Olá pessoal, estou com um problema que é parecido com este outro já perguntado no fórum mas não é o mesmo; a mensagem de erro é a mesma mas creio que as situações são diferentes.
Eu tenho um HD Externo de 2TB com uma partição NTFS. Se eu conecto o HD no meu desktop principal, ele monta tranquilo no Dolphin - eu só clico no HD quando ele aparece na barra lateral, e posso ver todos os arquivos, navegar, mexer com eles, etc. Esse computador tá rodando Kubuntu 22.04, e pode ser útil saber que esse foi o primeiro PC que eu usei pra mexer nesse HD.
Quando eu conecto o HD num laptop, que tá rodando um Kubuntu 23.10 que acabei de instalar nele, o HD aparece na barra lateral do Dolphin, mas quando clico pra montar ele dá uma mensagem de erro:
Error mounting /dev/sdb1: GDBus.Error:org.freedesktop.UDisks2.Error.Failed: Error mounting /dev/sdb1 at /media/root/TOSHIBA EXT: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sdb1, missing codepage or helper program, or other error
Fiquei apavorado que já deu problema de disco/partição, mas esse é um HD externo novinho em folha! Levei ele de volta pro desktop e está tudo certo com ele.
Aí voltei o HD pro laptop e tentei montá-lo com udiskctl, e não só não funcionou como me deu a mesma mensagem de erro - então imagino que o Dolphin esteja usando o udisks, o que significa que o problema não está no KDE mas sim no udisks ou com algumas permissões/configurações.
Finalmente usei um simples comando mount. O terminal me disse que eu tinha que ser root, então eu rodei um
sudo mount /dev/sdb1 /media/mountpoint
e funcionou perfeitamente! Eu inclusive consegui mexer com os arquivos dentro do HD sem qualquer reclamação quanto a permissões.
Eu testei o HD externo em outro laptop, que também tá rodando o Kubuntu 23.10 (só que esse é um sistema mais antigo, que fiz upgrade). Deu os mesmos erros, e as mesmas soluções se aplicaram.
Pesquisei no Google e no AskUbuntu por uma resposta, e encontrei um cenário parecido o bastante pra tentar algumas coisas. Eu tentei:
- deletar /media/“usuário” pra que o sistema recriasse essa pasta de novo ao tentar montar o HD;
- fazer chown em /media/“usuário” tanto pra usuário:usuário quanto, depois, pra usuário:root; e
- fazer chown em /media tanto pra usuário:usuário quanto pra usuário:root.
Nada funcionou; eu retornei o /media pra propriedade do root, deletei a pasta do usuário dentro de /media (que o sistema depois recriou em mais uma tentativa fracassada de montar o HD via GUI; foi a mesma mensagem de erro, é sempre a mesma mensagem de erro).
Percebam que quando eu montei o HD com “sudo mount” o Dolphin mudou a entrada dele na barra lateral pro jeito como ela fica com o HD montado, tipo, dando pra ver o espaço livre dentro, etc - isso inclusive me permitiu desmontar o HD ali no Dolphin, porém ele me pediu a senha. Ainda que isso não seria bem uma solução, é engraçado né, não entendo por que então ele não poderia me pedir a senha pra montar a desgraça…
Eu tô ligado que eu poderia adicionar o UUID da partição no fstab em ambos os laptops, mas isso não resolveria o problema - afinal, isso não é pra acontecer! Além disso, o primeiro laptop (no qual eu descobri o problema) eu tô arrumando pra ser usado pela minha companheira, que é leiga e simplesmente não vai abrir um terminal quando ela precisar, por exemplo, mexer no HD externo de alguém e o sistema não conseguir abrir.
Adiciono ainda que pen drives fat32 não dão nenhum problema pra montar via GUI.
Desde já agradeço por ideias de como resolver isso!!