Erro "you need to load the kernel first"

Oi, gente

Hoje o Manjaro apareceu com bastante atualizações, só que antes de terminar caiu a luz e desligou o lap sem bateria. Pelo jeito algo se corrompeu no /boot/efi porque os 3 kernels instalados não carregam, pedem que antes de carregar o grub carregue o kernel. Segue imagem. O treco aqui é urgente, tô no meio do trabalho! Eu tenho o pendrive, mas as soluções que vi são confusas e se contradizem… agradeço a quem me salvar!

Ah, a /home é separada, pelo menos não corro o risco de perder dados…

Se for na opção de bootloaders do grub no live usb, ele acha o loader o Manjaro mas dá o mesmo erro (o que seria óbvio, mas vai que)

Achei esta solução, mas não consigo fazer o chroot
https://manjariando.wordpress.com/2019/11/11/recuperar-sistema-apos-uma-atualizacao-interrompida/

https://www.reddit.com/r/linuxquestions/comments/6kqmi3/chroot_not_working/

Tão dizendo aqui que ignorando o Select [0-0] e escolhendo a opção 1 de qualquer jeito resolve o problema.

São bug reports de 2017 e 2019, se isso ainda estiver aí…

Acabei de ler isso em outro fórum. Se der certo, aí é reinstalar o 5.4 que o resto se resolve…

Vc está fazendo este processo pela imagem de instalação?

Quando manda o comando lsblk aparece o /dev/sdb2?

Já tentou um

mkfs /dev/sdb2

Pela imagem de instalação e depois reiniciar para ver se encontra.

Por imagem de instalação vc quer dizer o sistema em live USB?
Sim, o lsblk reconhece a partição do Manjaro (a raiz do sistema). Mas vou tentar essa solução aí

Olá @Rodrigo_Chile, Provavelmente a instalação não conseguiu completar o processo de instalação da imagem do linux, aí o seu gerenciador de boot não conseguiu iniciar nenhuma imagem.

Possivel solução:

Rodar o instalador abrir um terminal montar as partições e instalar ela manualmente:

sudo pacman -Sy linux linux-firmware

Eu recebi esse mesmo erro uma vez quando estava instalando o Arch Linux eu instalei “tudo” exceto a imagem do linux ai recebi o mesmo erro. Só para desencargo eu também reinstalei o meu gerenciador de boot.

Eu pesquisei um pouco e esse manjaro-chroot, ele meio que automatiza um processo que deveria ser manual e executado pelo usuário, logo no seu caso como rolo um imprevisto é até que esperado que ele não consiga lidar.

Então irei te mostrar como fazer no braço, segue o tutorial:

Reparando manualmente:

Se for UEFI avise que eu posto um tutorial para UEFI, este tutorial é para BIOS

• Tenha certeza que está rodando como root:
sudo su
  • Liste suas partições:
lsblk -f
  • Montando as suas partições:
mount /dev/[partição usada para o sistema(partição raiz)] /mnt
  • Se foi feito pelo o instalador do manjaro a raiz normalmente é a sda3 ou sdb3:
mount /dev/sdy3 /mnt
  • Se você utilizou uma partição separada para o boot:
mount /dev/[partição usada para o GRUB] /mnt/boot
  • Normalmente a partição de boot fica em sda1 ou sdb1: (Obs.: Se você não utilizou nenhuma partição boot separada, obviamente não irá precisar montar agora.)
mount /dev/sdy1 /mnt/boot

Change Directory (Mude de diretório) para /mnt:

cd /mnt

A Wiki do Manjaro recomenda montar essas outras partições:

mount -t proc proc /mnt/proc
mount -t sysfs sys /mnt/sys
mount -o bind /dev /mnt/dev
mount -t devpts pts /mnt/dev/pts/

Depois utilize o chroot para mudar o diretório dos comandos para o seu sistema:

chroot /mnt

Instalando alguns programas necessários caso não esteja instalados:

sudo pacman -S mtools os-prober

Instale a imagem e atualize o seu sistema:

sudo pacman -Syyu linux linux-firmware grub

Reinstale o grub na partição relativa (Se tiver /boot separado instale nela outro caso instale na raiz):

grub-install /dev/sdy

Verifica se a instalação foi completada sem erros (Só para desencargo):

grub-install --recheck /dev/sdy

Agora configure a instalação nova do GRUB:

update-grub

Ou:

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

Tá, primeira coisa que consegui: deu certo o chroot. Agora o problema é o pacman reconhecer os repositórios…

O PAMAC tá certo, acabou de dizer que tem 470 notificações, então sei lá o que é

Abrindo outra janela do terminal, tá rolando acesso aos repositórios

@Rodrigo_Chile, Com as partições já montadas e operando no /mnt, tente isto:

sudo rm /var/lib/pacman/db.lck
sudo pacman -Scc
sudo pacman -Sy gnupg archlinux-keyring manjaro-keyring
sudo pacman-key --init 
sudo pacman-key --populate archlinux manjaro 
sudo pacman-key --refresh-keys
sudo pacman -Syyu mkinitcpio systemd linux
sudo mkinitcpio -p linux

Alguns adendos:

O Manjaro-Chroot já fez essa etapa por você, assim que você selecionou 0 1 nas opções.

Essa é a fonte do erro “Unable to lock database”. É uma arquivo que os gerenciadores de pacotes criam para avisar para as outras instâncias “Eu estou mexendo nos pacotes do sistema agora, fica na fila.” Removendo-o, já pode tentar a reinstalação do kernel (e dos pacotes indicados pelo @Eduardo_MS, eles também são essenciais).

Caso surjam outros erros, ele também incluiu soluções. Praticamente todos os erros comuns relacionados a “download/instalação incompletos” estão na resposta do @Eduardo_MS.

1 curtida

Algo estranho aconteceu aqui. Eu fui na solução do @Eduardo_MS, mas meu lap apagou por mal contato depois de avançar um tanto. Aí, quando reiniciei, voltou o Manjaro. Mas o Windows sumiu… acho que isso é mais fácil de resolver

1 curtida

Uma opção é (re)instalar o pacote os-prober, o que detecta sistemas além do rodando atualmente:
sudo pacman -S os-prober

E regenerar a configuração do Grub (o comando abaixo é o de Arch Linux, não sei se muda no Manjaro):
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

1 curtida

O grub-customizer resolve isso, acho

1 curtida

@Rodrigo_Chile deve ter dado algum problema com algumas dependências opcionais do GRUB. Para resolver faz o seguinte (Assim como o @Capezotte disse):

sudo pacman -Syu dosfstools mtools grub os-prober

Verifica a instalação do grub.

sudo grub-install --recheck /dev/[partição do grub]

Se falhar:

sudo grub-install /dev/[partição do grub]

Depois atualize as configurações do GRUB:

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

1 curtida

O mais louco é que tudo começou com uma atualização de quase 1 GB. E depois dessa saga toda, não tem nenhuma atualização… hahahahaha

Eu não gosto do manjaro, apesar de ser baseado no arch, o gerenciamento é um pouco diferente. Tive sérios problemas pelo pouco tempo que utilizei o manjaro. Todos contornáveis, mas não achei que valia a pena ficar com ele.

Endeavour OS é uma distribuição de fácil instalação e não modifica o gerenciamento do arch.

Tem gente que usa o arcolinux, mas não conheço

@swatquest, eu só tive dois problemas com o Manjaro até agora. Esse do Kernel, que o pessoal aqui ajudou a resolver, e que surgiu com uma atualização quebrada (aprendi a lição: não atualizar com internet ruim) e sumir o boot (que é de fácil resolução, e que rola quando saio com o notebook de casa e o HD desencaixa do contato) - no mais, é a melhor distro que usei na vida. Quero testar o Arch no futuro, assim como o OpenSUSE, as duas estão na gaveta esperando uma máquina nova pra elas. Mas zero paciência pra instalar na unha, o Arch eu descolei com um primo de um amigo do vizinho uma versão com Calamares, aí fica tranquilo de instalar… o Endeavour OS parece fácil de instalar, vou ver ainda com calma