Boa noite! Pessoal, tenho um HD que uso como backup, ele fica conectado na placa-mãe do meu desktop. Acontece que de um tempo para cá, quando vou tentar acessá-lo pelo gerenciador de arquivos surge uma mensagem de erro. Porém, se eu reinicio máquina ele volta a funcionar.
A mensagem que aparece é a seguinte:
Ocorreu um erro ao acessar ‘Disco interno de 931,5 GiB (sdb1)’, o sistema informou: A operação solicitada falhou: Error mounting /dev/sdb1 at /media/ricardo/ddb36340-31c1-4c14-b4b1-998d28ea0b71: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sdb1, missing codepage or helper program, or other error
Atualmente estou usando o KDE Neon 5.27, mas esse problema também ocorria no Kubuntu 22.04 e 20.04 que estava utilizando antes.
Mesmo instalando outros gerenciadores de arquivos (supondo que fosse um erro do Dolphin), como o Caja e o Thunar, o HD não monta de primeira na maioria das vezes.
Alguém faz ideia de como posso resolver esse problema sem formatar ou corromper meu HD?
Te recomendo a fazer o backup do backup, porque pode ser que esse dispositivo esteja indo pro saco. Pode ser um problema na formatação da partição e o tipo inadequado na hora da montagem.
Qual Sistema de Arquivos (File System) tu utilizas nessa primeira partição desse dispositivo? Qual tipo de tabela de partição?
Ok, vou fazer um backup do backup antes de tentar qualquer outra coisa. Quanto ao sistema de arquivos, é uma partição ext4. Antes de eu colocar ssd nessa máquina, esse era o HD do S.O. Daí eu só apaguei as pastas que eram do sistema, e a swap, e passei a usar a minha antiga pasta de usuário para ir fazendo os backups.
Então, não fui eu que alterei isso. Imagino que está assim há alguns anos, desde quando esse HD era o principal da máquina. Porém, se eu alterar essa flag posso acabar corrompendo a partição?
Em tese sim, o melhor para evitar perda de dados é não alterar nada que não tenhas certeza do que fará exatamente. Eu só havia achado curioso essa flag numa partição de dados.
Se o disco fica muito tempo sem ser acessado, ele pode entrar em estado de economia de energia, especialmente se for HD mecânico.
Quando vc tenta montá-lo e ele está nesse modo, pode demorar de 10 a 60 segundos para ele voltar a responder aos comandos. No caso de demorar demais, pode ser que a operação retorne falha. Teoricamente vc poderia tentar montar novamente (em um minuto ou dois) para ele ser montado sem problemas.
Se for isso mesmo, tem uns comandos pra acordar o disco com hdparm