Dúvidas sobre segurança, privacidade no Ubuntu

Então galera, sou um usuário intermediário no linux…O que eu vou falar agora é teoria da conspiração para uns e coisa seríssima para outros.

Esses dias tem acontecido uma censura global das big tech no mundo inteiro, e ando preocupado quanto a minha segurança.Eu mexo com criptomoedas e tenho bastante dinheiro nisso.

Tenho usado o ubuntu, como sistema operacional e o brave como navegador. Não confio no firefox e nem no thunderbird, tirei hoje do meu sistema.

Estou em um sistema bom e confiável? ou a canonical tem ligações com esses globalistas? Existe uma distro que seja mais segura que eu poderia torna-la melhor para navegar e movimentar dinheiro em grandes quantidades sem me preocupar tanto com ataques hackers e dessas oligarquias bilionárias da tecnologia?

É claro que isso envolve uma série de questões de segurança que vão além do meu sistema, mas estou a cada dia procurando mudar e corrigir as coisas no ritmo que consigo.

Preciso de indicação de distros por hora, ou pelo menos de alguma informação que me passe segurança nesse ubuntu.

2 curtidas

Vai de Tails, tudo nele passa pela rede TOR… e lá vc instala o Brave pelos binários do Github

Podi cre, essa distro é ou foi indicada pelo grupo Intercept (gringo e br).
Tenho bastante curiosidade de usá-la, mas ainda não tive a oportunidade.

?

1 curtida

Tbm não vejo pq desconfiar… são open source as duas

1 curtida

Mozilla apoiou a retirada de trump das redes sociais , e disse que não é o suficiente para acabar com esses malfeitores. Está do lado das big tech.

https://twitter.com/mozilla/status/1347633954497548289

Quem procura acha, por isso é bom perguntar…

Me perdoe a pergunta, mas e o que isso tem a ver com movimentar grandes quantidades de dinheiro?
Além de, por ser open-source, o Firefox não necessáriamente é controlado pela Mozilla.

1 curtida

Nesse meu caso, usar um navegador de confiança é importantíssimo, ver uma ■■■■■ desse nível realmente me deixou preocupado… Não fique zangado, estou tirando dúvidas :slight_smile:

Se pensar dessa maneira, o melhor computador em termos de segurança é o que está desligado da tomada… riscos sempre há… mas se quer mesmo algo mais seguro, vai de Tails e limite seu acesso à internet ao necessário. Ah, e jogue seu telefone Android fora, pq esse sim é monitorado, bem mais que o Ubuntu

7 curtidas

Eu deixei claro no texto que segurança não se resume a sistema, vai muito além disso… estou migrando conforme meu entendimento e minhas condições, uma coisa de cada vez. Por hora o foco é o linux, se eu estou na melhor opção e como posso melhorar isso.

Uma sugestão: usa um OS “Live CD-R” e não RW, hoje teria de ser “DVD-R” impossível alterarem dados se o disco de armazenamento é um CD-R ou DVD-R :sweat_smile:

1 curtida

(tirando o fato de que você também não conseguirá escrever nada no disco depois de queimar o LiveCD)

1 curtida

Eu não quero ficar invisível na internet, só estou um pouco neurótico com tudo o que anda acontecendo, e estou tentando aplicar melhorias na segurança do meu sistema.

1 curtida

A melhor sugestão até então é o Tails. Seu slogan é “um sistema operacional portátil que te protege de vigilância e censura”. Ele é feito para usar em modo live e usa a rede Tor para tráfego de dados.

1 curtida

Usar thor e movimentar dinheiros em grandes quantidades, não séria algo inseguro? Até onde sei seria possível interceptar alguns nós e roubarem minhas criptomoedas.

1 curtida

Na verdade é bem o contrário, o Tor evita que dados sejam interceptador por marcarar o seu IP e escondendo sua localização.

Certo, eu poderia fazer isso, usar o sistema ubuntu para o dia a dia, e tails para fazer transações. Já tenho uma certa experiência com ele, a única coisa ruim é a velocidade da navegação.

1 curtida

Isso me deixou completamente chateado essa atitude da Mozilla não pelo lado politico mais da forma como as coisas anda acontecendo, Big Techs querem ditar as regras do jogo, querem mudar a forma de pensar, agir, comportamentos ( claro que isso não é novidade) e sabemos muito bem que essas big techs e boa parte da imprensa mundial tem grande aporte da ala Globalista ( Família Rockfeller, Soros, além de demais multibilionários e é claro PCC) que também não é uma novidade, então eles censuram conteúdo que não os agrada ou que de certa forma podem ser uma ameaça no futuro para eles. O que aconteceu com Parler e Gab foi um completo absurdo utilizaram de falsos pretextos. Enquanto essa turma estiver com grande poder em mãos esqueça privacidade na web, não sei o que esperar do futuro…

4 curtidas

Tem que levar em consideração que as pessoas estão acordando para essas coisas, há uns 10 anos você seria chamado de doido, hoje a maioria consegue entender com tranquilidade. Estou gostando disso tudo pois muitos estão se movimentado para outras redes sociais, e isso também está me forçando a tomar mais cuidado com as minhas coisas… Já não uso mais, face,insta, whatsapp e twitter.

2 curtidas