Erro estranho ao montar HD, como resolver?

Boa noite! Pessoal, tenho um HD que uso como backup, ele fica conectado na placa-mãe do meu desktop. Acontece que de um tempo para cá, quando vou tentar acessá-lo pelo gerenciador de arquivos surge uma mensagem de erro. Porém, se eu reinicio máquina ele volta a funcionar.
A mensagem que aparece é a seguinte:

Ocorreu um erro ao acessar ‘Disco interno de 931,5 GiB (sdb1)’, o sistema informou: A operação solicitada falhou: Error mounting /dev/sdb1 at /media/ricardo/ddb36340-31c1-4c14-b4b1-998d28ea0b71: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sdb1, missing codepage or helper program, or other error

Atualmente estou usando o KDE Neon 5.27, mas esse problema também ocorria no Kubuntu 22.04 e 20.04 que estava utilizando antes.
Mesmo instalando outros gerenciadores de arquivos (supondo que fosse um erro do Dolphin), como o Caja e o Thunar, o HD não monta de primeira na maioria das vezes.

Alguém faz ideia de como posso resolver esse problema sem formatar ou corromper meu HD?

Desde já grato pela ajuda.

1 curtida

Te recomendo a fazer o backup do backup, porque pode ser que esse dispositivo esteja indo pro saco. Pode ser um problema na formatação da partição e o tipo inadequado na hora da montagem.
Qual Sistema de Arquivos (File System) tu utilizas nessa primeira partição desse dispositivo? Qual tipo de tabela de partição?

2 curtidas

se for ntfs, tente os dois comandos com o hd desmontado:

sudo ntfsfix /dev/sdb1

e

sudo ntfsfix -d /dev/sdb1
11 curtidas

Ok, vou fazer um backup do backup antes de tentar qualquer outra coisa. Quanto ao sistema de arquivos, é uma partição ext4. Antes de eu colocar ssd nessa máquina, esse era o HD do S.O. Daí eu só apaguei as pastas que eram do sistema, e a swap, e passei a usar a minha antiga pasta de usuário para ir fazendo os backups.

esse comando serve para ext4?

Esse comando que ele passou é para NTFS.

Essa flag boot está certa? Eu só vi uso dessa flag em partições do sistema relacionadas ao boot.

1 curtida

Então, não fui eu que alterei isso. Imagino que está assim há alguns anos, desde quando esse HD era o principal da máquina. Porém, se eu alterar essa flag posso acabar corrompendo a partição?

1 curtida

Em tese sim, o melhor para evitar perda de dados é não alterar nada que não tenhas certeza do que fará exatamente. Eu só havia achado curioso essa flag numa partição de dados.

2 curtidas

Vou seguir seu conselho lá de cima, fazer backup desse backup. Depois tento mudar essa flag.

Se o disco fica muito tempo sem ser acessado, ele pode entrar em estado de economia de energia, especialmente se for HD mecânico.

Quando vc tenta montá-lo e ele está nesse modo, pode demorar de 10 a 60 segundos para ele voltar a responder aos comandos. No caso de demorar demais, pode ser que a operação retorne falha. Teoricamente vc poderia tentar montar novamente (em um minuto ou dois) para ele ser montado sem problemas.

Se for isso mesmo, tem uns comandos pra acordar o disco com hdparm

1 curtida

tava com o mesmo problema, resolvi pelo gerenciador de discos do kde só editando o ponto de montagem.

1 curtida

O equivalente para ext4 seria
sudo e2fsck -f /dev/sdb1

1 curtida

Esses comandos deram certo pra mim, valeu!

Resolveu o meu problema. Obrigado!

1 curtida

Esses comandos corrigiram meu problema, obrigado!

Funcionou no meu HD, muito obrigado

Muito Obrigado, resolveu meu problema :smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.