Erro ao tentar iniciar instalador do Windows 10 pelo Ventoy

Recentemente eu montei um “Pendrive Mestre” para o meu trabalho como técnico de manutenção e suporte em informática. É um pendrive da SanDisk de 32 GB com várias ISOs e possível ser usado tanto em USB-A como USB-C. São diversas distros Linux e ISOs que eu julguei útil, mais especificamente o Feren OS, Hiren’s Boot CD PE, openSUSE Krypton, openSUSE Leap 15.2 DVD, openSUSE Tumbleweed Netinstall, Pop OS Intel, Pop OS NVIDIA, Regata OS 20, Ubuntu 20.04.1, Windows 10 x64 em Português e Windows 7 Todas as Versões. Normalmente eu uso os instaladores do Windows 10 e 7 caso eu precise reinstalar o sistema operacional em um laptop que já tenha a chave do Windows no exterior (ou no firmware, como é o caso do 10) ou entrar no modo reparo para o Windows 10. Acontece que fora a iso do Hiren’s BootCD PE, todas as outras ISOs do Windows não são inicializadas, nem em EFI, muito menos em Legacy. Faz um tempo que estou tentando encontrar uma solução e até agora, a única alternativa que encontrei foi usar o YUMI UEFI no lugar do Ventoy mas aí eu perco o suporte a máquinas Legacy e não poderia colocar mais de uma ISO para instalação ou reparo do Windows. Existe algo no Ventoy que precisa ser configurado para que as ISOs do Windows possam ser inicializadas pelo Ventoy ou esse é um problema a ser resolvido com eles?

Sugiro vc salvar as ISOs do seu pendrive, baixar a versão mais recente do ventoy, e formatar seu pendrive. Lembre-se de criar o pendrive em modo GPT( ele vem por padrão MBR no ventoy) e marcar o suporte a Secureboot. Teste novamente suas ISOs, caso tenha problemas mesmo assim, baixe a ISO novamente.

Criar o pendrive em modo GPT não faria perder o suporte a Legacy? A idéia é que o pendrive possa ser usado em ambos. A forma como está formatado agora faz com que ele funcione tanto em Legacy como em EFI. Inclusive fiquei até surpreso quando percebi que funcionava como ambos. Fiz isso recentemente com o Ventoy

Acabei de instalar a ultima versão do “Ventoy” usando terminal Linux , testei e todas as ISO,s estão abrindo de boa seus instaladores , tenho no pendrive ( Manjaro 20.2 , linux mint 20.1 , Ubuntu mini-iso , Win10-20H2 , Kde-neon , recatux-0.73 , Debian 10.7 , Kali-linux2020.4 , HBCD_DEx64 e uma remix pessoal do Xubuntu ) e todos deram boot sem problemas.

Lembrando que instalou o Ventoy em modo ( MBR ) assim posso utiliza-lo em UEFI ou LEGACY

Olá, @ryu_ketsueki!

Sei que o foco do seu tópico é o Ventoy…

Particularmente, não tenho experiência nenhuma com ele. Antes utilizava uma outra ferramente para este tipo de sistema. A questão é que sempre via algo que faltava em uma ou outra. Até encontrar uma que, na minha opinião, é realmente uma ferramenta completa.
Já faz um certo tempo que conheci o AB Multiboot e, pra ser sincero, posso até estar enganado, mas nunca vi uma ferramente com todos os recursos que ele tem.

O desenvolvedor é um brasileiro e a comunidade é bastante participativa.

Espero que seja util para você!

Vou dar uma olhada assim que possível.

1 Curtida

Que estranho. Fiz essa instalação do Ventoy há poucos dias. Vou tentar de novo e ver no que dá

Essa ultima versão ouve correção desse erro!

Acabei de instalar o ventoy 1.0.33 e coloquei a iso do Windows 10 lá. Continua não inicializando

O problema não seria a sua .ISO? Tente baixar uma nova, diretamente da Microsoft e teste.

Ventoy também possui uma flag para inicialização em secure boot caso necessite:

E olha a sintaxe na hora de criar o pendrive, ele tem como fazer em GPT ao invés de MBR

Layout de disco Ventoy em GPT =>> Ventoy com estilo de partição GPT <<=

Esse computador não é lá tão recente para ter Secure Boot, apenas para inicar em modo EFI com Fast Boot. É um Lenovo ideapad 330-15IKB. E essa ISO foi baixada diretamente do site da Microsoft. Até mesmo o Hirens Boot CD PE inicializa. Não sei porque nem essa ou a do Windows 7 inicializam, nem em EFI ou em Legacy

A vantagem de gravar em MBR é que o pendrive pode ser inicializado em ambos, Legacy e EFI. Se o problema de inicializar o instalador do Windows 10 em EFI é por causa disso, então isso não explica o motivo de não inicializar em modo Legacy, incluindo a ISO do Windows 7. Não inicializar em modo EFI até faz sentido. Mas não inicializar em modo Legacy, não faz sentido algum.

2 Curtidas

Pode ser, mas já vi mais de um tuto de criação de ISO de W10 com Rufus onde recomenda formatar o pendrive em GPT… tirei a ideia daí

Aí que vc se engana, vc acha que ele vai iniciar em ambos os modos, mas na verdade ele vai sempre iniciar em modo legacy quando gravado em MBR. Faça o teste, grave em modo MBR, deixe ativo o suporte a legacy e EFI na bios, e inicie a instalação de uma distro… quando chegar ao passo de criar partições, tente manualmente criar uma partição de sistema efi.
Como o instalador da distro foi iniciado em modo legacy, vc não terá essa opção. Somente quando o instalador da distro boota em modo UEFI que pode definir uma partição como partição de sistema efi.

Amigo, com todo o respeito, você é quem se enganou. Eu não fiz essa afirmação baseada em achismos. Eu mesmo fiquei surpreso quando AMBAS opções foram apresentadas na lista de boot e eu inicializei todas as ISOs em ambos os modos, incluindo o Hirens Boot CD PE, que é baseado no Windows 10. As únicas que não inicializaram em nenhuma, Legacy e UEFI, foram os instaladores do Windows 7 e Windows 10. Se ainda não acredita, aqui vão algumas fotos do Ventoy inicializando em ambos, depois inicializando o Hirens Boot CD PE e o Ubuntu.

Opções em ambos Legacy e EFI na lista de inicialização:

Ventoy em modo UEFI:

Ventoy em modo Legacy:

Hirens Boot CD PE:

Ubuntu:

Espero que dessa forma fique claro que Ventoy funciona SIM em ambos se gravado em MBR como mostrado pela imagem da logo do fabricante na tela do Plymouth que só aparece se for em UEFI (se não acredita, é só rodar qualquer uma dessas ISOs no VirtualBox em modo EFI), e pelo Ubiquity mostrando sim a opção de criar uma partição para EFI, seu argumento para o Ventoy não inicializar em EFI se formatado em MBR.

Aliás, a forma como o Ventoy foi formatada também prova isso:

Cara, eu até tenho outro pendrive que eu poderia usar para gravar o instalador com o Rufus mas eu não sei qual foi o erro que deu mas ele não gravou o instalador do Windows 10 por algum motivo. Se eu tivesse que chutar, um dos arquivos dentro da ISO passa do limite de 4 GB do sistema de arquivos FAT. Talvez se eu formatar esse pendrive manualmente em GPT e colocar um sistema de arquivos NTFS ao invés de FAT funcione mas aí derruba o propósito do Ventoy existir. Quando tentei com o YUMI UEFI, o pendrive não ficou inicializável em UEFI, então pode ser problema desse pendrive, então voltei a ter de colocar tudo em um pendrive só.

1 Curtida

EFI USB Device… Isso já mostra que o pendrive não está em legacy/MBR. Mas não preciso provar nada, se vc acha que funciona pra vc OK.

Gnome Disks mostra que está em MBR. Eu realmente não sei como foi que os desenvolvedores do Ventoy fizeram para permitir o boot como EFI mas pelo jeito funciona. Eu não usei a flag para usar em GPT. Mas esse não é o ponto. O ponto é tentar corrigir esse erro. O modo compatibilidade do Ventoy também não deu em nada.