Em pleno 2022, precisamos falar sobre o Satux Linux

Eu achei muito estranho isso, mas esses dias eu estava vendo uns PC’s fracos da lenovo tipo Celeron e tal no site vindo com o Ubuntu, estou presumindo que eles trocaram. O meu note, por exemplo veio com o mandriva 2010 da positivo modificado (base rpm), rodei várias distribuições durante 10 anos de uso dele e cheguei no fedora. A garantia do meu note veio somente sobre a peça a ser trocada.

Poderia ter baixado o Ubuntu, é tão funcional quanto o windows, além disso tem o fedora que roda muito bem no lenovo ( sei disso porque meu sobrinho fez dualboot no Pc da irmã dele, pois o note dele tá com problema).

A lenovo mandar o notebook com Satux com os repositórios zuados é no minimo uma falta de respeito com o consumidor final. Recebi o notebook Lenovo 4 dias depois do Bullseye ter sido lançado oficialmente, ou seja, enquanto ainda estava em testes o note ja tava em transporte a mó cota, com os repositórios todos apontando pra os pacotes de test. Quando dei um apt update e upgrade, crashou o sistema todo, daquele jeitinho Debian que a gente conhece. Eu usei Debian por 8 anos e foi de boas corrigir, mas na hora imaginei a primeira experiência frustrada que várias pessoas iniciantes podem ter.
Eles deveriam mandar uma distro mais amigavel para usuário final. Mas se eles vendem note Linux com a ideia de que seja para um usuário experiente, no minimo informar no manual que trocar uma distro Linux por outra não vai perder a garantia…

1 curtida

É fogo, comprei esse mesmo notebook e tive essa mesma experiência. no meu caso dei update e upgrade e o sistema crashou. simplesmente nao iniciava mais, tudo preto. Como uso Linux a muitos anos foi de boas corrigir, mas eu pensei justamente na experiência de usuário final que não quer passar a noite toda corrigindo pacote quebrado em sistema e tals. Eles poderiam por um Linux muito mais simples para uso e sem cobrar mais

1 curtida

Mas tanto no Debian Bullseye quanto agora no Arch Linux esse Lenovo Ideapad Gaming ta rodando muito bem os jogos. a versão I7, 16GB, GTX 1650 to rodando assim:
GTA V 140 - 180 FPS, geralmente eu cravo nos 60
Cyberpunk e The Witcher 3 - cravei nos 60
Farcry Primal -140… acho que não joguei nada mais pesado do que isso. WOW é leve e roda até em calculadora aodjaoidjas.

Consegue falar com este seu amigo para se ele topa compartilhar estas informações com a gente?

:vulcan_salute:

1 curtida

$ ls -l /etc/|grep release
lrwxrwxrwx 1 root root 21 set 3 09:10 os-release → …/usr/lib/os-release
$ cat /usr/lib/os-release
PRETTY_NAME=“Debian GNU/Linux 11 (bullseye)”
NAME=“Debian GNU/Linux”
VERSION_ID=“11”
VERSION=“11 (bullseye)”
VERSION_CODENAME=bullseye
ID=debian
HOME_URL=url suprimida
SUPPORT_URL=url suprimida
BUG_REPORT_URL=url suprimida

1 curtida

Ano da tecnologia… brincadeiras a parte, isso é muito vergonhoso pois mancha a imagem do Linux para notebooks, muita gente pensa que o Linux tá lá só pra baratear o produto e primeira coisa que fazem é instalar windows pirata, espero que a Lenovo pare com isso e coloque uma distro séria como Ubuntu ou até o Pop!_os.

O Satanux,foi feito justamente pra Queimar o filme dos Sistemas Linux,pra fazer o cara correndo instalar o Windwos por Cima…Pra mim é uma falta de Respeito da CCE,nome muito feio por sinal,pelos usuários domésticos de Desktop,que poderiam estar navegando seguros pela internet,com suas senhas de root protegidas,sem vírus e sem malwares pra desktop.Enfim,ele,aquele Polilinux,e tinha um outro Lixo nos anos 90 o Fenix OS,todos eles sério mesmo,me deram uma idéia errada sobre Linux no Passado,só quando eu me apaixonei pelo Kurumin ,que realmente minha trajetória com Linux Começou,Valeu Morimoto.

1 curtida

Meu pai comprou um computador da Lenovo com Linux, adivinha com qual distribuição veio…

…veio com Debian 11, na verdade :thinking:

Recebemos com os manuais esse papel dizendo que o Satux vem instalado no computador, mas segundo o instalador do Ubuntu, o que estava instalado na verdade era o Debian 11:

Será que era uma versão atualizada do Satux baseada no Debian 11? Nunca saberemos, porque eu iniciei o computador pela primeira vez direto desse pendrive com Ubuntu (não tava muito afim de testar esse Satux)

1 curtida

Só tinham 2 projetos sérios naquela época: Mandriva e FeniX System.

Kurumin e Mandriva,pra mim apenas esses,se esse Fenix System que voce tá dizendo era o Fenyx aquele que vinha um papel de parede de uma duna de areia azul,com a lua e o simpbolo era um pássaro,é esse mesmo que eu fiz a critica.
Eu nunca usei Conectiva,e nem Mandriva,mas falavam muito bem deles na época.

Talvez vc tenha usado uma versão + antiga.

Era um Linux que o cara tinha que pagar,quando eu vi isso eu pensei - isso aqui foge da proposta do(eu falava na época GNU/Linux)
que que eu fiz…
instalei o Windows XP

Na verdade, todas as máquinas vendidas pelo programa Computador para Todos, eram “pagas”. Mais especificamente, o suporte por telefone/e-mail era pago. Era uma exigência do projeto, pois as pessoas precisavam de suporte, não existia do Dio+ na época.

12187819_569208106563793_9212535268252067151_n

Era o famoso"é o que tem pra hoje"da época,de um lado um sistema que era ruim,e pago,o outro,o que já veio pago mas na época era o bom…
Hoje eu só uso Linux.

1 curtida

Muito provavelmente é uma “distro skel” uma distro que é só um set de arquivos em /etc/skel

2 curtidas

O Satux é simplesmente um Debian Stable 11 com quase nenhuma customização (apenas o GNOME, Firefox e LibreOffice instalados).

Uma prima veio com um notebook da Lenovo dizendo que ela não sabia usar o sistema. Eu tava meio despreparado na hora, mas vi ser um Debian 11 e simplesmente instalei o Dash to Panel do repositório, o Flatpak e, dele, o Google Chrome, Telegram, WhatsApp Desktop e devolvi para ela.

Acho que valeria a pena um vídeo de como torná-lo usável. Quem sabe até uma alma penada da equipe do Satux usa o vídeo para melhorar o sistema.

Olá, pessoal. Eu comprei nesta semana um lenovo ideapad 3 12gb ram com rayzen 5 e o preço estava realmente muito atrativo. Para minha surpresa, após comprar e sentir dificuldades em atualizar o sistema e softwares, até porque nunca fui experiente em SO linux, vi a fatídica matéria do cara que comprou um notebook com satux que era inútil. Mas após um tempo pesquisando, eu consegui fazer todas as atualizações pendentes via terminal, instalei diversos programas que preciso e até instalei e rodei CSGO com os gŕaficos no máximo. Eu havia pensando em devolver o notebook de imediato quando vi a pagina do ‘reclame aqui’, mas além de não conseguir outro com essa configuração e faixa de preço, eu consegui fazer de quase tudo nele. O que tive dificuldade, mas que resolvi hoje, foi atualizar o SO que estava pedindo, mas dava um erro do tipo “the following packages have unmet dependencies”. Mas depois de dar um “sudo apt full upgrade” consegui instalar e a notificação sumiu. Quando tento ver a versão do linux que estou usando aparece o seguinte:

“lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Debian
Description: Debian GNU/Linux 11 (bullseye)
Release: 11
Codename: bullseye”

Então fica minha pergunta final, afinal eu tenho um linux satux que de alguma forma incorporou o debian que me permite atualizar e instalar os programas basicos que preciso, ou eu ainda não descobri os problemas reais desse linux e vai me trazer dor de cabeça mais tarde?

obs: mas com o notebook veio uma folha com a senha padrão do sistema satux, aparece satux quando ligo o pc, mas a versão do SU nas configurações e via terminal aparece Debian 11.

1 curtida

Ao que tudo indica, nas versões mais recentes a Lenovo criou uma espécie de “tema Satux” que ela joga sobre uma instalação Debian. Então, em tese você tem um Debian com algumas coisas mexidas.

:vulcan_salute:

4 curtidas