Erro na tela ao tentar iniciar a instalação de qualquer distro debian

Isso acontece quando eu tenho instalar no hd em qualquer tipo de instalação menos no modo live (no caso esse seria o kali mas acontece também com o parrot e o debian)

Harware
Asus Prime B450m gaming br, bios 2006
Ryzen 5 3400g
16 gb ram
Sem placa de video
monitor Samsung syncmaster s24d332

Caramba! Nunca vi isso acontecer antes, mas me parece ser problema no HD.

De qualquer forma acho que vale a pena tentar baixar outra ISO, só pra ter certeza de que essa que tu está utilizando não esteja com algum arquivo corrompido. Baixe preferencialmente via torrent, e tente instalar novamente.

“Isso acontece”, mas a inicialização congela nessa tela, ou mesmo acontecendo isso o sistema inicia depois?

Então, problema no HD não é, pois ja testei nos 2 hds que eu tenho na máquina, e o sistema inicia dps sim, vou enviar a foto de como fica exatamente depois dessa tela

Ja tentei pelo torrent e deu na mesma

Nunca vi isso antes.
Isso só acontece em distribuições de base Debian/Ubuntu?
Ou é com todas as distros no geral?

Tente usar uma distro não-Debian, de preferência uma que não trave o versionamento pra estabilidade. Tente Fedora ou openSUSE Tumbleweed, por exemplo. Outra dica: tente inicializar declarando nomodeset.

Isso aí acontecia antigamente com Windows (lá no 3.11 e até no 95 se não me engano) quando você alterava resolução do monitor e tirava ele de sincronia. Não é o caso? Muito, mas MUITO semelhante a tela.

Pluga o notebook numa TV ou outro monitor HDMI. Veja se dá tela corretamente e aí tenta alterar as configurações de vídeo.

Sei lá, é o que eu tentaria.

Ou ainda instalando a distro pelo grub já vi que tem gente que escolhe a resolução antes de iniciar a instalação. Pelo menos ocorre em tutoriais e máquinas virtuais pelo que me lembre.

1 curtida

Eu ja tentei com o pop_os e funcionou normalmente, aparentemente é so com debian

1 curtida

Então se eu colocar em modo de resolução automática pode ser que funcione?

Não sei. Desculpa. Tenta.

Só vi a tela e lembrei dessa falta de sincronia que ocorria e quem sabe é o que está ocorrendo com você. Talvez algo ali na instalação do Debian não esteja detectando corretamente sua tela.

Acontecia em qualquer sistema operacional, na verdade, a diferença é que só nas versões de 32 bits do Windows existia a possibilidade de reverter a configuração. Se o usuário não confirmasse até um tempo T, o painel de controle responsável pela configuração revertia a mudança.

Realmente a tela lembra bastante, só que monitores mais novos não ficam torturando o usuário e costumam exibir mensagens informando a respeito. Eu tenho um monitor HP L1750 (que hoje já é bem velho, com resolução máxima de 1280×1024) conectado a um 486 DX-4, e ele já é capaz de exibir uma mensagem nestes casos.

Eu comprei o meu monitor faz poucos dias, também comprei o pc junto, então não sei detectar de onde vem o problema, se é da bios, pois eu fui ver as versões de bios da minha placa mãe e lá dizia que a atualização 1814, 3 uts antes da minha atual trouxe a correção de problemas com certas distros, ou se é do monitor ou se é do processador que tem gráficos integrados

Como o Pop_OS funcionou, eu suspeito que é um problema 100% de software. Reforço a sugestão de tentar o nomodeset na inicialização e experimentar distribuições com versões mais novas dos pacotes e do núcleo.

Por isso sugeri ligar na TV. Vai que. Não acho que seja problema do monitor em si. Só falha de comunicação entre ele e a pré configuração do instalador do Debian.

Enfim. Tem 2 caminhos aí que sugerimos pra testar e eliminar possibilidades.

1 curtida

Para isso eu tenho que instalar o grub né, desculpa é que eu sou bem noob no linux, então eu não sei o que fazer direito

Vou tentar vlw

Não, porque a mídia de instalação já tem um GRUB. Se a mídia de instalação não facilitar a configuração da resolução ou der outras opções para facilitar (e isso também pode não ser possível), você pode seguir os passos do link que indiquei numa das minhas respostas, mas basicamente é teclar ‘e’, olhar os parâmetros, ver a linha apropriada e colocar o nomodeset no final.

Eu tentei com o kali e ele não tem opção, vou tentar com o debian 10 e ver se funciona

Bom, então é problema com o Debian mesmo.

Não estou conseguindo acessar o grub no kali nem no debian 10

Esse é o Grub na instalação do Debian, assim que faz o boot pelo pendrive. Você não consegue ver?

01

Uma outra opção seria usar o Debian Live: Debian -- Live install images

Boot no pendrive, vai carregar o sistema e instala de forma diferente como nesse tutorial: How To Install Debian 10 "Buster" GNOME on USB Flash Drive

Ou seja, pode instalar pelo Grub ou pelo Calamares. Qual alternativa está tentando?