Dúvidas que eu sempre tive acerca do LibreOffice e MS Office

Se não me engano, desde o Microsoft Office 2013 que essa suíte de escritório pode abrir e editar arquivos ODT (então, no caso, a versão 2010 só podia ler, mas não editar). Mas é claro que, quanto mais nova a versão do Word, teoricamente melhor será o suporte, então procure ter a versão mais recente instalada no seu sistema operacional.

Uma coisa que você tem que fazer é criar um arquivo ODT pequeno no LibreOffice, mas relativamente complexo, pra ver se, ao ser aberto no Microsoft Office Word, as formatações serão visualizadas corretamente e se elas serão mantidas depois que você editar o arquivo no Word. No mesmo esquema que fiz no teste deste tópico, mas para o arquivo ODT.

Outro ponto interessante, levantado pelo @Guarazinho, é a questão das fontes. Linux, Windows e macOS possuem conjuntos diferentes de fontes. Mas isso é fácil de resolver, basta instalar, no Windows, as fontes do LibreOffice. Rapaz, se você instalar o LibreOffice no Windows, as fontes serão instaladas no sistema operacional e, por consequência, o Microsoft Office terá acesso a elas, então creio que isso seja tranquilo.
Uma solução mais simples é incorporar a fonte no documento ODT, vá em ArquivoPropriedades → vá até a aba Fontes → escolha uma das opções de “Incorporar Fonte”. A depender de como você configure isso e do conteúdo do seu documento, o tamanho do mesmo pode crescer um pouquinho ou bocadinho.

Agora observe que o formato ODT evolui. Com o LibreOffice 7.0, já estamos no ODF 1.3, então se você usar esses novos recursos, você terá problemas em abrir esse documento no Word caso a suíte de escritório da Microsoft não tenha recebido atualizações para isso.


Não uso o Microsoft Office, portanto não posso responder.

2 curtidas