Olá!
O título fala por si: posso instalar uma distro num cartão SD que pudesse usar como “emergência” (caso o windows e o manjaro não quisessem dar boot…)
O cartão tem 8GB, não sei se é suficiente. Qual seria a melhor distro?
Obrigado
Olá!
O título fala por si: posso instalar uma distro num cartão SD que pudesse usar como “emergência” (caso o windows e o manjaro não quisessem dar boot…)
O cartão tem 8GB, não sei se é suficiente. Qual seria a melhor distro?
Obrigado
Instalar num pendrive é tranquilo, tem vídeo do Dio ensinando. Minha dúvida é como dar boot num SD card, já que num pendrive é de praxe…
Eu queria usar Linux, alguma sugestão?
E agora encontrei um com 16GB!
Suponho que se usar um cartão classe 10, com maior velocidade de leitura e escrita, a coisa melhore… com 16 GB, dá pra instalar um Arch tranquilamente (usando um facilitador, como o Calam o ou Zen), até mesmo um Manjaro minimal…
Onde é que vejo?
É um Kingston
Tá vendo o 10 circulado ali?
É classe 10!
O arch tem boa compatibildade com todos os hardwares certo?
Acho que sim, por ter um kernel bem atual… vai no Calam, fácil de instalar
Para instalar tenho que fazer como se fosse para instalar no PC ou há outra maneira? E que interface é melhor?
Vc vai carregar a live por um pendrive que não o sd card. Aí é instalar usando particionamento manual no sd card. E como vai ficar lento, a interface mais leve possível é uma boa, ou LXDE, XFCE ou mesmo um WM, como o I3 ou Openbox… mas tem que saber usar WM
Olha aí como faz:
@Rodrigo_Chile O KDE não funcionará bem? Às vezes consome menos RAM que o XFCE… (se calhar isto não tem importância )
O crucial aqui é o uso de escrita e leitura do “HD”. Quanto menos efeitos no ambiente gráfico, creio que melhor
Vou então ver o Arch XFCE… Se não gostar/funcionar bem, tento KDE, LXDE, LXQT,…
Se eu usar a VirtualBox, consigo “ligar-lhe” o Cartão SD e fazer a instalação?
@Xinux26 o único problema, como já disseram, é a velocidade. Vai ficar mais lento que em um pendrive, com certeza. Mas, se for instalar alguma distro, eu tentaria o Slax. É baseado no Debian e já tem essa proposta de ser simples e para usar em modo live mesmo. Bem mais fácil e prático que instalar uma distro “inteira” no cartão de memória.
Alias, use distros que são voltadas para a portabilidade, com o Slitaz, Puppy, Slax etc. Já que você só quer para emergência e, provavelmente, para ter acesso a internet ou eu hd de forma rápida. O slitaz, por exemplo, tem uma ferramenta própria que permite você criar uma imagem customizada para instalar no hd ou pendrive.
Acredito que sim, mas eu não domino o assunto nesse nível - normalmente uso o Gnome Boxes e em geral ele trava quando dou acesso a dispositivos USB.
Uma opção pode ser o Tails, é otimizado para rodar em pendrives e gera persistência, o que faz com que ele “lembre” das sessões anteriores. Outra ideia é fazer o que o @Tuxraldo sugeriu
Existe alguma Arch-based?
Não que eu saiba. Em geral, distros muito leves ou pra uso portátil são baseadas no Debian