Atualmente estou dividido entre o Vivaldi (por ser personalizável e ter muitos recursos) e o Chrome (por ser da Google, e ter a melhor integração com os serviços google e por ser mais rápido, principalmente no Windows…)
Exato. O único diferencial é se você tiver favoritos, histórico e senhas salvos em sua conta por meio de sincronização com sua conta da Google, mas fora isso, é a mesma coisa do que os demais. Ademais, você sempre pode estar importando essas informações do Chrome para o Firefox, por exemplo, e passar a utilizar uma conta da Mozilla para sincronizar essas informações. Claro, a vantagem no caso da Google é poder ter uma conta para fazer tudo, mas até isso é um baita de um tiro no pé, porque se a conta for comprometida, você está com um baita problema nas mãos.
Opera e seus derivados seguem outro caminho.
O melhor recurso do Edge para mim é o sintetizador de voz integrado.
Firefox.
Além da solução de privacidade que é algo que tem ganhado cada vez mais importância (e digo que muitos entenderão os espelhinhos só quando for tarde demais), é a integração com algumas soluções porcas de hardware e/ou software, como tokens, sistemas governamentais etc, que são uma demanda do meu trabalho.
No Firefox, com jeitinho tudo se resolve. Nos demais não. A única coisa que me irrita muito na raposinha são PDFs longos. Quando tem um, prefiro baixar a ler online.
o firefox com umas extensões fica muito bom, o brave é realmente muito bom, mas não gostei do sistema de sincronização, além de não poder portar senhas e favoritos pra outro navegador
Eu gostei muito do Vivaldi, mas no final das contas voltei para o Firefox mesmo. Tenho curiosidade de experimentar o Icecat (que pelo o que entendi, é um GNU do Firefox) ou aqueles que privilegiam texto como o Links2, mas ainda não consegui instalar nem usar nenhum dos dois.
Atualmente Opera é meu queridinho, a barra lateral com as opções de configurar Whatsapp, Instagram, Telegram fazem bem seu papel.
Sem contar que tudo flui muito bem e é um belo navegador minimalista.
Eu prefiro o firefox. Por quê? Basicamente saí pra testar ele enão consigo usar outra coisa. A algo no browser da mozilla que me faz gostar mais dele, mais não sei bem o que
Acho que não há motivo para desconfiança. Instalar o Chrome pelo AUR é o mesmo que você baixar o .deb do site oficial, extrair e reempacotar no formato Arch, só que de forma automatizada. Além disso o PKGBUILD é público, e você pode conferir se é isso mesmo que ele faz.
Concordo que seja teoricamente a mesma coisa que baixar o .deb do site oficial, extrair e reempacotar no formato Arch, só que de forma automatizada. O que me preocupa é, justamente, a parte da automação, que é feita através de um PKGBUILD. O fato do PKGBUILD estar aberto não é o suficiente para garantir a segurança, a pessoa precisa entender integralmente o que está ali, o que demanda tempo e conhecimento, precisa fazer diversos testes com tudo que está ali dentro numa máquina virtual e monitorar o comportamento. Como ainda não fiz todo este processo no PKGBUILD que contém as informações de compilação dos pacotes necessários para a instalação do chrome, ainda me é inseguro. Sem contar que o mantenedor do pacote muda, como já aconteceu desde que comecei a usar o Arch, e todo este processo de examinação do PKGBUILD terá que ser refeito.
Enfim, se você já fez todo este processo e puder mostrar os resultados aqui em prol de garantir a segurança dos usuários e se comprometer em avisar e refazer todo os processo caso o mantenedor venha a mudar, seria um trabalho sensacional. Esse não é um processo recomendado por mim, é recomendado pelos desenvolvedores do Arch Linux. Segurança é coisa séria.
Utilizo o Firefox desde…Não lembro. Gosto do Firefox pois é um navegador independente do Google e grandes corporações. Não gosto do Chrome mas o tenho instalado para quando preciso usar o Meet. Não sei por qual motivo, mas faz um certo tempo que não consigo selecionar qual tela quero transmitir no Meet, quando uso o Firefox. No Chrome, isso funciona.
Não vejo muito sentido em usar o Chrome pois ele é fechado e dá monopólio a Google, o que a meu ver é ruim.
Compreendo os motivos que você citou. É importante ter segurança da fonte de onde instalamos um programa.
Mas eu disse isso porque, além de o PKGBUILD ser público, ele é um dos pacotes mais populares do AUR. E é claro que se porventura aparecer alguma coisa errada ali alguém vai reportar.
Não, na verdade eu não uso o Chrome. Mas aqui está o link do PKGBUILD:
https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/tree/PKGBUILD?h=google-chrome
É um script com pouco mais de 60 linhas. Pelo que eu li nele o que ele faz é basicamente isso, baixar o .deb do Chrome, desempacotar e desempacotar no formato do Arch.
Mas mesmo assim, cada um tem seus próprios padrões de segurança, eu entendo. Uma outra opção seria:
- Criar um script para procurar a versão mais recente do Chrome.
- Copiar esse PKGBUILD, fazer umas modificações nele, e usá-lo em conjunto com o primeiro. Sempre que o primeiro script encontrar uma atualização, você roda o segundo para atualizar.
É apenas um exemplo, eu nunca fiz, mesmo porque não uso o Chrome. Mas acho que não seria muito complicado.
Vieb não o acho o melhor, mas é interessante
Não entendo porq usar o Chrome pra usar o Meet. o Meet funciona no Firefox.
O motivo dele está escrito na resposta:
Entendi. Fiquei curioso. Isso é porq o Firefox não consegue mesmo fazer isso ou é um caso isolado?
Eu tinha problemas no ano passado ao utilizar o Google Meet pelo Firefox, tanto esse que ele falou quanto outro de eu não conseguir escolher a câmera (eu uso DroidCam por ter uma qualidade melhor).
Adoro o Opera, mas andou bugando no Windows. Continua reinando absoluto em meus celulares.
No Windows alterno o Edge com o Firefox.
Nas distros, uso Firefox e Vivaldi ─ navegador que me tem impressionando pela qualidade e rapidez.
Integração continua interdispositivos é inegável que a da Google é muito superior