Em pleno 2022, precisamos falar sobre o Satux Linux

Em pleno 2022, precisamos falar sobre o Satux Linux - Diolinux

O que há por trás do Satux Linux? Uma distribuição brasileira derivada do Debian estável que foi descontinuada, mas continua “circulando”.

6 curtidas

Não faz sentido nenhum não usar uma distro atual, que é muito mais fácil de usar, tem loja de apps e etc… Podia colocar um Linux Mint, Ubuntu, PopOS, Fedora, ou qlq outro projeto que além de atual vai se manter ativo por muito tempo

2 curtidas

Um detalhe:

Se você recebeu um termo de garantia, leia cuidadosamente para saber se a instalação de outro sistema operacional faz ou não perder a garantia.

Isso não pode invalidar garantia de Hardware, apenas algum serviço (que eu duvido que existe) de nível software, se vc tiver algum problema de hardware o máximo que podem exigir é testar no Satux pra ver se funciona

2 curtidas

Essa semana eu termino uma série de videoaulas, mostrando o uso básico para integrar a minha distro. Aí poderei contactar a Lenovo, oferecer parceria.

1 curtida

Eu ainda tenho saudades desta joça kk, e até gosto do logotipo e nome “Satux”. Como alguns aqui já sabem, meu primeiro PC foi um CCE, veio com o Satux 1.8; era muito ruim, de tão ruim, aprendi o que era Linux por conta deste sistema mequetrefe. É muita sacanagem, pra não dizer outra coisa, uma fabricante enviar em pleno 2022 um sistema que lá pra meados de 2008, sei lá que ano foi, já não prestava. E é isso que me deixa perplexo, como um Big Linux ou RegataOS da vida não vem pré instalado e um sistema descontinuado a anos vem.

2 curtidas

A matéria está baseada em mais achismos do que verdade.
O Satux Linux recebe as atualizações e programas do Debian, de forma igual ao que ocorre no Arch Linux. Ou seja, é usável mesmo em 2022.
Pra ter ideia, ao dar um ‘uname -a’ a distribuição é identificada como Debian, só não sei se o Testing ou Unstable. Ou seja, é apenas um Debian.
Já ajudei a quem comprou computador com Satux recentemente. Orientei a instalação de outro Linux, mas o cara por conta própria descobriu que era um Debian e passou a usar os comandos do Debian, e simplesmente conseguiu atualizar e instalar programas.
Eu só não acho viável distribuir um Debian assim sem ao menos um manual.

Mas essa questão de não estar vindo com outra distribuição é por questões legais. Não é tão simples colocar Ubuntu, Mint e outros pois existem contratos de distribuição mesmo quando é Linux. Algumas distribuições como o Ubuntu, e mesmo o Mint, não tem presença em território nacional, e quando há os contratos são tão caros ou mais se comparados a distribuir o Windows.

2 curtidas

Olha, de onde vc tirou que ele recebe updates? Internet a fora ninguém conseguiu atualizar ele, os poucos que eu achei (2 pra ser mais específico) trocaram a sources.list e sinceramente não é nem um pouco trivial fazer isso

6 curtidas

Limpei tudo. Instalei Windows 10. Atualizei para o 11. Todos os serviços de suporte da Lenovo funcionam, inclusive garantia de hardware e suporte de software. Você só precisará em um primeiro momento ter um mouse e Wi-Fi USB. Depois instala o sistema operacional e drivers windows normalmente.

A materia até q tem uma intenção boa. Mas me pergunto se alguem que vai acabar comprando uma distro sem saber q sistema vem, se vai saber pelo menos o q é um clonezilla da vida, partição recovery, quanto mais instalar qualquer outro S.O. rs

Screenshot 2022-10-17 at 07-35-53 Em pleno 2022 precisamos falar sobre o Satux Linux - Diolinux

Não tem questões legais quem impeçam fabricantes de instalar o Ubuntu em seus equipamentos, muito menos contratos. A canonical não cobra um centavo para utilizarem o Ubuntu mas oferecem suporte e demais serviços casos o cliente final queira.

A questão do Satux linux parece muito mais comodismo e corte de custo da empresa. “Vamos colocar essa joça de sistema pra não gastar com licença Windows, se o usuário quiser ele mesmo o fara”.

2 curtidas

Qual a razão da instalação do Satux?
1 - reduzir o custo da máquina
2 - mostrar aos usuários de alguma distro, q eles vendem hardware q funciona no Linux

Fatos:
1 - se vc é usuário de alguma distro, irá remover a q veio e instalar a q prefere.
2 - caso tenha adquirido a máquina com Satux, por conta do preço, irá removê-lo e instalar w10 ou 11

Em ambos os casos, pouco importa a distro, pois será removida.

1 curtida

Com base na imagem que baixamos do site da Lenovo, sou obrigado a discordar de você.

A menos que, a Lenovo faça alguma mudança nos Satux que são pré-instalados em computadores mais novos. Como você pode ver, o comando “uname -a” aqui retorna algo totalmente diferente.

Possívelmente este seu conhecido, ao alterar o sources.list criou um “frankendebian” misturando pacotes do Debian puro com os originais do Satux.

Este é o sources.list da ISO que está disponível para download no site da Lenovo.

Nos meus testes, as atualizações que ainda podem ser feitas do Jessie sequer instalam, possivelmente devido a dependências quebradas.

Outro ponto importante para citar é que o Debian Jessie teve seu suporte oficial encerrado em 2020. Utilizá-lo hoje em dia certamente é uma questão individual, mas, está longe de ser algo que possamos recomendar.

:vulcan_salute:

10 curtidas

0odia ter uma review mais detalhada desse “troço”, a review no canal quase não mostrou o sistema em si

3 curtidas

Natanael, eu gostaria de pensar exatamente como você na questão da garantia, mas não sou especialista em licenciamento e contratos de garantia. O que aprendi na vida é que eles nem sempre seguem o bom senso. Mas se você tem experiência que a troca do sistema operacional não invalidará a garantia, é uma boa notícia para os usuários.

1 curtida

Realmente, com tanto software livre por aí, a questão de drivers (e kernel) e suporte parecem falar mais alto.

Verdade, mas temos de informar ao usuário uma possível saída, mesmo que ele(a) tenha de recorrer à ajuda de uma pessoa com mais conhecimentos técnicos. O Clonezilla é um software para usuários avançados, mas pode ser a solução. No vídeo do Dio no YouTube, alguns usuários cometam essa solução.

Gente, não sei qual a realidade vivida por todas as pessoas com esse SO, mas posso passar minha experiência.
Tenho uma dessas máquinas com Satux que tem atualizações todos os dias, tem drivers e funciona redondinho desde o dia que chegou. É um debian como qualquer outro.

1 curtida

Pessoalmente desconfio q a ISO disponibilizada pra download não é a mesma usada pra instalar.

Olá @Igo_Marques, tudo bem contigo?

Se importaria de compartilhar algumas informações sobre o sistema conosco?

Se puder, envie os resultados dos comandos abaixo.

uname -a
cat /etc/apt/sources.list
ls -l  /etc/apt/sources.list.d/
ls -l /etc/apt/preferences.d/

O nome do arquivo abaixo pode variar entre as distros, então, sugiro usar um “ls” primeiro para ver qual é o nome certo e depois utilizar um “cat” para ler o conteúdo.

ls -l /etc/|grep release

No Pop!_OS o nome do arquivo é lsb-release

cat /etc/lsb-release

Acredito que isso já vai nos dar bastante informação sobre a base do sistema.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Gostei da matéria, é exatamente o que vivenciei. Comprei um Ideapad Gaming, achei que viria com Ubuntu, veio com o Satux. Desisti após 3 horas tentando instalar o primeiro aplicativo. Comprei o Windows 10 e rapidamente instalei meus principais aplicativos. Eu não me importaria em pagar um pouco mais caro por um Linux que não me fizesse perder horas e horas para instalar qualquer coisa

5 curtidas