Vc tem um bom ponto junto ao @acvsilva se ele quer ter tudo atualizado no talo era melhor um RL.
Bom ativei ele, agora ele bloquei a Virtualbox e meu HDMI.

Não estava funcionando alguns comando então fui e digitei esses.
sudo apt-get install build-essential module-assistant
sudo m-a prepare
mas quando usso esse da erro.
sudo /etc/init.d/vboxdrv setup
aparece sudo: /etc/init.d/vboxdrv: comando não encontrado
ai digitei
sudo apt-get install dkms
sudo /etc/init.d/vboxdrv setup
não vai.
Então digitei o comando que pediu que foi o /sbin/virtualboxconfig
Ai aparece isso
Ai galera, volto a dar boot, agora é com vcs porque eu não lembro o que eu fiz, to só observando.
sim, vou voltar para o 22.4 que veio nele
Ou, vc não prefere usar Roling Reliase não, porque elas é desenvolvimento continuo, não tem esse negocio de lançamento periódico, se vc usar RL vc não precisa fazer atualização de versão.
@jridel Tem que ser só Ubuntu?
não e porque eu comprei com esse sistema mesmo, mas vou ver essa opção
Olha se vc for ficar atualizando de versão então é melhor ir de RL, mas agora se vc não esquenta de usar uma só por 10 anos sem ter nenhuma novidade, as de lançamento periódicos serve.
O @acvsilva e o @secretfirefox tem razão.
Estou meio confuso se no final você reinstalou ou só desfez o que tinha feito antes. Reinstalar é simples, mas se você não quer, amém.
Se tiver solucionado o problema, então tá tudo feito.
Ele só desfez e pelo visto ele quer tentar, manda ver seu conhecimento ai.
Para mim, para começar, temos que ir pelo inicio que é checar todos os logs, a chance não é grande, mas como disse o @acvsilva para matar podemos pedir o LOG do APT e DPKG para verificar como ocorreu a atualização, então bora começar pelos logs.
@Onassis Faz upload dos arquivos de log do diretório “/var/log/” comprime tudo e posta aqui, faz upload em um site gratuito como o mega.io ou o google driver e posta o link aqui.
eu agradeço pela ajuda vou continuar tentando ate descobrir mais não vou ficar com esses sistema não. Vou trocar para o pop_os mesmo, estava vendo e achei muito bom e os ostros sistemnas vou deixar rodando na maquina virtual para estudo mesmo.
Manda os logs todos ai.
Não sei, nos modelos antigos eu conseguia instalar diversas distros sem problemas (fora a dor de cabeça da NVidia).
Eu tive um Dell G3 usei distros derivadas do Ubuntu (mint), Opensuse, Biglinux e rodava sem precisar desativar o secura boot. A única atenção no Opensuse foi para assinar o driver da NVidia seguindo o tutorial deles, tem um tutorial disso no fedora tbm.
Acho que outras distros já fazem isso por baixo dos panos.
O notebooks Dell mais recentes tenho visto o pessoal ter mais dificuldades, até aqui no fórum mesmo.
Acho que a Dell deve estar mechendo no firmware de alguns componentes e por isso alguns itens não são reconhecidos ou falham em distros não homologadas.
O ideal é testar em live antes de instalar.
A Dell tbm tem limitado a resolução da saída HDMI em alguns modelos, nem no windows com driver de fabricante se consegue resolução superior ao 1080p .
Existe alguma razão em particular para você querer ficar no Ubuntu?
Eu estou tendo uma experiência muito agradável com o EndeavourOS, e virou meu sistema principal e padrão. Faço todas minhas atividades nele, tranquilamente. Até criação de conteúdo. Tudo simplesmente funciona.
Aliás, eu instalei o VirtualBox aqui e estou instalando o Ubuntu dentro, só pra ver como fica. Essa mesma versão que tu colocou no seu PC, e com um secure boot simulado pelo próprio VirtualBox.
Eu recomendo muito esse sistema. Só precisei dar um comando e reiniciar o computador e o VirtualBox estava funcionando normalmente.
Não, como ja disse antes kkk o problma esta mesmo no sistema dessa nova att 24.10.
não vou ficar nele, eu ia trocar proximo ano mais ja deu problema então vou trocar hoje, vou comprar mais tar o pendriver e colocar outro.
No caso o Pop_Os.
Verdade, você falando agora faz todo sentido, vi umas duvidas na plataforma e muita gente reclamando que esta com problemas.
agora a gente gasta uma grana para isso kkk.
Eu ia comprar o TUF super recomendo galera de Cyber Security recomenda muito. Porém e bem caro se tivesse o dinheiro teria comprado ele.
O Pop!_OS é um sistema que eu gosto, mas ele ainda está na versão 22.04 do Ubuntu. Há quem diga que isso não é problema, então tente e seja feliz.
Quando a versão 24.04 sair, se é que sairá ou será feito um rebase, esteja certo de que muita coisa irá mudar. O GNOME deixará de ser a interface principal, e o COSMIC, feito pela própria System76 irá ocupar seu lugar. Eu torço bastante para que dê certo. Eu testei um pouco aqui no Endeavour, mas acabei tirando depois. Ainda está em fase alpha, o COSMIC, por isso vou esperar até estar pelo menos no beta pra fuçar nele mais sério.
PS:
Tem uma coisa que aparece no terminal quando instala o VirtualBox. Estou fazendo apenas pra fim de testes.
Razões por que a raposa não usa Ubuntu, em menos de dez minutos de install já apareceu erro em alguma coisa…
Acho que foi, vamos ver se rebootando funciona…
Reiniciando foi tudo:
Solução mais prática: reinstala o Ubuntu 24.10 e simplesmente instale o VirtualBox com o comando sudo apt install virtualbox
depois reinicie, e abra o programa normalmente. tem que funcionar kk
E esses pau a Canonical não conserta, tem que vim dos desenvolvedores um fix ou se o fix estiver na próxima versão esquece, a Canonical não atualiza.
Engraçado que o mesmo não me ocorre no Debian. É por isso que mesmo pra desktop eu prefiro ele que o Ubuntu. Se achar muito cru, tem sempre o LMDE, ou tudo que é distro baseada no Debian que traz uma experiência mais user friendly ainda. Sei que não é pra todos por conta dos pacotes antigos, mas sinceramente, funciona.
Não sendo possível o Debian, tem sempre o OpenSUSE Leap também, que funciona muito bem, pro ramo mais estável da coisa, ainda que eu não esteja tendo problemas com distros RL recentemente. Não ter uma placa da nvidia e sim da AMD ajuda muita coisa.
Enfim, acho que já exauri o que podia com esse tópico. Espero que o OP consiga o que precisa no Pop!_OS.
O Debian estável ou testing é diferente do Ubuntu, o Ubuntu é igual ao Sid congelado no tempo.
Se o Sig está dando pau não critico esse pau vai para o Ubuntu. Já que o Ubuntu é lançado em prazo e não quando fica pronto.
É a política da Canonical cumprir o prazo e é isso.