Em busca da distro!

Temos alguma distro que:
Seja rooling-release mas que seja estável, não tenha quebradeiras de pacotes frequentes.
Seja base Debian (Acho que o fato de ser base debian impede isso, mas não tenho certeza.)
Tenha um gerenciador bem estruturado? Portage, pacman.
Tenho utilizado Gentoo e tem sido bem estável desde então mas certas soluções são bem chatas de se encontrar e o forum do gentoo eu acho bem ruim.
Tenho cogitado a ideia do Slackware mas certas situações parece que tem poucas soluções também.

Bom, posso fugir um pouco do que sugeriu?

Você tem opções como Void Linux e NixOS. Ambos sistemas construídos do zero, sem nenhuma base como Arch, Debian, Ubuntu etc. e podem ser montados ao gosto do usuário.

1 curtida

Eu acho elas bem interessantes.
O problema é que seus repositorios ainda faltam bastante coisas, pelo menos pelo o que leio mundo a fora… Mas nunca testei de fato.

Não faço a mínima ideia de como é o seu uso diário, entretanto olhando no site oficial do Nix, eles mostram que possuem cerca de 60 mil pacotes em seu repositório. Talvez seja uma boa dar uma pesquisada pelos repositórios dos dois sistemas e ‘caçar’ o que você tem costume de usar.

1 curtida

Me veio à cabeça o Debian Sid. Se queres uma base Debian, por que não o próprio?

4 curtidas

Levando isso em consideração, eu acho que a melhor opção que você pode encontrar seja o Debian Testing (Bookworm), ou Unstable (Sid). Eu acho que o Testing deve ser mais estável, pois os pacotes que vêm do Sid são testados por alguns dias, e comprovado que não têm bugs críticos, até serem incluídos no Testing.

Você pode ler mais informações sobre ele na Wiki do Debian:

https://wiki.debian.org/pt_BR/DebianTesting

3 curtidas
3 curtidas

Três distros que se baseiam diretamente no Debian Testing:
. Parrot OS
. Septor Linux
. SparkyLinux (uma das versões)

Existem também as baseadas no Debian Sid (Unstable):
. Nitrux
. Siduction

3 curtidas

Acabei utilizando ele mesmo.


Fiz uma instalacao minima nele.
Ficou bem eficiente ate entao, vamos ver como vai ser a longo prazo.

2 curtidas

Mas agradeço pela a ajuda e indicação de todos!!!
Certamente vou testar em breve as recomendações num dual-boot.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.