Erro na instalação do linux no positivo

bom dia,boa tarde,boa noite,tenho um notebook positivo aqui em casa e na instalação do linux da um erro que seria “input/output during write in /dev/nome da partiçao do hd que esqueci o nome” o windows que veio com o notebook ta todo ferrado e não da nem mais pra acessar ele de tantas distros que ja testei

obs:seleciono a opção de apagar tudo e instalar o linux
obs2:secure boot ja esta desativado

(todas as distros que testei deram o mesmo erro)

Qual distro? Procure se existe o aplicativo Discos ou GNOME disks e verifique o status Avaliação.

1 curtida

Veja se a solução no tópico indicado a seguir lhe atende:

não tenho o acesso ao windows,ja ate tentei instalar a iso e n consegui

Parece que o disco está com defeito. O ideal é analisar a saúde dele. O modo gráfico de fazer vai depender da distribuição que vc usa, mas no modo texto com smartctl -a /dev/nome da partiçao do hd que esqueci o nome

O BitLocker é irrelevante para instalação de Linux numa partição criada para isso. Ele atrapalha é o acesso ao Windows pelo GRUB criado por uma distro instalada e o acesso a partições em formato NTFS reconhecidas pelo Windows e que o sistema da Microsoft automaticamente encriptou.

Porque o Win 11 Pro “toma a liberdade” de, automaticamente, acionar o BitLocker.

Desabilitar o Secure Boot e o Fast Boot a gente faz acessando a BIOS. Não requer o Windows.

O que eu enviei acima e para ser utilizado no livecd da distribuição linux que você tentou instalar

eu só tinha desativado o secure boot,acabei de desativar o fast boot e deu o mesmo erro.

Qual é o modelo da Positivo em questão?

Como fornecer boas informações

modelo: NTB POSITIVO MOTION PLUS Q464B

N DE SÉRIE:4A823GD79

não abri ele por dentro ainda,mas chuto que seja placa mãe de tablet