É possivel rodar jogos android em qualquer distro linux nativamente?

quero começar a usar alguma distro linux, estou pensando em usar alguma boa para jogos, estou interessado no nobara, bazzite e outras do tipo. mas queria saber se tem como jogar jogos do android nativamente em qualquer distro, eu sei que tem distros feitas para rodar as coisas do android nativamente, mas tem como fazer isso em qualquer distro de alguma maneira?

3 curtidas

Creio que não. Mas é possivel isso, você teria que instalar algum app de virtualização como o Genymotion que em resumo vai rodar um Android dentro de um pc

2 curtidas
1 curtida

queria saber o que diferencia essas distros android e o proprio android, ja q tudo é linux creio q daria de alguma forma.

1 curtida

estava vendo o waydroid, futuramente vou testar ele pra ver, mas vi q algumas coisas não funcionam.

1 curtida

Linux na verdade é o Kernel. Userspace, conjunto bibliotecas e apis e outras coisas vão ser diferentes do Android para Linux. É por isso q vc n pode pegar um app.apk e instalar numa distro linux voltada para desktop de forma nativa.

3 curtidas

Bem… A resposta que eu vou lhe dar não é minha e sim de outro usuario em outro topico

O android é um linux modificado tanto que o sistema de arquivos dele é ext4 mas a linguagem de programação é totalmente diferente. O exemplo disso seria os programas dele não ser compatíveis com o linux convencional mas os comandos do terminal do android são do linux convencional “sudo ou pacman”

Eu tinha uma pergunta semlhante e bem resumindo o Android ele na verdade usa o kernel linux mas a linguagem é diferente e etc… mas os comandos do terminal Android são os mesmos

3 curtidas

A diferença seria na verdade que distros linux rodam majoritariamente em PCs desktop AMD64 ou x86, já android roda em celulares ou tablets com processadores arm, a grande maioria dos apps precisa ser recompilado ou modificado para rodar em um ambiente x86, e por isso q não da simplesmente pra instalar um .apk em qualquer linux

3 curtidas

Pessoalmente não encontrei informações de compatibilidade nem consegui rodar jogos com waydroid.

2 curtidas

estou entendo melhor agora, mas e oq seria exatamente aqueles sistemas feitos para rodar android apps android em x86?

1 curtida

eu pesquisei e parece q muitos jogos rodam, inclusive sabe me responder oq diferencia ele de outros emuladores?

1 curtida

Se conseguir rodar jogos nos avise aí que tentarei também

2 curtidas

Para rodar aplicações arm você precisa do libndk ou libhoudini

Jogos com builds x86 ou x86_64 funcionam relativamente bem e o caso do minecraft

No caso do bazzite eu encontrei isso aqui

2 curtidas

O único sistema linux(distro) que fez essa façanha foi o Wubuntu, só que ele é pago.
A distro linux feito por brasileiros, ele tem a cara do windows 10/11 fielmente falando.
https://wubuntu.org

2 curtidas

então é algo possivel, agora a questão seria a possibilidade de fazer isso em qualquer distro.
cada distro tem uma coisa q preciso, mas não quero usar varias distros…

1 curtida

Não exatamente rapaz, no caso do android ele usa programação diferente tanto que os aplicativos dele são incompatíveis no linux convencional já que ele usa o kernel linux. Eu não sei como o wubuntu fez essa façanha mas talvez ele deva usar algum programa que dê acesso ao android sem o uso do emulador.

1 curtida

essa implementação dele é literalmente waydroid preconfigurado, nada de mais ou impressionante.

Seguindo qqr documentação ou tutorial no youtube tu replica isso.
O ponto é, android não é simplesmente rodar apps, é também muitas vezes emular um processador diferente, e nesses casos ele fica muito pesado!

Alguns apps java e kotlin rodam nativamente, jogos feitos na Unity imagino que também, agora apps feitos em outras tecnologias podem ter mais problemas

3 curtidas

Faz sentido.

1 curtida

Rapaz eu dei uma olhada e se os desktops conhecerem isso era uma vez Windows

1 curtida

Bom, o próprio diolinux fez uma review sobre ele, ele é o linuxFX ou WindowsFX

2 curtidas