É possivel instalar uma distro num cartão SD?

Olá! :slight_smile:

O título fala por si: posso instalar uma distro num cartão SD que pudesse usar como “emergência” (caso o windows e o manjaro não quisessem dar boot…)
O cartão tem 8GB, não sei se é suficiente. Qual seria a melhor distro?

Obrigado :slight_smile:

1 curtida

Instalar num pendrive é tranquilo, tem vídeo do Dio ensinando. Minha dúvida é como dar boot num SD card, já que num pendrive é de praxe…

1 curtida

O desempenho é lastimável, mas é possível.

2 curtidas

Eu queria usar Linux, alguma sugestão?
E agora encontrei um com 16GB! :slight_smile:

Suponho que se usar um cartão classe 10, com maior velocidade de leitura e escrita, a coisa melhore… com 16 GB, dá pra instalar um Arch tranquilamente (usando um facilitador, como o Calam o ou Zen), até mesmo um Manjaro minimal…

1 curtida

Onde é que vejo?
É um Kingston

Tá vendo o 10 circulado ali?

Os para telefone, em geral, são classe 3, tem baixa velocidade de leitura e escrita, os classe 10 são usados normalmente em câmeras fotográficas profissionais (e nos celulares mais recentes; creio que os Xiaomi, por exemplo)

1 curtida

É classe 10! :grin:

1 curtida

O arch tem boa compatibildade com todos os hardwares certo?

1 curtida

Acho que sim, por ter um kernel bem atual… vai no Calam, fácil de instalar

1 curtida

Para instalar tenho que fazer como se fosse para instalar no PC ou há outra maneira? E que interface é melhor?

Vc vai carregar a live por um pendrive que não o sd card. Aí é instalar usando particionamento manual no sd card. E como vai ficar lento, a interface mais leve possível é uma boa, ou LXDE, XFCE ou mesmo um WM, como o I3 ou Openbox… mas tem que saber usar WM
Olha aí como faz:

1 curtida

@Rodrigo_Chile O KDE não funcionará bem? Às vezes consome menos RAM que o XFCE… (se calhar isto não tem importância :sweat_smile:)

O crucial aqui é o uso de escrita e leitura do “HD”. Quanto menos efeitos no ambiente gráfico, creio que melhor

1 curtida

Vou então ver o Arch XFCE… Se não gostar/funcionar bem, tento KDE, LXDE, LXQT,…

Se eu usar a VirtualBox, consigo “ligar-lhe” o Cartão SD e fazer a instalação?

1 curtida

@Xinux26 o único problema, como já disseram, é a velocidade. Vai ficar mais lento que em um pendrive, com certeza. Mas, se for instalar alguma distro, eu tentaria o Slax. É baseado no Debian e já tem essa proposta de ser simples e para usar em modo live mesmo. Bem mais fácil e prático que instalar uma distro “inteira” no cartão de memória.

Alias, use distros que são voltadas para a portabilidade, com o Slitaz, Puppy, Slax etc. Já que você só quer para emergência e, provavelmente, para ter acesso a internet ou eu hd de forma rápida. O slitaz, por exemplo, tem uma ferramenta própria que permite você criar uma imagem customizada para instalar no hd ou pendrive.

2 curtidas

Acredito que sim, mas eu não domino o assunto nesse nível - normalmente uso o Gnome Boxes e em geral ele trava quando dou acesso a dispositivos USB.
Uma opção pode ser o Tails, é otimizado para rodar em pendrives e gera persistência, o que faz com que ele “lembre” das sessões anteriores. Outra ideia é fazer o que o @Tuxraldo sugeriu

1 curtida

Existe alguma Arch-based? :sweat_smile:

Não que eu saiba. Em geral, distros muito leves ou pra uso portátil são baseadas no Debian

1 curtida