Achei esta uma alternativa bem interessante. Você roda um sistema atualizado, seguro e estável, porém o fabricante dá o seu toque de personalização.
É uma solução que considero bastante satisfatória.
Eu tenho minhas reservas quanto a isso, mas, precisaria testar uma máquina para poder ter uma opinião final.
Bom, diferente de muita coisa que li de quem comprou notebook com esse sitema no passado, ao menos agora deve suprir as questões mais cotidianas, não sei para alguém mais avançado nesse SO. Mas por enquanto estou satisfeito e mais tranquilizado com o feedback que recebi aqui. Obrigado!
Tente usar Flatpak que você pode instalar programas atualizados no Debian Stable sem nenhuma dificuldade. Ele funciona normalmente com o Programas do GNOME.
Pois é, eu vi que ele conseguiu atualizar até o momento em que a versão do Debian tinha suporte, depois teve que partir para outra distribuição. Eu achei que era recente, mas essa situação foi em 2020 ou um pouco antes.
É apenas o Debian com um tema personalizado.
Olá, comprei hoje um Lenovo Ideapad 3i i3-1115G4, ao que tudo indica e como já relatado por outros, é um Debian 11. Veio com Firefox 91.9, Libreoffice 7.0.4.2. E com atualizações disponíveis que ainda irei fazer.
Editando para complementar. Esse papel que o Davi postou vem dentro da caixa no notebook e diz Satux, mas no sistema não há nenhuma menção ao nome Satux, o que aparece escrito é Lux Linux
Linux mylenovo 5.10.0-14-amd64 #1 SMP Debian 5.10.113-1 (2022-04-29) x86_64 GNU/Linux
# Sources.list gerada automaticamente
deb http://deb.debian.org/debian/ bullseye main contrib non-free
deb-src http://deb.debian.org/debian/ bullseye main contrib non-free
# This system was installed using small removable media
# (e.g. netinst, live or single CD). The matching "deb cdrom"
# entries were disabled at the end of the installation process.
# For information about how to configure apt package sources,
# see the sources.list(5) manual.
total 0
PRETTY_NAME="Lenovo Lux GNU/Linux (0.0.9-alpha-202204)"
NAME="Lenovo Lux GNU/Linux"
VERSION_ID="alpha"
VERSION="0.0.9-alpha-202204"
VERSION_CODENAME=alpha
ID=lux
HOME_URL="https://www.lenovo.org/"
SUPPORT_URL="https://www.lenovo.org/support"
BUG_REPORT_URL="https://bugs.lenovo.org/"
Muito obrigado por compartilhar estas informações @joaisbn, creio que não restam mais dúvidas.
O “Satux” atualmente nada mais é que um “tema” que a Lenovo usa.
Entrei na onda do CSI tbm kkk.
Se entendi bem o antigo Satux Linux virou o Lenovo Lux.
O Lenovo Lux parece ser uma versão customizada do Linux Debian para notebooks e desktops.
Nesse link eles estão tentando assinar o bootloader UEFI para não precisar desativar o Secure Boot caso distribuam a distro:
Download em:
Não entendo porque simplesmente não colocam o Ubuntu LTS ou o próprio Debian, são distribuições prontas com ampla documentação e fácil achar alguma “ajuda” na internet, mais não tem que inventar essas parafernálias que no final terá o mesmo fim de outras distros desse tipo e de quebra prejudicando a imagens o Linux.
Debian eu não sei, mas o Ubuntu creio que pagariam algo pra certificação da Canonical, porque a Canonical não deixaria por exemplo que instalassem, comercializassem e distribuíssem seu sistema sem ao menos conferir se o sistema tem rodado adequadamente. Imagina por exemplo máquinas da Lenovo ter o mesmo problema que tenho nos Vaio, que é o touchpad não funcionar adequadamente…
Eu sendo a Lenovo, distribuiria com Ubuntu mesmo; tal como Dell e outras empresas fazem, mas como o intuito é só “baratear” e vender para que os clientes mudem o sistema, eles não se importariam se o mesmo não funcionasse.
Eu tive CCE com Satux, o sistema pra época era bem bonito, mas minha unidade nem os repositórios funcionavam, nunca conseguir atualizar o Satux 1.8.
O que acham de mandar e-mails aos fabricantes e sugerir que incluam o TigerOS como distro Linux oficial?
Cara, certamente tem “maracutaia” nisso, e alguém lucra por supostamente criar ou dá suporte a estas joças que instalam em OEM. Se duvidar o LUX aí é mantido por alguma empresa ou instituto, e tem algum contrato com a Lenovo, por exemplo. Ou vc é uma empresa, que participa de licitações governamentais, já teve ou mantem algum contrato com alguma destas empresas de hardware, ou é impossível disso acontecer.
É mais fácil criar uma empresa de faixada, e entrar em alguma disputa licitatória; é só ter os contatos certos, subornar alguém e logicamente, superfaturar os contratos.
uma boa ideia,acho que seria legal isso,se pelo menos eles trocarem esse satux horrivel
Lembro de algo semelhante anos atras envolvendo a nossa “Grande Positivo” com computadores que vinha com uma distros Linux que sequer era identificável nas escolas. Eles vinham com Linux porque era uma exigência do governo isso em meados de 2004. Tempos depois começaram a colocar o kurimin.
Positivo sempre foi parceira da Conectiva/Mandriva. Agora com Poli Linux, embora coloque Debian também.
Nunca vi e nem poderia, pois era exigência que a distro tivesse uma empresa responsável pelo suporte.
Nunca vi e nem poderia, pois era exigência que a distro tivesse uma empresa responsável pelo suporte
Provavelmente o responsável instalava o Kurumin por conta.
Tentar entender alguma “lógica”, de uma ou várias empresas, no âmbito do capitalismo, parece coisa de “ir à caça dos tais patos bravos” – que ninguém jamais teve certeza de que existem, naquele lugar, e naquele momento.
Sei que nenhum blog, portal etc., que queira “obter resultados”, deve questionar qualquer “paradigma” da safadeza do capetalismo – e percebo claramente que isto se aplica a qualquer blog, portal etc., relacionado com “o Linux”. – Temos de enfrentar o tal do “Windows”, pero sin hablar francamente, jamás!
Como “jornalista” (empregado), desde os anos 1970 compreendi que meu limite era o “Departamento Comercial”. – O “xornalista” pode expor todas as verdades que descobrir – desde que não “perturbe” os “negócios” do xornal.
Se pudermos, todos nós, perceber esta “limitação xornalística”, não teremos nenhuma dificuldade em compreender que “absolutamente todos” os “comentadores” da “Tecnologia” precisam “se conter”.
Todo o “universo da informação” – seja sobre “Linux”, ou sobre qualquer outro assunto – está sujeito a “pressões”.
Vá alguém tentar “falar o que não deve” – e aí, só posso lembrar o famoso “manda quem pode, obedece quem tem juízo” – e desaba o teto sobre o pobre coitado.
A gente pode elocubrar mil teorias sobre “ain, vou escapar da falta de privacidade” – mas a verdade é que ½ dúzia de corporações “punem” qualquer blog, site etc. que ouse m1jar fora do p³nico! – Vai fazer o quê? Tentar “criar um modelo de negócio”… fora da web “oficial”…?
Não existe espaço para falar tudo o que precisaria ser dito. – Podemos, no máximo, criticar alguma picaretagem aleatória – desde que só atinja alguma empresa de 5ª categoria… Tipo, alguma “pé-de-chinelo”.
O máximo que podemos fazer, a essa altura, é alterar o título do tópico para, “Em pleno 2024”…
… e assumirmos a certeza de que estamos, só, perdendo tempo.
Porque criar uma distribuição customizada do Linux (interna na empresa) ?
- Necessidade de instalação em diversas máquinas (empresas ou setor público)
- Instalação de drivers (módulos do kernel) que não vem por padrão em distro comuns (módulos DKMS por exemplo)
- Instalação de kernels especificos
- Disponibilização de atualização especificas com repositórios próprios
- Aplicação de temas, aplicativos, bibliotecas e frameworks com uniformidade
- Aplicação de politicas de TI uniformes
- Sobreposição de pacotes por outros mais compativel com hardware ou politicas da empresa
- Aprendizado
Por exemplo, tem algumas escolas que ganharam um Notebook Lenovo BS145-15IIL com Windows. Porém quando eu formatei para o Ubuntu 22.04 LTS o touchpad não funcionava mais, tive que fazer um downgrade do kernel e instalar um driver KDMS para o wifi.