Entendimento sobre bios

Boa tarde a todos!
Primeiramente vou discorrer acerca do meu problema que foi o seguinte: tive uma atualização do windows 10 que meu PC ficou irrecuperável, nem os backups ou pontos de restauração funcionaram e por causa da faculdade e do problema instalei o Linux mint, que gosto muito. Porém o problema é o seguinte, tentei fazer pendrive bootavel no Pc windows do meu amigo e mesmo a BIOS reconhecendo o pendrive, não dá boot, configurei a BIOS toda certa e nada, criei uma mídia dvd e o mesmo problema, achei que era algo errado na gravação, tive que partir para outros meios, comprei um dvd na banca e acontece a mesma, reconhece na bios mas não dá boot, sempre para numa tela e fica carregando, cheguei a ficar mais de uma hora com ela “carregando”.
Minha pergunta é, tem algo que posso fazer? Tipo resetar a BIOS ou algo assim, ou isso pode ser outra coisa?
Ele veio de fábrica com w7
Desde já agradeço.

É bem provável que o secure boot esteja ativo. Olha na BIOS se tem algo assim

Olha, creio que não, pq já instalei o deepin e o mint xfce e o que tô usando agora (cinnamom). Ou pro Linux não tem a ver isso?
Há, já procurei e não encontro o secure boot.

Se fica só carregando, então… Você tem certeza que o PC tem os requisitos mínimos de processador e memória RAM pra rodar? O que está tentando instalar é o Windows 7 mesmo ou o 10?
Outra possibilidade que posso ver, talvez, é sua HD ter ido pro espaço…

Tem sim, ele tem 3g de ram, HD de 320g e sempre tentei instalar primeiro a versão de 32 bits do w10
Agora comprei dvd do w7 com ambas, mas quero a de 32 bits também. E antes da atualização ele funcionava normal.

Outra possibilidade é o pendrive ter sido gerado em MBR e o HD estar em GPT (ou o contrário). O pendrive foi feito em que programa?

Eu fiz da seguinte forma, como vi no canal do prof Juliano Ramos: formatei o pendrive pelo gparted, criei a partição, fui gerenciador de arquivos e na iso coloquei pra montar, copiei e colei os arquivos. No etcher não funcionou e nem no do próprio mint.
E o pendrive nas últimas vezes tava formatando em ntfs.
Ainda tem o mesmo problema com o dvd

Tenta pelo Ventoy, e olha as instruções que tem nele, ele monta em MBR, mas tem como montar em GPT o pendrive
Agora, esquisito isso do Etcher. Pra mim sempre funciona, tanto no Manjaro quanto no W10

Ok irei tentar.

1 curtida

No etcher diz que a iso não é montável, mesmo baixando pelo site da Microssoft, no ventoy não deu certo também.

Ah, é ISO do Windows
Daí teria que ser pela tal ferramenta deles que tem no site. Mas em tese Ventoy deveria funcionar (tá no Github deles que sim), e o Rufus (no Win) idem

Nem a própria ferramenta deles funcionou, por isso achei estranho.

1 curtida

pode ser a iso ou o hd se tiver no Windows tenta com o Universal-USB-Installer mais ta mais provável ser seu hd que deu ruim

Tô usando o Linux mint, quando tava com o windows, a temperatura dele girava na casa dos 45° e usei um aplicativo pra ver a situação dele e estava em alerta, então acho que seja isso.

Pior que essas coisas são caras, aí comprar e não ser isso que é triste. Gastar sem poder Rararara

Tem algum aplicativo pra ver a situação do hd?

Primeiro atente para o método de boot. Recomendo usar modo UEFI.

Outra coisa que vc pode fazer é usar um segundo pendrive com o instalador do linux, e usar o prompt de comando do GRUB para carregar o inicializador do W10 no primeiro pendrive. A partir daí o Windows segue o jogo.

Também tem um tutorial aqui no forum sobre como criar o pendrive do Windows no linux. Vale a pena conferir.

1 curtida

Pior que já tentei essas coisas e não deu certo :confused:

se vc tiver no o Windows tem o CrystalDiskInfo o HD Tune

vixx man se estava em alerta deve ser o hd já tive 2 hd em alerta em dual bot no ubuntu ou qualquer disto derivada não dava erro já no Windows eu acabava de formatar dava tela azul os hd tava em alerta no amarelo.