Estou enfrentando Problemas

Bom eu Comprei dell G15 recente mente vai fazer 1 mes com o sistema operacional Ubuntu® Linux® 22.04 LTS. Fui e atualizei ele para o 24.10 e foi ai que começou meus problemas.
Instalei a Virtualbox e deu um problema que vai estar na primeira foto.

Primeira imagem:
Captura de tela de 2024-12-10 22-20-25

logo então fui atras de resolver esse problema e conegui e agora fica aprecendo outro erro que e o da 2 imagem:

Segunda imagem:

Fui e consegui resolver, bom aparentemente achei que tinha resolvido o problema, mas acabei descobrindo que quando ele pede para desativar o IEFI Secure Boot. muitas coisas voltam a funcionar. e a VirtualBox volta a funcionar, porém depois de alguns segundo ele congela e vai para um outra tela e reinicia o Notebook que mostra na 3 imagem.

Terceira imagem.

Obs: depois que eu desativei o Secure Boot meu HDMI funcuinou e quando eu ativo ele não funciona e outro problema também. quem pode ajudar nesse eu agradeço.

Não sei se o problema e de fabrica no caso do proprio aparalho ou do Ubuntu.

Quem poder responder eu agradeço.

1 curtida

Vamos lá, você falou de várias coisas, até finalmente chegar no problema real mesmo.

Eu não recomendo usar Ubuntu por razões pessoais.

Mas faz assim: desativa o secure boot do sistema e reinstala o Ubuntu, mas instala a versão 24.04. As point releases como 25.04 ou 24.10 não são LTS e a impressão que tenho é que são mais propensas a erros. Se não quiser, instala a 24.10 mesmo.

Secure boot e Linux são coisas que costumam ser incompatíveis e sinceramente, desconheço a necessidade dele.

Acredito que isso deva resolver e espero ter ajudado.

Fox.

1 curtida

O que aparece ao digitar exit nessa tela?

1 curtida

o povo aqui vai discordar veementemente do que direi, mas duas coisas:

1. nunca atualize o ubuntu entre versões, mesmo que tenho tutorial, mesmo que aqui digam “sim”. o ubuntu não é rolling release. sempre faça instalação do zero.

2. nunca atualize o ubuntu de uma versão estável 22.04 pra uma temporária BB.04 ou CC.10.

sempre instale o ubuntu do zero a cada versão.

não há necessidade de se desativar o UEFi. é bom reinstalar a 24.04 com ele ativado para que tudo funfe normalmente. todos os modulos são assinados. esse problema do hdmi deveu-se provavelmente pela atualização.

6 curtidas

Não acontece nada.

1 curtida

Eu concordo. Procedimento padrão, se for usar essa distro.

2 curtidas

Então, só que isso não aconteceu devido a atualização, antes abria e agora não, então não é da att, se fosse da att teria caído nesta tela desde o inicio.
Ele provavelmente terá que formatar, ou alguém sabe como resolver mais fácil que formatar? tipo se ele passar o dia todo só para encontrar a solução ele perdeu tempo de vida à toa porque a formatação é mais rápido que 12 de trabalho árduo. Tem coisa que não vale a pena.

Talvez se ele não tivesse mexido antes de cair em manutenção erá só um comando, mas agora como faz, ele pode ater ter removido o bootloader. Isso se não for uma falha de inode do systemd ou algo do tipo, ai seria rápido, só que é muito complexo, o FSCK pode destruir tudo permanentemente se errar, é preciso conhecimento, tem coisa que não vale a pena.

1 curtida

Por isso eu já fui direto na solução de formatar. Toda vez que tento usar secure boot, alguma coisa dá pau em algum lugar. Sempre ouvi pra desativar essa função ao usar Linux, então é o que eu recomendo e faço. E funciona.

Agora se depois de fazer isso o OP ainda continuar com problemas na máquina, aí é outra questão… vamos aguardá-lo.

2 curtidas

Eu fui direto em formatar também, só que deletaram minha postagem porque supostamente foi tóxica, mas só fui realista. A chance do FSCK ser destrutível se mal usado é real.

1 curtida

obrigado irei formatar mesmo

1 curtida

Se resolver, avisa por favor.

2 curtidas

Quando cair naquela tela volta aqui sem mexer em nada, porque eu tmb já cai nesta tela do virtualbox, só não lembro como consertei.

fiquei pensando aqui e se eu fizer um downgrade sera que funcina?

Então se é assim, o que vc fez antes de cair na tela preta?

É como o @aguamole falou: é melhor você reinstalar. Vai te dar menos dor de cabeça. Lembre de fazer backup do que é mais importante.

2 curtidas

É melhor formatar, mas se vc quiser perder seu tempo de vida, diga o que vc fez e se a galera animar agente tenta gastar seu tempo de vida arrumando.

1 curtida

Não fiz nada, só reiniciei o pc, o problema esta no Secure Boot quando eu coloco ele off o pc simplesmente para, já que vi que formatar e melhor, então irei fazer isso.
Só que agora to sem pendrive.
Como eu havia falado, esse pc não tem nada tá novo faz algumas semanas que comprei para estudar programação. Eu somente atualizei ele pelo terminal do 22.04 se não me engano para o 24.10. aí começou o problema.
O negócio e que essa porcaria do Secure Boot ta bloqueando até minha entrada HDMI.
Qualquer oisa vou ja entrar en contato com a Dell para ver isso porque ta zero ele kk

1 curtida

Pronto, vc já acho o problema, foi isso que vc fez, desfaz isso e volta aqui. Computação não é magia é lógica, corre lá.

1 curtida

Nem todo notebook Dell tem compatibilidade com versões mais recentes do Ubuntu.
Você pode procurar seu modelo nesta lista e conferir

4 curtidas

Muito bem lembrado!

No caso o usuário quer o Ubuntu, mas se não, eu já ia sugerir para ir para um Fedora ou uma rolling release logo.

1 curtida