Começo
O https://www.kernel.org/ foi hackeado em 2011 e o John Hawley, um dos principais administradores (Warthog9) informou no pastebin que um trojan foi encontrado em dois servidores, e três outros também poderiam estar infectados.
O hacker instalou nos servidores
- o rootkit Phalanx
- o trojan Ebury.
Em mais de 17 dias, ninguém percebeu que havia algo errado no site e por isso ele ficou por mais de um mês fora do ar.
Algumas semanas após esse problema o próprio site da Linux Foundation e Linux.com foram invadidos, aonde a Linux Foundation informou que “provavelmente” isso tenha sido reflexo da invasão do kernel.org, informando os usuários para alterar suas senhas e chaves de criptografia pois elas foram comprometidas.
Até hoje muitos criticam a Linux Foundation por não ser transparente, pois até hoje ela não detalhou o que realmente aconteceu com seus servidores.
NADA disso teria acontecido se esses servidores utilizassem um antivirus minimamente bom, pois:
- o código-fonte do rootkit Phalanx foi disponibilizado na web em 2005 e a muitooo tempo ele já era detectado por antivírus para Linux.
A mesma coisa vale pro site do Linux Mint, para os servidores da RedHat e também para os servidores do Debian.
Também existem casos como esse e esse em que um antivirus faria bastante diferença para usuários caseiros.
Referências
- As ligações presentes no texto.
- Windows x Linux: conheça os mitos e lendas nessa discussão! | BABOO
Notas
- Sobre o artigo do Baboo, leve em conta apenas a seção que envolve o assunto do tópico: Windows x Linux: Linux é seguro?
- Não é só o antivirus que vai te salvar, o usuário também precisa ter cuidado, más até usuários experientes pegam malwares as vezes.
- Favor não desviar o assunto original do tópico.