E se eu adicionasse um SSD no meu computador, como eu particionaria?

Penso que o ideal é ficar apenas com SSD, mas isso não é para agora (dei uma pesquisada rápida e um SSD de 1TB está em torno de R$1000,00…), talvez daqui a 5 anos. Por hora o mais viável é um SSD menor e um HDD para guardar as coisas.

Vamos dizer que coloco um SSD de 120GB ou 240GB no meu notebook que já tem um HDD de 1TB. Para a partição raiz / eu coloco no máximo 50GB (que já acho muito, e olha que instalo muito programa) do SSD, ainda no SSD eu criaria o SWAP (6GB) e a partição do Boot EFI (500MB), mas esses dois últimos não requerem muito espaço; e, por fim, eu deixaria toda minha partição HDD como /home (podem me corrigir se esse particionamento estiver equivocado!) .

Me restariam em torno de 63,5GB (no caso de um total de 120GB) ou 183,5GB (no caso de um total de 240GB) no meu SSD. Eu particionaria como esse espaço restante? Não pretendo colocar outro sistema operacional e não vou dedicar todo o espaço do SSD para a partição raiz!

Como vocês fariam o particionamento de um combo de SSD de 120/240GB e um HDD de 1TB? Só como referência, a máquina tem 4GB de RAM.

Sobre SSD de 1 TB, tem aos montes por 600 R$.

Sobre particionamento, use o SSD pra sistema / e se possível /home mantendo o HD como uma extensão da home

2 curtidas

Já tem SSD de um 1 TB na casa dos 550, já vi M.2 de 670, quase comprei.

Quando eu só tinha um SSD de 240 eu fazia isso, mas colocava a /home no restante do SSD, em vez de colocar no HDD de 1TB. Assim eu colocava os arquivos que eu mais usava no SSD além de colocar máquinas virtuais que ficavam bem mais rápidas, também colocava algum jogo que estivesse jogando pra acelerar os loadings. Ai usava o HDD como uma partição de dados, para filmes, musicas e fotos.

2 curtidas

Ainda sobre particionamento de SSD, veja este vídeo que eu fiz:

4 curtidas

Nunca use Swap sem necessidade (e só coloque no SSD no máximo 1 GB de swap), mas como vc tem HD, mantenha a swap no HD

1 curtida

Na minha visão, o ideal é:

Caso tenha SSD de 120 GB (111 GB reais):

  • 25 GB /
  • 81 GB /home

Caso tenha SSD de 240 GB (230 GB reais):

  • 30 GB /
  • 200 GB /home

HD 1 TB

  • 4 GB Swap
  • 950 GB /home/NOME-DO-SEU-USUÁRIO/Documentos (nessa pasta vão suas músicas, documentos, Downloads, etc)
4 curtidas

Por que essa proibição (ou falta de recomendação) de por mais que 1GB de swap no SSD? Suponho que você diria o mesmo ainda se eu tivesse apenas um SSD no meu computador.
Assumindo que não tenho HDD, apenas SSD, mas mantendo meus 4GB de RAM, eu não teria problemas para por o notebook para hibernar caso eu colocasse apenas 1GB de swap no meu SSD?

.

Hmm, eu não sabia que eu podia fazer isso de definir o caminho /home em um disco rígido e depois definir, por exemplo, o caminho /home/rasolar/Coisas em outro disco rígido. Ter o caminho /home/... definido em dois discos rígidos separados não daria confusão no sistema?

Por que essa proibição (ou falta de recomendação) de por mais que 1GB de swap no SSD? Suponho que você diria o mesmo ainda se eu tivesse apenas um SSD no meu computador.

Hoje em dia os SSDs evoluíram muito, dá até pra por swap neles sem esquentar a cabeça, MAS não abuse. Ele ainda tem ciclos de escrita como sempre teve. O ideal pra quem tem SSD é investir um pouco mais e colocar RAM (por exemplo, ter 6 ou 8 GB de RAM, deixando a Swap pra ultimo recurso (1 GB, pra quem tem 6 GB de RAM é o suficiente, pra quem tem 8 GB de RAM dá e até sobra (exceto com Ark Survival, aquele jogo é um buraco negro de RAM, nunca tente joga-lo sem uma boa dose de RAM (8 GB de RAM + 1 GB de Swap ou 6 GB de RAM + 3 GB de swap).

Hmm, eu não sabia que eu podia fazer isso de definir o caminho /home em um disco rígido e depois definir, por exemplo, o caminho /home/rasolar/Coisas em outro disco rígido. Ter o caminho /home/... definido em dois discos rígidos separados não daria confusão no sistema?

É perfeitamente possível, mas vc pode escolher outro ponto de montagem, por exemplo, /mnt (meu caso), vai da escolha de cada um. Como a Home é a segunda coisa que é montada, ainda não conheço distro onde esse método dê problema. Ou você ainda pode deixar a /home inteira no HD e usar o resto do SSD pra jogos da Steam caso jogue.

1 curtida

Dá uma olhada no meu FSTAB, é perfeitamente posível montar dentro de um ponto de montagem

Muito obrigado pela ajuda.

2 curtidas

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre próximos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

1 TB tá pouco mais de 600 R$ nas marcas mais baratas:

  • Sandisk (Use SEMPRE junto com um HD pois não tem tantos ciclos de escrita):

LOJAS AMERICANAS

Mercado Livre

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

A partir de 700 R$ :

  • Western Digital (com ciclos de escrita melhores que Sandisk)

Kabum (modelo basicão, um Sandisk melhorado)

A partir de 800 R$ :

  • Western Digital (com ciclos de escrita BEM melhores que Sandisk e velocidades BEM maiores também)

Kabum

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

Pra quem tem notebook novo, o ideal é esse:

Western Digital 1 TB (modelo mais caro)

Pra quem não quer gastar muito dinheiro:

Western Digital Blue 480 GB (qualidade maior que Green)
Western Digital Green 480 GB (Classe econômica)

Economia EXTREMA de dinheiro:
Para Notebook (240 GB WD Green)
Para PC Desktop

SSD do tipo “melhor do que nada”

SSD do tipo “melhor do que nada” pra Notebook

Já vi até SSD QVO da Samsung por esse preço até que os preços estão bem atraentes, quando eu consegui pegar um desses SSD eu descarto o meu velho HD de 320GB com os seus setores defeituosos aleatórios kkkkk.

1 curtida

QVO vive na casa dos 600 R$

1 curtida

Vi esse no ML:

1 curtida

Acompanhado de um HD como auxiliar, fica perfeito! Ou vc pode compra o EVO (ciclo de escrita maior).

1 curtida

Como faço esses dois pontos de montagem da home?