[Enquete] Você usa Linux porque?

Tenho visto uma leva de canais pequenos afirmando uma série de coisas que eu queria saber se é verdade, seria interessante o @Dio divulgar

@eddiecsilva e @raulcraveiro poderiam por favor dar uma foça? A comunidade Diolinux não é tóxica para nenhum dos lados o que torna o lugar perfeito para coletar esses dados:

Sobre as distros Linux serem gratuitas

• Ser gratuito é o motivo
  • Ser gratuito é um diferencial
  • Não ligo se é gratuito ou não
0 votante

Sobre o seu hardware

• Suporta Windows e tem um bom desempenho
  • Suporta Windows mas tem um desempenho ruim
  • Não suporta Windows, uso Linux obrigado
0 votante

Sobre o seu fluxo de trabalho (aplicações)

• Linux me atente totalmente
  • Linux me atente parcialmente, tenho que usar Wine
  • Linux não me atente
0 votante

Sobre o seu fluxo de trabalho (estilo)

• Uso tudo no navegador
  • Parte no navegador, parte offline
  • Parte no navegador obrigado, parte offline
  • Se acabar a internet ainda consigo trabalhar
  • Não trabalho no computador
0 votante

Sobre aplicativos no navegador

• Uso tudo em abas
  • Uso tudo em abas porque meu navegador não suporta
  • Uso parte em abas e parte em janelas
  • Uso tudo em janelas separadas (pelo menu)
  • Não uso webapps
0 votante

Sobre serviços de streaming com DRM

• Funciona beleza
  • Funciona com uma qualidade ok
  • Funciona com uma qualidade ruim
  • Não funciona
  • Não assisto streaming
0 votante

Sobre jogos (roda ou não roda)

• Funciona os que eu quero
  • Funciona com alguns glitches mas dá pra ignorar
  • Não funciona, preciso do Windows
  • Não jogo
0 votante

Sobre jogos (desempenho)

• Funciona bem consigo jogar sem problemas
  • Funciona com algumas quedas de desempenho mas dá pra ignorar
  • Não funciona, preciso do Windows
  • Não jogo
0 votante

Sobre programas web

• Tá tudo ok
  • Queria que alguns tivessem nativo
0 votante

Você sabia que Canva, Youtube, Netflix, Twitch e outros no Windows são WebApps?

• Sim
  • Não
0 votante

Sobre a instalação do Linux

• Instalei sozinho sem dificuldade
  • Instalei sozinho com alguma dificuldade
  • Precisei de ajuda para instalar
  • Ainda não consegui instalar
0 votante

Sobre drivers no Linux

• Tudo funcionou automaticamente
  • Tive que instalar alguns drivers manualmente
  • Tive muitos problemas com drivers
  • Não sei dizer
0 votante

Sobre atualizações do sistema

• Sempre atualizo sem medo
  • Atualizo com receio de quebrar algo
  • Só atualizo quando preciso
  • Evito ao máximo atualizar
0 votante

Sobre a escolha da distro

• Escolhi pela facilidade
  • Escolhi pela performance
  • Escolhi por ser popular
  • Escolhi por recomendação
  • Testei várias até decidir
  • Estou testando várias
0 votante
  • Gosto de personalizar tudo
  • Faço o básico de customização
  • Uso o sistema como vem
  • Não ligo pra aparência
0 votante

Sobre o suporte da comunidade Linux

• Sempre fui bem atendido
  • Às vezes recebo respostas tóxicas
  • Já fui mal tratado por ser iniciante
  • Nunca procurei ajuda
0 votante

Sobre dual boot

• Uso só Linux
  • Uso Linux e Windows em dual boot
  • Uso Linux em VM
  • Testei Linux mas voltei pro Windows
0 votante

Com que frequência você troca de distro?

• Nunca troco, estou satisfeito
  • Uma vez por ano ou menos
  • A cada 3-6 meses
  • Troco o tempo todo, sou distro hopper
0 votante

Usar Linux fez você aprender mais sobre computadores?

• Sim, aprendi muito mais
  • Aprendi um pouco mais
  • Continuo usando sem me aprofundar
0 votante

A curva de aprendizado do Linux para você foi:

• Muito fácil
  • Tranquila, mas exigiu curiosidade
  • Difícil no começo, depois melhora
  • Difícil até hoje
0 votante

Seus periféricos funcionam bem no Linux?

• Tudo funciona perfeitamente
  • Alguns funcionam, outros não
  • Tenho dificuldades com todos
  • Não uso periféricos
0 votante

Você sabia que impressoras e scanners com suporte a rede (Wi-Fi) são detectados automaticamente no Linux

• Sim
  • Não
0 votante

Sobre o terminal

• Uso porque quero (marque essa opção para distros voltadas para o terminal como Arch por)
  • Uso porque preciso
  • Não uso
0 votante

Instalar novos programas para você foi:

• Muito fácil
  • Tranquilo, mas exigiu curiosidade
  • Difícil no começo, depois melhorou
  • Difícil até hoje
0 votante
18 curtidas

Boa pesquisa. Sobre Netflix no Windows, tem certeza que é um Webapp? Já testei e me parece um app nativo, não tem muito a ver com a versão web. Me parece mais uma aplicação construída com frameworks do próprio Windows.

4 curtidas

Parece que faltou o enunciado da questão 15.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Talvez seja tarde porque já há muitos votantes, mas senti falta da pergunta “Você buscou hardware que suporta o Linux especificamente”?

Respondi que tudo funciona, mas porque selecione as peças e periféricos desse computador revisando sites como LinuxHardware e relatos da comunidade para minimizar problemas. Se eu ainda estivesse com meu humilde laptop da Positivo, a resposta seria um tanto diferente…

7 curtidas

Sim, eles usam webview2, o visual diferente é porque eles adaptam a interface ao detectar o webview

Infelizmente não tem como editar mais sem perder as respostas, só vi tarde demais

De fato faltou, pena que não dá pra inserir mais

2 curtidas

Então, pode até ser, mas não é como se fosse um simples WebApp como do navegador, já que esses apps tem várias funções extras (como a Netflix, que dá para fazer download dos conteúdos).

1 curtida

Acho que eles podem até utilizar tecnologias webs (em partes) mas de fato não é um Webapp “puro”, pois você não obtém a funcionalidade idêntica ao executar no Chrome ou Firefox. Salvo engano ele faz stream em 4K, usa um codec via API nativa do sistema, tecnologia de DRM fornecida pela Microsoft e suporta Downloads. A Netflix que roda no Firefox ou Chrome muitas vezes é limitada a 720p e tem também uma menor taxa de bitrate e codec diferente… é de fato um app “nativo” seguindo o SDK da Windows Store. Mas enfim não é o assunto do tópico.

1 curtida

Bom, esses são os meus comentários quanto às minhas respostas da pesquisa.

1 - Gratuidade: Pessoalmente não ligo se o que uso é gratuito ou não. O importante, é funcionar bem.

2 - Sobre o meu Hardware: Nos meus dois notebooks, o Windows funciona bem. Embora que no meu notebook antigo, tanto o Windows como o Linux rodam com limitações, principalmente ao navegar na internet. Mas o sistema em si, funciona muito bem.

3 - Aplicativos: Na minha migração do Windows para o Linux, eu tive que substituir alguns programas. Para o PaintTool SAI e Affinity Photo substituí pelo Krita, o Capcut pelo Kdenlive e o MS Office, pelo OnlyOffice. E todos os programas me atenderam muito bem.

4 - Estilo dos meu Fluxo de Trabalho: Gosto muito mais de trabalhar com aplicativos que estão instalados em meu computador. Justamente porque gosto de levar o meu notebook em viagens e nem sempre tenho uma boa conexão.

5 - Webapps: Não gosto tanto assim de Webapps. Se preciso usar, é como último recurso.

6 - Streaming: Também não assisto Streaming.

7 - Compatibilidade dos Jogos: Eu jogo muito pouco, mas os poucos jogos que eu jogo são da Steam e eles só tem para Windows. Mas rodam bem com o Proton.

8 - Desempenho dos Jogos: Acho que os jogos funcionam melhor, pois eles não tem lá grandes gráficos. São jogos que rodariam bem com uma placa integrada.

9 - Programas Web: Por mim, eu gostaria que algumas coisas fosse nativas. Principalmente alguns Players de sites, como o Youtube.

10 - WebApps: Realmente não sabia, pois no Windows eu usava aplicativos como o MyTube, que realmente não parecia tanto um WebApp, mas sim um aplicativo mesmo.

11 - Instalação: Bom, eu já tinha experiências prévias com o Linux, então pra mim não tive tanta dificuldade.

12 - Drivers: Nos meus dois notebooks, tudo funcionou automaticamente. Aliás, no meu notebook atual, funcionou melhor do que até no Windows, já que no Windows, o notebook estava sem áudio, por causa do Driver de Vídeo que estava conflitando com o áudio.

13 - Atualizações do Sistema: Eu sempre atualizo sem medo, pois sei que o sistema dificilmente irá quebrar. Sei que tem algumas exceções, mas se quebrar, o meu Pós instalação é bem rápido.

14 - Escolha da Distro: Bom, testei várias até decidir a que eu gostaria de usar. Comecei com o Manjaro, depois fui para o SpiralLinux, Linux Mint, LMDE, Ubuntu MATE, Ubuntu, Crystal Linux, Arch, Crystal Linux (novamente) e por fim, EndeavourOS.

15 - Customização: Normalmente eu não me aprofundo tanto assim nas personalizações. Acho que a exceção está sendo o Plasma, onde personalizei ele um pouco mais.

16 - Suporte: Normalmente eu pesquiso as coisas em outros fóruns, Blogs e Reddit, principalmente para aprender mais. Mas, quando precisava de ajuda, eu era bem atendido quando era iniciante.

17 - Dualboot: No meu notebook principal, é completamente Linux. Já no meu notebook antigo, tem um Dualboot entre o Windows 10 e o Linux Mint 22.1.

18 - Distro Hopping: Acho que a minha média, daria mais ou menos entre 3-6 meses. Principalmente se eu contar no ano passado, onde pulei de distro umas duas vezes e nesse ano, onde pulei de distro umas três vezes.

19 - Aprendizado: Usar o Linux no meu dia a dia, me fez aprender um pouco mais sobre o sistema. Principalmente, para fazer pequenas coisas para me ajudar no dia a dia.

20 - Curva de Aprendizado: Para mim, foi muito fácil e sempre foi mais fácil. Até mesmo na minha primeira vez em que instalei o Linux, aprendi a lidar muito bem com o sistema.

21 - Terminal: Eu gosto de usar o Terminal, pois acho ele bem prático.

22 - Instalação de Programas: Para mim, foi bem fácil. A única coisa que tive que pesquisar foram os IDs dos programas para serem instalados como Flatpaks. O melhor disso, é que agora tenho um comando, em que instalo quase todos os programas que uso no meu dia a dia.

1 curtida

Uso por hobby. Na verdade, às vezes, querer usar Linux me causa até problemas que eu não precisaria enfrentar. Preciso usar Windows por causa do trabalho e, somado a isso, gosto dos jogos da Riot (que não rodam no Linux). Esses tempos atrás perdi um domingo inteiro arrumando meu Arch que quebrou em uma atualização, enquanto poderia ter só ficado no Windows jogando ou estudando. Windows é mais versátil, não tem nada que não dá pra fazer nele. Já pro caso do Linux, embora a grande maioria das coisas também funcione sem problemas, tem esses detalhezinhos, uma coisa ou outra, que não rodam. Por exemplo, o sistema de controle de estoque/NFEs da loja em que eu trabalho, e alguns jogos com anticheat. Só não saí completamente do Linux e permaneci completamente no Windows porque eu realmente gosto do Linux.

3 curtidas

Idem:

Montei meus PCs (2009 e 2020), evitando componentes problemáticos para Linux, após muita leitura do saudoso Guia do Hardware, do Morimoto. – Dispensei placa de vídeo, por exemplo. Não que eu achasse necessária. Meu parâmetro, foi que não era necessária para rodar o Google Earth. – Nessas especificações, tive ajuda preciosa de um amigo nerd, e de 3 técnicos contratados por ele para a empresa da família. Liquidaram todas as dúvidas que eu pudesse ter, pois nunca fui nerd.

Ser gratuito foi fundamental, mas não foi o único fator. Evitar a ilegalidade (pirataria) foi importante também; afinal, sempre foi muito fácil obter cópias hackeadas. – Outro fator fundamental, era não depender de software 100% controlados por empresas. No software “comunitário”, os usuários são ouvidos, participam.

Não faço a menor ideia, se meu hardware suporta Windows, ou se é suportado por ele.

Linux atende meu fluxo de trabalho – que organizei tendo em vista o que o Linux oferece – da mesma forma que, antes, tinha organizado tendo em vista o que o Windows oferecia. – Não existe fluxo de trabalho organizado “a priori”, para depois “ver qual SO atende”.

(Usei Wine, no início, e ainda tenho em algumas distros, mas faz anos que não uso).

Meu fluxo de trabalho depende da internet / navegador, há mais de 20 anos. – Há décadas, não uso “cliente de email”; só Gmail (online); troquei o MSIE pelo Chrome, logo que apareceu. – E troquei os tradicionais editores locais de HTML pelos editores online (Blogger, por exemplo). – Também usamos navegador para todos os fóruns, comunidades, redes sociais, Zap, pois há décadas os “grupos” por email perderam a importância generalizada que tinham.

Uso Blogger, Fóruns, redes sociais etc. em abas – mas o Zap é uma janela à parte (Whatschrome e outra, que não lembro o nome).

Não jogo nem uso streaming – nem TV, ha ha ha. – Às vezes baixo algum filme (ou músicas) do Youtube, mas minha preferência continua nos livros (em papel ou ePub).

“Sobre programas web” – não entendi.

Sim, eu sabia que Youtube, Gmail, Blogger, redes sociais etc. são aplicativos “do lado de lá” – “server side”, como se dizia antigamente – embora façam muita futrica “client side”. Entrar no Reddit, por exemplo, aluga imediatamente sua CPU, não sei bem para quê.

Tenho instalado várias distros Linux, “sem dificuldade”, nos últimos 8 ou 10 anos. – Em 2007, eu sabia muito menos, e é claro que tinha dúvidas, às vezes errava etc.

Sem problemas com drivers, afinal, fujo de placa de vídeo (em especial, de NVIDIA). Sempre iGPU Intel. – Aquele outro negócio, blutúff, acho que nem tenho. Até hoje não sei para quê serve. – A única vez que pensei em “drivers”, foi em 2016, quando o Linux Mint mandava umas mensagens sobre “compositor”, logo após o boot, no meu PC antigo. Adotei XRender (quando vinha OpenGL por padrão). Mas nunca entendi esse negócio. Era coisa de “driver”?

Sempre fui bem atendido nos fóruns do Mint e do MX Linux, no “Hardware”, nas comunidades do finado Google+, e aqui. – Nunca perdi muito tempo com o fórum do Debian ou do Arch. – Há muito tempo, acho mais prático e rápido fazer busca no Google – e ele mostra as respostas relevantes, inclusive dentro de inúmeros fóruns onde nunca perguntei nada. – É a velha máxima de “pesquisar, antes de perguntar”. Acabei perguntando muito pouco.

Não “troco de distro” – naquele sentido que todos imaginam, de “zerar a máquina” e instalar outra distro. – Faço multiboot de várias distros. “Trocar” significa apenas reiniciar o computador e carregar outra distro, sem necessidade de deletar nada. O openSUSE, o Fedora, o Debian, o Arch estão instalados há 5 anos, desde quando montei o PC atual. Deletar, para quê? – Quanto a “trocar a distro principal”, acho que já tem uns 3 anos que uso o Arch 99% do tempo. Saio aos Domingos, para atualizar as outras; ou para verificar alguma coisa em outras distros, de vez em quando. – Semana passada, enjoei dos freezes do Arch (chegaram a vários em 1 dia!), e fiquei no openSUSE. Esta semana, o Arch já completou 2 dias 17 horas sem nenhum freeze.

Na curva de aprendizado, botei “difícil no começo”. – Fiquei anos lendo “revistinhas de Linux”, cheias de chroot, compilação – e o povo tinha mania de insistir em particionar usando linha de comando (argh!). Ninguém merece.

Em 2007, meu scanner LED Canon dava um pulinho no início de cada página. Havia só 1 driver comunitário, e a Canon não ajudava. – Comprei outro scanner LED Canon, levemente mais novo, e nunca mais tive problema.

4 curtidas

Percebo em muitos fóruns, inclusive aqui, que tem uma turma que morre de preguiça de pesquisar. Isso me incomoda um bocado.

3 curtidas

Somos 2, e é assim desde quando inventaram os fóruns da vida (e devia ser assim na época das BBS tbm).

4 curtidas

Às vezes não é nem preguiça de pesquisar. O conteúdo no Google está ruim mesmo, e tem vezes que você nem acha o que está procurando.

4 curtidas

Tenho que concordar. Percebi nos últimos tempos uma queda na qualidade do conteúdo dos resultados de pesquisas feitas no Google.

3 curtidas

:waving_hand:t2:

Estava usando o Windows 11 até hoje 08/05/2025 às 3 da madrugada quando me deparo com um “Trojan Coin Miner”. Meu Laptop T490 até então vem sofrendo com “Kernel Power Loss” no Windows que aleatoriamente desliga meu Laptop. As vezes 1 vez por semana, as vezes 1 vez por dia e hoje 3 vezes. Executei vários procedimentos, tanto do meu Conhecimento em Sistemas Operacionais quanto da ajuda da Internet. Desativei tudo relacionado a over clock como Turbo Boost, Intel SpeedStep e etc, deixando o Laptop funcionar na Performance Stock, Básica dele. Desativei a tec AMT da Intel que permite outros computadores acessar o laptop remotamente mesmo ele estando desligado. Mas o problema persistia. Se eu digitar aqui todos os procedimentos que eu tentei, ishi, vai ficar muito longo o post :sweat_smile:.

Até então, suspeito que seja a fonte, já que a bateria dele teve problemas no circuito eletrônico dela e o comportamento do Laptop desligando é como se eu tivesse enviado o comando para desligar, ou seja, ele apaga a tela o LED Branco do Botão Power pisca algumas vezes e depois ele desliga (Esse é o comportamento normal quando clicamos em “Desligar”). Se fosse queda de energia ou a Fonte parar do nada o LED Branco simplesmente apaga, pois não tem bateria (fiz o teste para perceber estes padrões, removendo a Fonte do Laptop).

Ae pego este Trojan, e um pouco que pesquisei sobre, ele vai minando os recursos do Laptop até ou pode acabar crashing o Windows. Ele pode até permitir que o dono do Trojan faça modificações no meu Sistema Operacional.

Mas e ae!? Eu uso o Windows para Cloud Gaming e para Estudos 90% das vezes, 10% das vezes uso para navegar na Internet, pois prefiro usar o LineageOS Android 15 para isso, Youtube, YTMusic, entretenimentos em geral. Eu atualizo o Sistema Operacional via Windows Update e via Microsoft Store todos os dias e então porque eu fui vítima deste Trojan??? O que eu tinha instalado de diferente eram feramentas ADBs, Odin da Samsung e o Scrcpy, além do Windhawk e 2 plugins para perfumaria.

Eu estava relevando o consumo de recursos do meu Laptop pelo Windows mas, eu fui ficando descepcionado com o que aconteceu, e então, estes fatos me fizeram decidir rápido, em plena 3 da madrugada, a instalar uma Distro Linux e a escolhida foi o Manjaro, pois ele usa o Arch e o SteamOS também usa.

Eu penso que o Windows é melhor para games, mas meu Laptop não é gamer e no momento eu fico focado 100% em Cloud Gaming, com os serviços da Abya no Geforce Now da Nvidia e o Ultimate Game Pass da Microsoft. No Windows, não tinha games instalados off line e não vai ter no Manjaro também (só os que vieram com ele).

Confesso que fiquei com receio do Geforce Now não funcionar, então eu assisti vídeos e li materiais na Internet sobre, e a maioria dizia que precisava de extensões e tals. Já que eu iria formatar a máquina de qualquer jeito, não tolero quarentenas e coisas do tipo, prefiro Instalação Clean do Sistema Operacional, pensei, “Instalo uma Distro Linux e uso estas extensões para testar.”

O Majaro vem com o Firefox onde este será meu navegador principal, apesar de que eu irei usar o scrcpy para navegar via Samsung Browser e Google Chrome através do LineageOS Android 15. Então instalei o Chromium para testar o Geforce Now e me surpreendi, o serviço funcionou muito bem no primeiro game que testei, American Truck Simulator com qualidade gráfica no máximo do Full HD @60hz. Joguei por 1 hora e nenhum problema, fantástico.

Hoje, depois do serviço, irei testar games mais pesados com RTX ativado do Geforce Now, como o Resident Evil 4 Remake, e depois faço uma edição deste post para contar como foi.

Aparentemente o Manjaro está lidando bem com o meu Laptop e consumindo 2,5GB de RAM (Manjaro, Chromium e Diolinux Plus digitando este post). O Windows só de iniciar consumia mais de 5GB.

Tem mais um detalhe, Update o Windows Pós Instalação é terrívelmente lento, leva muitas horas e reboots mesmo criando um bootável atualizado no site da Microsoft usando as ferramentas dela. O Manjaro, comecei a criar o PenDrive bootável as 3 da madrugada e o Sistema Operacional estava pronto totalmente atualizado nem era 4 da madrugada ainda… Testei o American Truck Simulator via Geforce Now até 5 da manha. Este é outro ponto negativo do Windows, por que demora tanto? Talvez seja comigo e o meu Laptop. Também demorava no meu antigo PC Gamer, que era um i7 7700k, GTX 1060 6GB, 16GB RAM DDR4 Dual Channel e 3 SSDs em RAID 0, Placa Mãe Gigabyte Aorus z170x.

Comecei a usar Linux em 2008 e fui parar em 2021 quando o troquei pelo Android por motivos específicos como economia de energia elétrica.

Por estas razões e outras mais, como personalização, sentir-se seguro, dinamismo, etc eu voltei ao Linux e daqui pretendo não sair mais!

:penguin: :heart:

:vulcan_salute:t2:

8 curtidas

Por meios naturais, baixando e rodando programa malicioso na maquina, não existe magica nisso

1 curtida

Ae é que está…

Eu uso para games via Cloud… Suspeito que seja um DDoS Attack, porque tem meses que não instalo nada no Windows. Só updates…

:man_shrugging:t2:

1 curtida

Tem vários motivos, motivos pra isso, vale um post? Mas em resumo o Chrome e Firefox rodam webapps como se fossem sites mesmo, restringindo um monte de coisas, já os apps da Microsoft Store tem uma série de permissões extras e acesso direto a hardware por exemplo, é uma baita falha de segurança mas tem alguns recursos que vão funcionar melhor assim, uma falha de segurança num webapp da Microsoft Store afeta o sistema inteiro. Isso sem contar que os webapps detectam quando estão rodando no navegador e fora dele

2 curtidas

Não vamos desvirtuar o tópico. É uma enquete para saber os motivos de vc usar Linux.

Se quiser criar um para debater as maneiras de pegar virus/trojan/rootkit/etc, é válido.

5 curtidas

Opa!

Eu não desvirtuei o tópico, eu expliquei os motivos, antigos e recentes de o porque eu uso Linux desde 2008.
Não sei se foi para mim mas, com todo respeito, eu responderia o tópico com “Porque eu gosto do Linux”?
Eu apenas criei um conteúdo com meus motivos.

Peço desculpas se entendi mau ou se eu desvirtuei o tópico.

Talvez minha segunda resposta tenha sido fora do tópico, e foi mesmo, peço desculpas e se quiserem anular esta e a resposta desvirtuada fiquem a vontade.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas