Não sei vocês, mas apesar de ser usuário fiel de um navegador, estou sempre de olho e testando outras novidades, afinal, se tem algo de muito bom que tem na concorrência é essa briga entre eles que nos beneficia com inovação.
Em um computador, passamos a maior parte do tempo usando o navegador e por conta disso, desenvolvedores tem inserido mais e mais funcionalidades neste tipo de aplicação que é o ambiente principal da maioria de nós, sejamos gamers, programadores, curiosos ou usuários básicos.
Tá, mas no meio dessa briga de browsers, qual o melhor pra você? Também seria legal um comentário com o porquê, os prós e contras.
Eu, infelizmente, fiquei dependente do Google Chrome pelo fato do DevTools do mesmo funcionar melhor para mim. Foi até o principal motivo pelo qual deixei o Arch Linux, afinal, não considero seguro instalar um navegador via AUR e o chromium perdeu a sincronização com a conta google.
Gosto do Firefox porque tem ótimo suporte a GPU e a qualidade de renderização da página tanto no Windows quanto no Linux são superiores a dos navegadores base Chromium. Ao meu ver ele só perde no consumo de recursos onde nevagadores base Chromium são superiores e vão trabalhar melhor com muitas abas abertas sem apresentar lentidão.
Integração com os serviços Google e suas tecnologias
Disponível na maioria dos sistemas operacionais
Segurança reforçada
Alta gama de extensões disponíveis
“Você não liga para privacidade?”
Sinceramente, prefiro trocar privacidade por comodidade. Tenho todas as minhas senhas salvas, fácil acesso aos serviços, velocidade satisfatória e segurança garantida. E vamos combinar, computador privativo é aquele desligado.
O Firefox não o substitui?
Sem dúvidas é uma alternativa incrível. Although, pelo fato de todas as minhas senhas estarem salvas em minha conta Google, e alguns gafes no tema, prefiro permanecer no Chrome.
Eu uso muitos serviços Google, além de gostar das coisas já estarem prontas para o uso (Netflix), o Chrome faz mais sentido para o meu uso.
Já usei o Chromium anos atrás, muito bom também, mas apenas algumas vezes eu não conseguia fazer o Avidemux funcionar para assistir Netflix, por isso a preferência pelo Chrome.
Já testei quase todos, tentei mudar várias vezes, mas sempre volto pro Opera. Fiquei totalmente dependente da barra lateral que me dá acesso rápido e fácil ao histórico, favoritos, mensageiros… Conversor de moedas, calculadora e popup de pesquisa integrados é emocionante pra quem gosta de economizar cliques rs. É um dos navegadores que consomem menos recursos da máquina e tem uma interface é bonita e confortável. Confesso que me irrita profundamente o problema dele com Widevine (DRM) que a empresa insiste em não consertar para a plataforma linux. Sempre preciso ajustar os plugins e codecs manualmente. Ah, e não ser capaz de sincronizar as extenções também é outro ponto negativo.
Vivaldi: estou tentando migrar para ele. É totalmente standalone, muiltiplataforma, completasso em recursos e configurações e ultimamente tem conseguido gerir bem o hardware, mas ainda não acho tão leve quanto o Opera.
Chrome: sinceramente tô nem aí pra esse lance de privacidade pq acho que é algo praticamente inexistente na web… estamos cercados de cookies e rastreadores de propaganda. E outra? Vou ter medo de que? Aqui pra nós, pra fazer algo de ilegal, tem o Tor pra quem quiser instalar. Meu problema com o Chrome é que ele toma RAM de canudinho e com outros browsers posso fazer exatamente o mesmo consumindo menos recursos.
Firefox: eu gosto sempre de ter ele aqui instalado de prontidão pra qualquer possível problema, pois se ele tem algo louvável é a compatibilidade com qualquer site que queira abrir.
Brave: só seria interessante pra mim se eu trabalhasse com criptomoedas, como não é o caso, pra mim ele acaba sendo o mais do mesmo.
Edge: estão dizendo por aí que ele está leve e bem compatível, mas quer saber… não me faz falta rs. Opera e Vivaldi pra mim se destacam em funcionalidades.
Como eu uso praticamente todos os serviços vinculados a Conta Google uso o Chrome, também uso Android e o navegador já vem instalado por padrão, então não vejo por que mudar
Após muito tempo com o Google Chrome, e vendo que ele estava fazendo meu antigo notebook de gato e sapato, optei por utilizar o Firefox, que é uma ótima opção, mas não foi o ideal para mim.
Dentre os principais problemas que eu encontrei no Firefox, posso dizer que o principal era a sincronização, que não carregava meus ícones após instalar uma nova distribuição (algo que era bastante frequente para mim).
Por quase sempre ter uma partição com Windows 10, ou utilizá-lo em outros locais, eu vivia simpatizando com o MS Edge, mesmo antes de sua mudança com o Chromium e ao saber que uma versão para Linux estava a caminho, preparei a migração.
Ao utilizá-lo no Windows, percebia o quão otimizado o navegador é em relação ao chrome, além de ser visualmente mais bonito (minha opinião).
Fazem alguns meses que ele vem sendo o padrão e não me arrependo de minha escolha, mas vez ou outra utilizo o Chrome ou o Firefox para algumas atividades.
Mas não dá para usar Firefox, uma hora, e Chrome 5 minutos depois.
Quem precisa de sincronização, é obrigado a escolher só um ─ e ficar preso nele, até que mude de ideia, faça a migração de tudo… e fique preso no outro.
Eu não ligo pra isso. O bloqueador de anúncios é legal, mas instalando Ublock origin, torna-se desnecessário. Contudo a sincronização dele me ganhou, é excelente!
Acho que o Ublock Origin supera qualquer adblock nativo.
Em relação a sincronização, o grande problema do Brave é que não é baseado na nuvem, ou seja, desinstalou, perdeu. Entendo que não ter sincronização na nuvem sai da proposta do browser que tem como política o máximo de privacidade, mas pra mim, me prejudica bastante em versatilidade e praticidade.
Entendo seu caso… mas as senhas, que são o principal, ficam no Bitwarden. E como tá sincronizado com o celular, a chance de eu perder o laço entre eles é mínima: seria muito acidente ter de formatar o pc e o celular ao mesmo tempo, não?
Particularmente, me sinto mais confortável sabendo que meus dados possuem um backup mais garantido rs. Tanto o Opera quanto o Vivaldi possuem verificação em duas etapas com criptografia… me sinto bem seguro com isso.
Pessoal citando como vantagem sincronização e adblock como se 99% dos browser não tivesse isso kkk.
Adblock = Ublock Origin (Roda em todos os grandes navegadores: Chrome, Opera, Firefox, Vivaldi, Brave etc etc etc)
Sincronização: Tem em todos os populares como Chrome, Opera, Firefox, Vivaldi.
“Ah mais o Chrome tem integração com os sites do Google.”
Sério? Que integração é essa? Logar no google.com e abrir todos os sites google já logados? Um Google Drive aberto no Chrome é diferente de um aberto no Firefox? Não! Francamente nunca entendi essa tal de “integração”. Até porq Google drive, Youtube, Google Keep, Google Docs são Web Apps e devem rodar em qualquer navegador (descartando aqueles exóticos que ninguém sabe de onde saiu kk).