, até pra usuário novo eu já indicaria rollings como o Artix, Endeavour, e Tumbleweed. Funciona tão bem! Por que insistir no Ubuntu, na sinceridade? Não vejo motivo, exceto se for nvidia a gpu ou houver algum outro detalhe.
E mesmo assim tem o Leap, kérneis LTS nas rollings… Não tem por que dar ruim, mesmo com nvidia. Então sinceramente.
Mas gosto é gosto né.
se vc instala o virtualbox de repositorio externo, os erros podem acontecer. a canonical não dá suporte para repositorios externos. aí o conserto do bug depende só do usuário.
Eu instalei com o apt mesmo, foi baixar, instalar e reiniciar. Tranquilo, pa.
Durante o boot do seu notebook, aparece uma tela de inicialização onde vc consegue escolher outras versões do Kernel (Grub2) tente usar uma versão anterior, e veja se o problema para de ocorrer, pode ser alguma incompatibilidade dos kernels mais recentes com seu notebook.