Enquete: Seu melhor navegador - A batalha sem fim

Não sei vocês, mas apesar de ser usuário fiel de um navegador, estou sempre de olho e testando outras novidades, afinal, se tem algo de muito bom que tem na concorrência é essa briga entre eles que nos beneficia com inovação.

Em um computador, passamos a maior parte do tempo usando o navegador e por conta disso, desenvolvedores tem inserido mais e mais funcionalidades neste tipo de aplicação que é o ambiente principal da maioria de nós, sejamos gamers, programadores, curiosos ou usuários básicos.

Tá, mas no meio dessa briga de browsers, qual o melhor pra você? Também seria legal um comentário com o porquê, os prós e contras.

• Brave
  • Chrome
  • Chromium
  • Epiphany
  • Firefox
  • Microsoft Edge
  • Opera
  • Vivaldi
  • Outro (qual?)

0 votantes

3 curtidas

Eu, infelizmente, fiquei dependente do Google Chrome pelo fato do DevTools do mesmo funcionar melhor para mim. Foi até o principal motivo pelo qual deixei o Arch Linux, afinal, não considero seguro instalar um navegador via AUR e o chromium perdeu a sincronização com a conta google.

1 curtida

Hj em dia só tem dois o Firefox ou o Chrome e seus forks

Gosto do Firefox porque tem ótimo suporte a GPU e a qualidade de renderização da página tanto no Windows quanto no Linux são superiores a dos navegadores base Chromium. Ao meu ver ele só perde no consumo de recursos onde nevagadores base Chromium são superiores e vão trabalhar melhor com muitas abas abertas sem apresentar lentidão.

4 curtidas

Google Chrome

Por que eu uso?

• Sincronização perfeita entre dispositivos
  • Velocidade satisfatória
  • Integração com os serviços Google e suas tecnologias
  • Disponível na maioria dos sistemas operacionais
  • Segurança reforçada
  • Alta gama de extensões disponíveis

“Você não liga para privacidade?”

Sinceramente, prefiro trocar privacidade por comodidade. Tenho todas as minhas senhas salvas, fácil acesso aos serviços, velocidade satisfatória e segurança garantida. E vamos combinar, computador privativo é aquele desligado.

O Firefox não o substitui?

Sem dúvidas é uma alternativa incrível. Although, pelo fato de todas as minhas senhas estarem salvas em minha conta Google, e alguns gafes no tema, prefiro permanecer no Chrome.

6 curtidas

Eu uso muitos serviços Google, além de gostar das coisas já estarem prontas para o uso (Netflix), o Chrome faz mais sentido para o meu uso.

Já usei o Chromium anos atrás, muito bom também, mas apenas algumas vezes eu não conseguia fazer o Avidemux funcionar para assistir Netflix, por isso a preferência pelo Chrome.

1 curtida

Uso Opera.

Já testei quase todos, tentei mudar várias vezes, mas sempre volto pro Opera. Fiquei totalmente dependente da barra lateral que me dá acesso rápido e fácil ao histórico, favoritos, mensageiros… Conversor de moedas, calculadora e popup de pesquisa integrados é emocionante pra quem gosta de economizar cliques rs. É um dos navegadores que consomem menos recursos da máquina e tem uma interface é bonita e confortável. Confesso que me irrita profundamente o problema dele com Widevine (DRM) que a empresa insiste em não consertar para a plataforma linux. Sempre preciso ajustar os plugins e codecs manualmente. Ah, e não ser capaz de sincronizar as extenções também é outro ponto negativo.

Vivaldi: estou tentando migrar para ele. É totalmente standalone, muiltiplataforma, completasso em recursos e configurações e ultimamente tem conseguido gerir bem o hardware, mas ainda não acho tão leve quanto o Opera.

Chrome: sinceramente tô nem aí pra esse lance de privacidade pq acho que é algo praticamente inexistente na web… estamos cercados de cookies e rastreadores de propaganda. E outra? Vou ter medo de que? Aqui pra nós, pra fazer algo de ilegal, tem o Tor pra quem quiser instalar. Meu problema com o Chrome é que ele toma RAM de canudinho e com outros browsers posso fazer exatamente o mesmo consumindo menos recursos.

Firefox: eu gosto sempre de ter ele aqui instalado de prontidão pra qualquer possível problema, pois se ele tem algo louvável é a compatibilidade com qualquer site que queira abrir.

Brave: só seria interessante pra mim se eu trabalhasse com criptomoedas, como não é o caso, pra mim ele acaba sendo o mais do mesmo.

Edge: estão dizendo por aí que ele está leve e bem compatível, mas quer saber… não me faz falta rs. Opera e Vivaldi pra mim se destacam em funcionalidades.

4 curtidas

Como eu uso praticamente todos os serviços vinculados a Conta Google uso o Chrome, também uso Android e o navegador já vem instalado por padrão, então não vejo por que mudar

1 curtida

Eu gosto muito do Chromium, sendo Brave o melhor, mas votei no Firefox por ser este que eu uso. Eh rapido, pratico e me atende bem o suficiente.

Eu nao gosto do chrome, pela questao da privacidade e nao me atende bem.

Porem, browser nao eh time de futebol, nao faz sentido travar uma batalha por causa disso, cada qual com seu preferido.

1 curtida

Minha resposta é: EDGE

Após muito tempo com o Google Chrome, e vendo que ele estava fazendo meu antigo notebook de gato e sapato, optei por utilizar o Firefox, que é uma ótima opção, mas não foi o ideal para mim.

Dentre os principais problemas que eu encontrei no Firefox, posso dizer que o principal era a sincronização, que não carregava meus ícones após instalar uma nova distribuição (algo que era bastante frequente para mim).

Por quase sempre ter uma partição com Windows 10, ou utilizá-lo em outros locais, eu vivia simpatizando com o MS Edge, mesmo antes de sua mudança com o Chromium e ao saber que uma versão para Linux estava a caminho, preparei a migração.

Ao utilizá-lo no Windows, percebia o quão otimizado o navegador é em relação ao chrome, além de ser visualmente mais bonito (minha opinião).

Fazem alguns meses que ele vem sendo o padrão e não me arrependo de minha escolha, mas vez ou outra utilizo o Chrome ou o Firefox para algumas atividades.

2 curtidas

Já usei muito o Firefox. Acho ótimo.

Mas não dá para usar Firefox, uma hora, e Chrome 5 minutos depois.

Quem precisa de sincronização, é obrigado a escolher só um ─ e ficar preso nele, até que mude de ideia, faça a migração de tudo… e fique preso no outro.

2 curtidas

Mais uma vez, fico feliz de ter várias distros ─ sempre em dualboot (nunca em VM).

No momento, “buntus” 18.04 (KDE Neon, Mint + KDE) estão com uma versão obsoleta do youtube-dl.

Várias distros estão com versões obsoletas do speedtest-cli.

Por essas e outras, no momento Debian testing, Fedora, Mageia e MX Linux estão as minhas distros mais funcionais.

2 curtidas

Também estou usando o Debian testing aqui.

2 curtidas

É uma ótima distro. Uso desde Outubro 2016 ─ 4½ anos ─ e nunca me deu problemas.

(Verdade que suei 7 anos ─ de 2009 até 2016 ─ sem conseguir domar um “simples” Debian stable… Mas a gente acaba aprendendo).

1 curtida

Edge: leitor de PDFs, só por isso

1 curtida

Eu não ligo pra isso. O bloqueador de anúncios é legal, mas instalando Ublock origin, torna-se desnecessário. Contudo a sincronização dele me ganhou, é excelente!

3 curtidas

Acho que o Ublock Origin supera qualquer adblock nativo.
Em relação a sincronização, o grande problema do Brave é que não é baseado na nuvem, ou seja, desinstalou, perdeu. Entendo que não ter sincronização na nuvem sai da proposta do browser que tem como política o máximo de privacidade, mas pra mim, me prejudica bastante em versatilidade e praticidade.

4 curtidas

Entendo seu caso… mas as senhas, que são o principal, ficam no Bitwarden. E como tá sincronizado com o celular, a chance de eu perder o laço entre eles é mínima: seria muito acidente ter de formatar o pc e o celular ao mesmo tempo, não?

3 curtidas

Particularmente, me sinto mais confortável sabendo que meus dados possuem um backup mais garantido rs. Tanto o Opera quanto o Vivaldi possuem verificação em duas etapas com criptografia… me sinto bem seguro com isso.

2 curtidas

Pessoal citando como vantagem sincronização e adblock como se 99% dos browser não tivesse isso kkk.
Adblock = Ublock Origin (Roda em todos os grandes navegadores: Chrome, Opera, Firefox, Vivaldi, Brave etc etc etc)
Sincronização: Tem em todos os populares como Chrome, Opera, Firefox, Vivaldi.
“Ah mais o Chrome tem integração com os sites do Google.”
Sério? Que integração é essa? Logar no google.com e abrir todos os sites google já logados? Um Google Drive aberto no Chrome é diferente de um aberto no Firefox? Não! Francamente nunca entendi essa tal de “integração”. Até porq Google drive, Youtube, Google Keep, Google Docs são Web Apps e devem rodar em qualquer navegador (descartando aqueles exóticos que ninguém sabe de onde saiu kk).

5 curtidas