É possível instalar o NanoCAD no linux?

Sou iniciante no Linux e gostaria de saber se é possível instalar esse software (nanocad). Eu tentei instalar ele no linux mint no ano passado e não consegui. Utilizei o Wine e nada…
Caso seja possível instalar esse programa, qual seria a melhor distro? Mint? Fedora?
Trabalho utilizando este software que é praticamente igual ao AutoCAD só que gratuito.

1 curtida

CAD’s no Linux são horríveis, se precisar utilizar principalmente o AutoCAD, fique com o Windows mesmo, à e caso pense em utilizar as alternativas, você pode até testar, mas nenhuma se igualá ou chega próximo!

1 curtida

Não sou especialista, mas já vi muita gente falar bem sobre o BrycsCAD, que tem versão para Linux e é semelhante ao AutoCAD. Além disso há o FreeCAD também que é muito bem falado, além do LibreCAD. Vale a pena testar e ver se supre as suas necessidades

2 curtidas

Obrigado null! Vou continuar com nanoCAD, é um software que é idêntico ao AutoCAD 2007 e que supre todas as minhas necessidades. Sem falar que é de graça!! E suporta arquivo .dwg
O jeito é continuar no windows… Eu queria mudar pra Linux porque não aguento essa marca d’água no windows. E sinceramente gostei do Linux
Agradecido pelo suporte!

Obrigado Dio. Eu pesquisei sobre essas outras alternativas, mas fica complicado. O BrycsCAD é pago (e não é nada barato) e as outras opções possuem uma forma totalmente diferente de trabalhar, sem falar que algumas não suportam .dwg. E no meu trabalho sempre recebo outros arquivos .dwg prontos para trabalhar em cima…

O NanoCAD resolve tudo isso. É gratuito e idêntico ao AutoCAD 2007. Infelizmente vou ter que me contentar com a marca d’água do windows ou comprar uma licença lá da Amazon (R$60,00 estou receoso de ser pirata kkkk)

Consegui instalar ele usando o Bottles

O pulo do gato é que, ele abre e fecha de forma instantânea. Meu palpite vai para que eu tenha ativado ele errado, afnal, são vária formas de ativar que o instalador oferece. Mas como o @null já falou, software de CAD no Linux é horrível. Ou você se acostuma com uma ferramenta nova, ou fique com o dual boot ou VM Windows.

3 curtidas

Bom dia! Eu vi um tutorial no ano passado que o rapaz usou o wine e software rodou, de forma esquisita, mas rodou.
Tentei replicar o que ele fez, mas não consegui.
Segue o link: Tutorial_nanoCAD_WINE

Consegui instalar o NanoCad 5 usando o Bottles. Tive que instalar o NET 3.5 manualmente e também tive que substituir uma dll para que os ícones ficassem normais. O que fiz foi o seguinte:

  1. Instalei o Bottles (usei o flatpak).
  2. Criei uma “Garrafa” para o nanocad.
  3. Cliquei na “Garrafa” criada e dentro das configurações cliquei no menu Programas.
  4. Cliquei no ícone de adicionar (+) que fica na headbar, selecionei o instalador e depois cliquei no ícone para iniciar ( :arrow_forward:). Ele irá pedir para instalar duas dependências porém somente uma instalou. Dei ok nas janelas de erro e segui para a próxima etapa.
  5. Cliquei no menu Dependências e procurei o NET 3.5 (no meu caso foi a dependência que faltou) e deixei instalando.
  6. Voltei no menu de Programas e cliquei novamente no ícone para iniciar o instalador. Deixei terminar de instalar.
  7. No meu caso o inicializador do programa não apareceu, só ficou o instalador. Para aparecer o novo programa cliquei no ícone de 3 pontinhos na headbar e depois cliquei em “Search for new programs”. Logo depois um novo inicializador apareceu.
  8. Segui com a etapa de licenciamento normalmente.
  9. Comigo os ícones do programa ficaram todos pretos, para resolver o problema baixei uma dll recomendada aqui. (Desça até Attachments e faça o download do arquivo Fixed nanoCAD5 dll.)
  10. Extraí o arquivo primeiro.
  11. No inicializador criado cliquei no ícone de 3 pontinhos e depois no ícone de pasta aberta.(coloquei uma imagem para ajudar a visualizar.)
  12. A pasta onde o programa está instalado abriu e eu copiei e colei a dll na pasta bin.

Cuidado com o uso do programa usando o Wine, sempre salve os arquivos e faça backup para evitar o risco de perder ou corromper o arquivo.

Se ficou alguma dúvida é só perguntar que ajudo!

3 curtidas

Olá guutoo. Vou testar esse passo a passo. Qual a distro que você está utilizando, é Ubuntu? No Mint eu consigo fazer esses passos?

Estou usando o Fedora mas você consegue fazer no Mint sim.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.