Dúvidas sobre segurança, privacidade no Ubuntu

Parece que hoje em dia não ser de esquerda é = ser do mal.
Tenho medo do futuro.

E sobre o Firefox, vejam:

4 curtidas

Quando eu vi isso, na hora deletei do ubuntu thunderbird e firefox, e se eu escutar um pio da canonical sobre esse mesmo assunto, saiu do ubuntu! Tem que ficar ligado nessas coisas, ideologias esquerdistas acabam com a nossas liberdades !

1 curtida

Eu também fiquei chateado com isso, mas se for deixar de usar o Firefox por causa disso, logo você não vai poder usar WhatsApp, Android, Google, enfim, qualquer coisa de tecnologia, porque praticamente todas as empresas que produzem desenvolvem esses produtos apoiam essas coisas, estão todos do mesmo lado, e infelizmente não dá pra viver sem eles, é a realidade.

Cara, estamos chegando a esse ponto! Como eu disse no inicio desse texto, é muito difícil abandonar todas essas coisas, estou fazendo conforme o andar da carruagem… Espero que em breve algum bilionário crie seu próprio smartphone com seu próprio sistema com código livre, vou aderir com força a projetos desse tipo!

1 curtida

@colingue Mesmo que isso aconteça, não iria fazer grande diferença no final, porque pra esse bilionário produzir seu smartphone com SO open source, ele vai depender dos serviços de alguém. Ninguém faz nada sozinho. Acho que a pessoa teria que criar seu próprio país, produzir sua própria eletricidade, ter seus próprios servidores, sua própria internet, enfim viver isolado do mundo.

Mas eu concordo que ter softwares livres e de código aberto ajuda.

Para as criptos, dá uma olhada no Whonix. Ele já vem pre configurado com carteira de XMR e BTC, embora a electrum esteja um tanto desatualizada. Você pode dedicar uma máquina virtual somente para gerenciá-las. Só tem de ver certinho como ficaria o acesso às exchanges visto toda a configuração do Tor.

Alguém pode me explicar racionalmente (sem teorias conspiratórias) por que tanto alarde nesse anúncio do Firefox?

2 curtidas

Creio que não, pois o tópico certamente será desvirtuado.

1 curtida

Eu também gostaria de entender :thinking:
O facebook, instagram e twitter deletaram a conta do trump por incitar e incentivar uma tentativa de golpe de estado. Claro, tentativa essa que só aconteceu porque essas redes sociais, principalmente facebook, vêem tampando os olhos para as mais variadas teorias conspiratórias, fake news e discurso de ódio desde sempre (favorecendo assim campanhas de extremistas no mundo todo, inclusive do trump).
A questão é que agora ele está com os dias contados e não serve mais para as big techs.

Fora isso, acho justo alguém querer manter sua privacidade e ficar longe das big techs, é um direito dela e também é bom para a saúde mental. :v: :slight_smile:

Inclusive, recomendo fazerem um detox digital com frequência, faz muito bem :v:


O Tails é uma boa alternativa para quem quer manter a privacidade o máximo possível, é inclusive aprovado pelo Snowden. :thinking:

1 curtida

“Inclusive, recomendo fazerem um detox digital com frequência, faz muito bem.”

Jovem, qual a necessidade de se esconder o que pensa atrás de eufemismos desta forma?

Uai, só fiz uma recomendação de algo que faço com frequência, é algo que faz bem pra nossa mente. Depois de um detox digital, a gente volta muito mais leve, tranquilo :v: :slight_smile:

2 curtidas

Sim as pessoas estão acordando mais pelo que já percebi muitas estão presas no discurso retorico, estão em um loop infinito ( são as pessoas que as big tech mais adoram elas não questionam, tudo é discurso de ódio, fakes, terrorismo e outros termos que não vou citar, elas seguem a “cartilha” mesmo sem perceberem).

2 curtidas

Eu faço isso as vezes me desligo das redes socais portais de noticias e ate mesmo do celular, não é questão de esconde nada só uma ferias para mente.

2 curtidas

Ué.

Eu também apoiei.

1 curtida

Ah sim! Perdão pelo meu engano.

2 curtidas

Mas pode montar um disco para dados e coisas afins. Se não se pretende configurar mais nada, só usar mesmo, essa é uma boa solução.

1 curtida

O que mais tem no Facebook e Twitter são fake news, discurso de ódio e teorias da conspiração, é o que dá mais clique e gera mais dinheiro pra essas redes.
Bots subido tags, grupos antivax e outras teorias que afetam o bom convívio da sociedade, cancelamentos e brigas entre todos os espectros ideológicos da política, etc. É isso que dá engajamento e dinheiro, é isso que as redes sociais vão continuar fazendo. :confused:

Por esses motivos, deletei minhas contas no facebook, instagram e twitter, e posso dizer que foi a melhor decisão que já tomei, me sinto muito melhor depois de fugir dessa bagunça que são essas redes :v: :slight_smile:

3 curtidas

Algumas pessoas consideram que a Mozilla se equivocou ao sugerir algumas poucas “ações precisas e específicas”. Foram elas:

  1. Revelação de quem está pagando pelos anúncios, quanto está pagando e quem está sendo o alvo.

  2. Comprometimento com a transparência significativa dos algoritmos da plataforma para que saibamos como e qual conteúdo está sendo ampliado, para quem e o impacto associado.

  3. Ativação por padrão das ferramentas que amplifiquem vozes factuais em detrimento da desinformação.

  4. Trabalhar com pesquisadores independentes para facilitar estudos aprofundados do impacto das plataformas nas pessoas e nas nossas sociedades, e o que podemos fazer para melhorar as coisas.

Eu achei todas elas completamente razoáveis e, principalmente, neutras. Considero todas essenciais para a construção de um ambiente tecnológico e informacional plural, confiável e seguro.

Evidentemente, a Mozilla demonstrou concordar com a postura do Twitter, que finalmente baniu o ex-presidente estadunidense, e de outras organizações (que basicamente baniram o ex-presidente na esteira do Twitter), além disso, a Fundação já vinha publicando outros artigos críticos.

Como as regras do fórum valorizam a pluralidade e a proteção às minorias (discriminação é passível de banimento), eu estou bastante seguro de que não verei ninguém defendendo a manutenção de redes sociais que são verdadeiros paraísos para neonazistas, nazifascistas e outros grupos extremistas.

Considero que o vídeo do DistroTube acerca da Mozilla propaga desinformação, é repleto de incoerência, se equivoca grosseiramente ao atrelar a postura da Fundação ao que seria uma espécie de comunismo (não há lastro teórico capaz de sustentar essa ilação) e, principalmente, parece desconhecer o Paradoxo da Tolerância de Karl Popper.

3 curtidas

Twitter foi uma das primeiras redes que deixei de usar, Facebook foi logo depois que acabei a faculdade, só tenho Instagram, Parler, o próximo na minha lista é Whatsapp e Instagram…

2 curtidas

Valeu pelo texto e pelo link, K !

Fora que é uma falácia dizer que, uma vez que apoiou uma medida tomada pelas big tech, então a Mozilla está do lado das mesmas.

Concordar com um ponto não é exatamente “estar do lado”.

3 curtidas