Estou com problema com o meu Linux Mint 19.2 Preciso fazer uma remasterização do meu sistema, para Facilitar um pouco mais a minha vida tendo uma ISO pronta, com os programas que uso

Boa tarde pessoal!
Estou com problema com o meu Linux Mint 19.2
Preciso fazer uma remasterização do meu sistema, para
Facilitar um pouco mais a minha vida tendo uma ISO pronta, com os programas que uso
Previamente instalados e configurados esse processo é muito a utilização dos programas
No meu sistema operacional, tendo em vista quê cintura algum motivo eu tivesse que instalar esse mesmo sistema,
Em outras máquinas ter uma ISO pronta com o sistema e todos os programas instalados e configurados após a instalação do sistema
Pouparia bastante o tempo tendo em vista quem seria só instalar o sistema em quantas máquinas fossem necessárias e após a instalação
Todas as máquinas já estariam prontas para o uso. Tentei o pinguybuilder mas infelizmente nenhuma das versões que eu tentei instalar no Linux Mint 19.2
Aceita a instalação do programa já tentei todos os comandos sugeridos na própria página do pinguiBuilder para solucionar o problema da dependência de pacotes
Não consegui resolver de nenhuma maneira Alguém poderia me ajudar a resolver este problema?

Desde já agradeço pela atenção muito obrigado!

1 curtida

Dá uma olhada no SYSTEMBACK, Instalei ele, uso como backup, porém vi no YTube que dá para instalar direto dele.

1 curtida

O Dio fez um vídeo que pode ajudar:

1 curtida

O problema é que não da pra gerar ISO remasterizando o Linux por que o arquivo ficaria com mais de 4G, ai da pau! Alguém conseguiu resolver isso?

Eu uso o Pinguybuilder Menubase, porém, não compreendo que tanto de programas é esse que a ISO fica com + de 4gb.

Apenas o Android Studio, VS Code, Git, Java SDK, Flutter e Dart, mais algumas extensões do vs code.
Também é necessário um AVD, que dá mais 1GB.
Disso, eu abri mão.
Estamos falando apenas dos pré requisitos obrigatórios.

Você precisa mesmo fazer uma remasterização?

Nunca entendi porque as pessoas fazem isso, acho muito melhor fazer um script e executar onde e quando quiser.

Aqui exemplos dos meus scripts:

2 curtidas

Nunca entendi as pessoas que fazer masterização ou script.

Fica bem mais fácil salvar uma imagem do sistema antigo, copiar no novo disco, corrigir o fstab, instalar o boot loader e ficou filé!

Uma cópia com o Timeshift não resolveria isso?

Se tiver um HD sobrando da certo, porém não tenho um tão grande, e um script é muito mais prático, pequeno e rápido para executar.

Meu script ficou 20KB e a imagem do meu disco é no mínimo 20GB, existe uma diferença de tempo e de tamanho gigantesca, não vale a pena!

1 curtida

Isso não seria algum problema com relação ao script não compactar bem os arquivos?

Não entendi meu amigo, mas nada que eu faça hoje em dia vai fazer uma imagem do meu disco ficar com 20KB.

Isso é óbvio. Mas acredito q o Pinguybuilder Menu Base poderá ajudar.

Tem que lembrar que pra fazer a reinstalação vai precisar fazer download do ISO, depois atualizar os pacotes… Dependendo da net e somando todos esses pequenos tempos pode ficar mais rápido restaurar uma imagem.

Para criar iso gigante precisa usar o filesystem UDF o ISO9660 tem uma limitação de tamanho muito curta.
Esta wiki diz que o tamanho do volume do filesystem UDF vai de 512MIB a 16TiB.
https://pt.qwe.wiki/wiki/Comparison_of_file_systems

Olá meus confederados, muito obrigado pelas respostas de todos.
Vou tentar explicar e responder algumas questões por aqui, mas adianto que ainda estou tentando resolver.
Seguinte: Pra nós, gente que se garante nos paranauê não tem problema criar um script e depois usar, é sussa! (com ressalvas)
Mas meu objetivo é chegar a pessoas de baixa renda e com o mínimo de conhecimento técnico de forma mais fácil e fluída possível. É coisa pra leigo e não pra experts como a gente.
Então, dito isto, o objetivo é disponibilizar uma versão de um S.O. leve, em que a pessoa poderá usar pra estudar e aprender uma profissão. (programação, neste caso, mais especificamente o Flutter)

1. Então, script resolveria parte do problema, pois ainda seria necessário muita interação humana, inclusive por que, pra o Flutter rodar, não adianta instalar somente as IDE´s (Android Studio e VS Code). Tem que abri-las e instalar dois pluggins, em cada uma delas (O Dart e o Flutter pluggin).

2. Fazer uma cópia do sistema como o clonezila ou o timeshift também não resolve por que eu não posso prever em que máquina a pessoa vai restaurar o backup, sem falar que ela já vai ter instalado o S.O. pra poder restaurar o backup, são dois trabalhos.

3. Eu já sei sobre a limitação do ISO 9660. O que eu não sei é como resolver essa situação.

4. O Sistema que eu escolhi pra fazer a remasterização foi o Zorin OS Lite, por que ele é leve, parece muito com o Windows e tem versão de 32 e 64 bits.

Apresentei minha idéia, minha justificativa, expus o problema e minha motivação mas…

A grande pergunta aqui é: Quem pode me ajudar a criar uma ISO bootável, com essa distribuição linux e que já inclua os pré-requisitos pra utilizar o Flutter?
Muito obrigado a todos, tô aqui na luta ainda…

Consegui usar o remastersys mas ainda não deu totalmente certo…
A primeira tentativa ele criou a ISO e funcionou muito bem, mas os programas não foram junto… Apenas as configurações de usuário. Nem o PATH foi… estranhamente o VS Code estava lá, mas os pluggins não.
Na segunda tentativa eu fiz um pouco diferente. Ao invés de gerar a ISO direto, usei uma opção que permite incluir arquivos antes de concluir.
Então eu fui lá e coloquei as pastas que eu acho que são dos programas que eu instalei e depois mandei gerar a ISO novamente…
Gerou beleza, mas na hora de instalar o SO dá erro e cancela a instalação.

Tô pensando aqui o seguinte…
1º) Eu apenas instalei os pacotes que eu precisava sem me importar de onde eles ficariam no disco. Eu não sei como modificar isso, mas uma boa tentativa seria instalar todas as coisas necessárias no mesmo lugar pra facilitar a inclusão na ISO.
2º) O PATH também não foi atualizado. Eu inclui o que eu precisava no arquivo .bashrc, mas após a instalação ele estava sem as inclusões que eu fiz. Tem outra forma de modificar o PATH?

E ai pessoas, uma forcinha nesse sentido, alguém??

Eu não sei o Android Studio porque não uso, mas as extensões do VSCode ficam na pasta /home/user/.vscode por padrão.

Existe comandos para instalar as extensões do VSCode via terminal se tiver interesse, é o que uso no meu script.

Esses eu tenho também, valeu!