E qual será melhor, Puppy oy Slax?
O site parece estar bloqueado…
E qual será melhor, Puppy oy Slax?
O site parece estar bloqueado…
Ih, vou ficar devendo alguma Arch-based, desconheço alguma com esse proposito. Dei uma pesquisada aqui agora e achei esse link, veja se te ajuda.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Install_Arch_Linux_on_a_removable_medium_(Português)
O site do slitaz é: SliTaz GNU/Linux (pt)
É melhor usar uma mesmo focada em portabilidade
kkkkkkkkkk é pq vai dar trabalho para instalar? Como eu disse, essas distros portáteis, são uma mão na roda. E, como você praticamente não vai usar. Não tem problema não ser arch-based. Se você quer para emergências, só precisará de acesso a internet e a um terminal para “dar”, eventualmente, um chroot. Essas distros cumprem muito bem esse papel. Dá uma fuçada no distrowatch que você acha várias legais lá.
Falta saber qual escolher… Puppy ou Slax? Há grandes diferenças?
Acabei ficando curioso sobre isso, e estou instalando Zorin Lite, em um cartão 16GB da Sandisk Classe 10, vamos ver como vai se comportar. Sempre usei ele pra instalar as distros e agora ele vai fazer o papel inverso hahahaha
O Slax para quem quer facilidade, eu acho mais simples que o Puppy. Porque? Ele tem base no Debian. O Puppy tem duas versões, uma baseada no Slackware e outra no Ubuntu. Mas, pelo menos eu, prefiro o Slax. Mas o Puppy é uma ótima distro também.
Ah, só lembrando uma coisa. Não precisa de um cartão sd grande, não. Um de 4gb já dá tranquilo, se for usar o Slax ou o Puppy.
Aquele usado no vídeo do Linus Tech Tips foi Classe 10. Já fica complicado, mas ainda dá para forçar a barra e usar. Abaixo de Classe 10 deve ser impossível mesmo.
Sim, Puppy por exemplo já é feito para rodar nesse tipo de dispositivo, além de discos tradicionais:
Como é que posso instalar o Zoom no Slax? Está a dar erro de dependências…
É possível sim instalar uma distribuição no cartão SD, mas talvez alguns instaladores podem não deixar.
Dar boot no cartão SD vai depender do suporte do firmware da sua placa mãe. Minha experiência é que não dá boot.
Se sua placa não autorizar o boot no cartão SD, vc vai precisar usar um pendrive de inicialização para carregar o bootloader.
Eu já instalei uma distribuição mínima para qualquer eventualidade, mas criei uma partição e instalei. O problema é vc precisa se obrigar a dar boot nela para atualizar (ou atualizar via chroot). No final das contas nunca precisei usar e está criando pó ocupando 4GB do meu disco há dois anos.
Para qualquer eventualidade, qualquer live-cd de qualquer distribuição vai resolver os problemas. Na época que eu fazia backup e meu sistema era ext4 (que precisava estar desmontado pra criar uma cópia) eu tinha um pendrive de inicialização do clonezilla.
Achei uma solução, num artigo que vi ele recomenda que se use o Ubuntu, mas creio que pode servir com qualquer distro. É o mkusb, ele permite criar pendrives com persistência, aí vc coloca uma distro que ele reserva um espaço pra salvar os dados - da mesma forma que o Tails faz.
https://www.atareao.es/como/linux-en-un-usb-con-persistencia/
Como vc usa Manjaro, @Xinux26, o mkusb está no AUR, já pesquisei
Se der certo, conta aí!
Amanhã vou tentar!
Sim, eu já usei esse cartão SD da Samdisk para um Projeto do meu curso
Que distro usou?
Tente o Puppy vai por mim.
Ser classe 10 não vai mudar muita coisa, o grande problema de pendrives e cards é a sua velocidade de escrita e leitura randômica 4k que geralmente é bem ridícula, provavelmente uma técnica para acelerar leitura e escrita de grandes arquivos e reduzir custos que eles aplicam é usar blocos físicos muito grandes talvez, eu também acho que a ausência de um cache nestes hardware também amplifica o problema.
Bem, acabei de descobrir que o computador não dá boot pelo Cartão SD…
Obrigado a todos na mesma e peço desculpa pelo incómodo…
No geral vai depender do leitor de cartão e se a placa mãe consegue dar boot por emmc, o meu notebook asus consegue o desktop do meu primo também asus, não consegue