Eu tenho um objetivo futuro de abrir uma empresa de mídia, comunicação e afins. Além dela fazer coisas relacionadas a mídia e comunicação, também criar coisas próprias como seu próprio sistema operacional e outros projetos que não é o foco agora (kkk).
Eu penso na ideia de fazer que ela use apenas programas e sistemas que são Open source, gratuitos (ou não dependendo) e coisas relacionadas. Tipo, o sistema operacional dos computadores serem Linux além do Windows, um Ubuntu ou um Debian da Vida com Gnome/KDE Plasma. Usar navegador em open source como o Firefox ou o Vivaldi (O Vivaldi acho que combinaria mais com as coisas da empresa já que ele é bem cheio de recursos legais que ajudaria na produtividade). Obviamente os funcionários não seriam obrigados a usar apenas um navegador, mas a ideia é que eles sejam open source.
Para edição de imagens, usar o GIMP. No lugar do Microsoft 365, usar o LibreOffice. E assim vai.
Essa idéia de usar apenas programas e sistemas open source e gratuitos daria certo numa empresa desse tipo? Com certeza, a gente teria problemas envolvendo documentos e PDF como o vídeo Diolinux: MS Office 365: Qual suíte alternativa é mais compatível? mostra já que o Microsoft 365 é o mais usado e tem suas singularidades. Mas de resto, não encontro um problema que a empresa teria.
O que vocês acham? E ah, se o texto ficou confuso, pode falar onde não entendeu que eu tento explicar de outra forma
Interessante! Na minha vida eu usava programas open source (sem saber que era open source) quando entrei no mundo linux. Com o tempo de aprendizado, vendo vídeos, lendo fóruns, procurando soluções de problemas e afins. E com isso, descobrindo o que é Open source, comecei a focar (não totalmente) em usar aplicativos open source. Já que eles trazem mais segurança e tals
Eu conheci Linux num curso de Manutenção de PC’s que fiz há muitos e muitos anos numa escola em SP chamada S.O.S. Computadores.
Nesse época fui apresentado ao Ubuntu, lá em 2006, quando o Ubuntu era todo marrom rsrs.
Desde então sempre simpatizei com ele, o que me fez experimentar muitas distros, passei pelo Ubuntu, Debian, Linux Mint, OpenSUSE, Manjaro, Arch Linux e atualmente estou usando o Linux Mint.
Uso o Linux Mint por puro pragmatismo: A interface me agrada, tem tudo que precisa, dá pouco trabalho para configurar, funciona muito bem, muita disponibilidade de pacotes, muito material na internet.
O canal do YouTube durante bons anos foi GIMP (GPLv3) e Kdenlive (GPLv2)
Assim, não só dá pra fazer OpenSource como dá pra fazer com software Livre, se você quiser fazer tudo FOSS ainda dá pra usar o OpenSSH para fazer uma hospedagem privada assim não dependeria de ninguém e todo software seria absolutamente FOSS
Só um adendo, vivaldi não é totalmente open source! Apenas o motor do navegador, todas as features únicas são de código fechado.
Mas acredito q é possivel sim, o linux tem diversas ferramentas que são padrão do mercado. Davinci resolve é usado por diversos estudios de cinema. O gimp3 vai sair daqui a pouco pra melhorar muito como ele funciona. O audacity por mais feio q seja é muito bem feito, o OBS obvio imbativel no que faz… Tem muitos exemplos de ótimos softwares pra criação de midia no linux.
Em questão do OS eu iria pessoalmente de fedora, davinci resolve foi originalmente feito pra rodar apenas nos sistemas da RedRat e até hoje é um pouco complicado rodar ele no debian por exemplo!
Nossa, achava que ele era pois via muito as pessoas falando que ele é open source. Dessas coisas não sabia, mas será que futuramente ele será de fato? Seria ótimo, pois queria muito ele sendo usado no projeto para combinar com a proposta.
Eu não me preocuparia tanto se o navegador é ou não open source, ainda mais com o Vivaldi, de qualquer forma quando estiver usando o navegador, (quase)nem um site será open source!
Existem algumas opções de forks do Firefox q adicionam todas as funcionalidades do vivaldi.
Pulse browser sei q é o mais famoso nessa linha.
Ta aqui a explicação dos devs sobre não abrir o código do vivaldi: