Quem ganha essa? Um conglomerado multimilionário com vários desenvolvedores pagos trabalhando todos os dias para pegar seus dados ou um pinguim maneiro? ![]()
Pesquiso – e recomendo que todos pesquisem, antes de perguntar – mas acho que não podemos exigir isso com rigidez absoluta:
Não pesquisam nem aqui no fórum.
É verdade que alguns não pesquisam por pura preguiça, comodismo, por serem “folgados”, como se dizia antigamente.
Mas a internet reúne pessoas de todos os tipos e níveis de desenvolvimento – incluindo, os que (ainda) não sabem nem por onde começar a lidar com o mundo, com o Google, com a leitura, com a interpretação, com a análise crítica para avaliar quais “resultados do Google” são relevantes, ou confiáveis etc. – Alguns já têm mais experiência. Outros, talvez devêssemos ensinar (como naquele tópico fixado sobre “como oferecer informações para facilitar ajudarmos”).
Às vezes não é nem preguiça de pesquisar. O conteúdo no Google está ruim mesmo, e tem vezes que você nem acha o que está procurando.
A Pesquisa Google tem muitos defeitos – inclusive o interesse do Google em “empurrar” vídeos do Youtube, que desperdiçam nosso tempo, por exigirem “minutos” para avaliar, enquanto uma página de texto pode ser avaliada e abandonada (ou não) em poucos “segundos”.
No entanto, o Google continua sendo muito útil para mim, pois já me acostumei a “filtrar” os resultados por antecipação. – Por exemplo, limitar a “últimos 12 meses” (quase sempre), ou “últimos 7 dias” ou “30 dias” (bugs após atualização) – e incluir o nome da “distro” entre aspas, para priorizar páginas sobre ela.
Enfim, incluir (poucas!) palavras relevantes, das mensagens de erro – aquelas palavras que não aparecem em zilhões de outras páginas genéricas. – Sim, eu também achei “óbvio”, quando um professor ensinou isso num curso do IBICT no final do milênio (ainda nem existia Google: usávamos Altavista)… mas a verdade é que eu nunca tinha pensado esse “óbvio”, antes dele falar.
Mas isso foge ao tema do tópico, então vou parar por aqui. – Fica como sugestão, para algum pesquisador e criador de conteúdo.
Quem ganha essa? Um conglomerado multimilionário com vários desenvolvedores pagos trabalhando todos os dias para pegar seus dados ou um pinguim maneiro?
De óculos de sol dançando uma mistura de break com sapateado?
Brincadeiras a parte depende do que se considera melhor, a Microsoft durante 20 anos não só foi a única a investir como investiu bilhões de dólares por ano em marketing de massas, compraram até uma música do Rolling Stones que na época de 1990-1999 era podium de mais tocadas por anos a fio, isso somado a certos acordos obscuros com empresas de hardware, operações de dissuação e a famigerada política “abraçar, estender, extinguir” fez o Windows dominar o mercado e ter um domínio em setores chave muito acentuado
Embora o Linux seja qualitativamente superior ao NT vai ser muito difícil coisa de duas ou até mais gerações até o Linux vencer o estigma, lembrando que a comunidade Linux só começou a resolver picuinhas em 2020
Bora votar, povo…?
Bora votar na enquete?
Vamos animar aí, meu povo. Votem. ![]()
@eddiecsilva @thespation @Dio @Ana @ving2004 @raulcraveiro
Sei que tem problemas de formatação mas dá um help aí por favor, pina a enquete pelo menos
Oi @Natanael.755, eu entendo você querer que o seu post seja destacado, mas não seria justo tratarmos ele diferente dos demais, só porque ele é curioso. As únicas exceções que costumamos abrir para isso são posts vindos, de alguma forma, do próprio Diolinux, ou que tenham uma relação direta com a empresa, como patrocinadores ou avisos importantes.
Se a ideia é manter o tópico vivo, creio que a melhor forma de fazer isso é continuar tendo diálogos relevantes nos comentários, sem ficar dando “up” dos posts.
Como alguém que já fez pesquisas do tipo, gostaria de dar um conselho, é importante definir algum tipo de limite para encerrar a coleta e entender o que os dados significam. Pelo que percebi, a pesquisa está rodando desde maio, certo?
Há 3 meses uma resposta poderia fazer sentido, agora talvez não faça mais tanto. Por exemplo, há algum tempo um iniciante diria que “ser gratuito” é o diferencial, hoje, após usar Linux por um período mais extenso, a mesma pessoa pode dar outra resposta. Definir esses escopos permite uma visão mais clara do momento, além de permitir comparativos futuros, o que é excelente para entender tendências.
No mais, boa sorte com a sua pesquisa, vou votar também ![]()
Abraço!
A distro que eu recomendo é a que eu uso. Porque quando a gente recomenda alguma coisa é natural que a pessoa a quem você recomendou venha te consultar sobre uma coisa ou outra.
Que sistema operacional você usa Maurício? Uso o Arch Linux. Queria usar Linux. Usa o Arch Linux. A síntese da minha conversa é essa.
Não acredito nessa coisa de mais fácil ou mais difícil. Acredito no interesse do usuário.
Mando uma ISO do UaiSO e o cara consegue instalar de boa. A medida que vão surgindo as questões eu vou resolvendo pra pessoa e na ISO. É assim que eu faço.
Isso aí… Coerência e Consequência são irmãs que só sobrevivem juntas.
mas não seria justo tratarmos ele diferente dos demais, só porque ele é curioso.
Não me importo se transferir o ownership o importante é os dados, mas não necessariamente precisa fixar, uma citação em vídeo ou post no blog como já foi feito com outros posts também ajudaria, mas claro seria ótimo se fizer, mas o direito de não fazer é obviamente do Diolinux
é importante definir algum tipo de limite para encerrar a coleta e entender o que os dados significam.
Eu ponderei isso, mas cortar as respostas tem outro problema em uma pesquisa fechada tem trade offs complicados de lidar:
- 
Se a pesquisa tem cortes curtos, não recebem votos o suficiente para fazer sentido e uma mesma pessoa pode não votar na próxima
 - 
Se tiver cortes longos acaba tendo um atraso de Ti-(Ti/2) ou seja, o tempo de inicio mais o tempo de intervalo sem dados, sendo que é um problema tipo Tsiolkovski, quanto mais se aumenta o tempo de coleta de dados, mais se aumenta o tempo de defasagem

A alternativa de não ter corte e manter aberto e ir cortando período (prints, wayback… ainda tá cedo pro primeiro corte pelo volume de respostas), perde alguma precisão mas é baseado em um chute educado, se a pessoa não alterou a resposta é porque continua sendo a mesma resposta para ela, ou seja, perde a precisão sobre quando a opinião mudou, ganha em continuidade e volume, se tornando um problema de Sabedoria das Multidões
No mais, boa sorte com a sua pesquisa, vou votar também
Agradeço
Eu pretendo fazer uma pesquisa abrangente sobre Linux no futuro, mas quero construir ela multi-idioma e tentar falar com criadores de fora do país também para termos uma noção mais ampla.
Para chegar lá devo tentar elaborar algumas nacionalmente também, mas com perguntas um pouco diferentes, correlacionais. Não prometo datas, mas acho que pode ser legal fazer aqui pelo fórum mesmo.
O que você tem achado da sua enquete até então? Algum resultado te surpreendeu? 
  (conversando a gente mantém o tópico ativo hehe)
Sabe, eu acho que a Distro que a pessoa usa é a primeira pergunta. Pois ela já é um compilado de questões subjetivas. A outra seria porque escolheu essa distribuição. Linux não é um produto de uma única perspectiva. A resposta correta para a enquete seria apenas uma resposta.
Eu uso Linux porque o Arch Linux usa o Kernel Linux, se ele usasse outro kernel eu usaria do mesmo jeito.
Responder sobre o mundo Linux é mais dissertativo do que objetivo, a metodologia é outra.
Eu pretendo fazer uma pesquisa abrangente sobre Linux no futuro, mas quero construir ela multi-idioma e tentar falar com criadores de fora do país também para termos uma noção mais ampla.
Gostei… Ampliar o alcance evita enviesamemto local…
Geralmente, comunidades tendem a criar opiniões baseadas nas opiniões dos formadores de opinião daquela comunidade, e geralmente não refletem o todo.
Seria muito interessante, einh?
Vida longa e próspera! ![]()