[Enquete] Você usa Linux porque?

Concordo, viu! Às vezes temos que formular outros modos de buscar pra ver se conseguimos achar o que queremos.

1 curtida

Eu achei que não desvirtuou, porque a sua resposta é uma justificativa pra o fato de estar usando Linux hoje. Aliás, como sou um eterno aprendiz em tecnologias/Linux, quando vejo respostas que exploram um pouco mais sobre as dificuldades para uso dos sistemas operacionais e suas soluções, gosto de ler.

2 curtidas

Aliás, boa ideia essa enquete! Tenho aprendido um pouco sobre Linux desde a pandemia e hoje sou muito grato ao canal e a esse fórum por possibilitar essa aprendizagem. Estou usando Debian 12 KDE como único sistema e estou muito satisfeito!

2 curtidas

Meu maior problema com Linux foi com os Flatpak, se tudo estivesse disponível em Snap ou AppImage, minha experiência teria sido muito melhor.

Pois pra mim, os flatpaks estão sendo tranquilos.

É que tem o problema dos temas GTK, assim que baixei o Ubuntu, adicionei o Flatpak e instalei o Lutris, pronto, o Lutris tava branco, sem conseguir usar o tema do sistema.
O usuário tem que descobrir que precisa ir na /usr/share/themes e copiar os temas do sistema pra $HOME/.themes
E as vezes ainda precisa baixar o Flatseal e ir nele dar permissão pro app acessar a pasta de temas pra finalmente conseguir usar o tema do sistema.

Também tive problemas com a Steam Flatpak não querendo abrir ou não saindo áudio, também tive problemas com a falta de instalações offline, principalmente porque o Flatpak não permite instalação offline de codecs e de algumas outras coisas.

Fora que é meio ridículo não existir até hoje um app oficial do Flathub.

Também vi um problema que é caso tenha uma versão Flatpak dum tema, por exemplo, a variação clara do tema, e ele seja baixado automaticamente, isso não significa que a variação escura será baixada automaticamente.

Flatpak até hoje também não tem versão Flatpak de temas GTK4, só GTK3, tão parados no tempo.

Acho que seria interessante.

1 curtida

eu entendi que faz parte do mesmo enunciado anterior,
" Sobre a escolha da distro"
mas tmb senti falta, voltei pra olhar…

Seria interessante seu post. Mas o ponto que abordei é que realmente aquilo (Netflix da Store do Windows) não me parece uma simples web app (que usa em sua maioria tecnologias web), parece algo feito no toolkit mesmo de desenvolvimento de apps modernos para Windows. Outro ponto é que independente da linguagem utilizada, vc não consegue replicar as features daquele app em nenhum navegador, o que por si só já caracteriza algo nativo de uma plataforma x ou y independente da linguagem utilizada.

A mesma coisa é o myTube. Esse é o myTube, que eu usei por um bom tempo no Windows.

Somos 3
Principalmente a velha história.. “Qual linux vocês me reco…”

Minha máquina só dava suporte até o win7, depois veio o upgrade para o 10 e por fim o 11 23h2 por meio de gambi-rufus.
Eu já usava o linux muito antes e fiz a migração completa para o pinguim, minha distro dá todo o suporte necessário para minha máquina, só tenho a agradecer.
Tanto o Fedora, Linux mint, Ubuntu e a minha distro favorita (que a galera adoraria ter em seus PCs) kkk (peppermint) me deram um excelente apoio como está tendo agora.