Dúvidas que eu sempre tive acerca do LibreOffice e MS Office

Um arquivo .odt criado no LibreOffice terá problemas ao ser aberto no Microsoft Office?

Documentos criados no Office completo terão problemas ao serem abertos no Office online, visto que ele é bem mais limitado e o Word não tem nem a aba design?

2 curtidas

Depende da fonte que tu usa para escrever os textos (sim, isso pode dar uma baita dor de cabeça). Tente instalar o pacote de fontes da microsoft, ou baixe elas individualmente (Ex: Arial, Times New Roman).

Mas esse não é o único problema, já que quando eu fiz curso técnico em informática, teve computadores que liam os documentos sem problemas e outros que parecia tudo desconfigurado, com palavras juntas e caracteres estranhos.

Eu usei muito este conversor para contornar os meus problemas

2 curtidas

Se não me engano, desde o Microsoft Office 2013 que essa suíte de escritório pode abrir e editar arquivos ODT (então, no caso, a versão 2010 só podia ler, mas não editar). Mas é claro que, quanto mais nova a versão do Word, teoricamente melhor será o suporte, então procure ter a versão mais recente instalada no seu sistema operacional.

Uma coisa que você tem que fazer é criar um arquivo ODT pequeno no LibreOffice, mas relativamente complexo, pra ver se, ao ser aberto no Microsoft Office Word, as formatações serão visualizadas corretamente e se elas serão mantidas depois que você editar o arquivo no Word. No mesmo esquema que fiz no teste deste tópico, mas para o arquivo ODT.

Outro ponto interessante, levantado pelo @Guarazinho, é a questão das fontes. Linux, Windows e macOS possuem conjuntos diferentes de fontes. Mas isso é fácil de resolver, basta instalar, no Windows, as fontes do LibreOffice. Rapaz, se você instalar o LibreOffice no Windows, as fontes serão instaladas no sistema operacional e, por consequência, o Microsoft Office terá acesso a elas, então creio que isso seja tranquilo.
Uma solução mais simples é incorporar a fonte no documento ODT, vá em ArquivoPropriedades → vá até a aba Fontes → escolha uma das opções de “Incorporar Fonte”. A depender de como você configure isso e do conteúdo do seu documento, o tamanho do mesmo pode crescer um pouquinho ou bocadinho.

Agora observe que o formato ODT evolui. Com o LibreOffice 7.0, já estamos no ODF 1.3, então se você usar esses novos recursos, você terá problemas em abrir esse documento no Word caso a suíte de escritório da Microsoft não tenha recebido atualizações para isso.


Não uso o Microsoft Office, portanto não posso responder.

2 curtidas

Esqueci de perguntar. Por que você quer abrir um documento ODT no Microsoft Office?

Você sabe que o LibreOffice pode converter seus arquivos para .doc(x), né? Quando você abre a janela para salvar o documento (ou salvar uma cópia do documento), há várias opções de formato. Ah, sugiro sempre que você use a versão mais nova do LibreOffice, que (no momento que escrevo este texto), é a 7.0. Aqui uma lista resumida de novidades em português.

1 curtida

Semana que vem eu tenho que entregar uma apresentação de Slides pra um professor, e como ele provavelmente usa o Office da microsoft eu estava em dúvida entre usar o LibreOffice ou o Office online pra criar os Slides, mas eu acho que vou acabar usando o Office online.

Eu já instalei ela aqui no meu Windows, muito boa por sinal

Eu estou usando o LibreOffice no Windows, então todas as fontes da microsoft estão aqui

Para isso, eu recomendo que você salve o projeto para a apresentação no formato PDF, independentemente de plataforma, aplicativos office etc.

5 curtidas

Pode abrir, mas os recursos complexos ficam somente-leitura.

Para esse contexto Office Online realmente é a melhor opção. É de graça e é produzido pela mesma empresa que produz o Office completo que seu professor está usando.


Ou como disse o @Yofiel, tem a opção de exportar para PDF, que ele pode corrigir direto no leitor. (mas pergunta, eu já tive experiência com professor que não liga os pontos e vai perguntar “que marmota é essa que o PowerPoint não abre?!”)

1 curtida

Infelizmente a maioria das pessoas usa o Micrososft Office, nem que seja o piratão, se bem que me parece que o WPS Office vem ganhando um certo espaço.

Cara, se você está mandando um documento para os outros e ele precisa ser completamente editável (digo isso porque se for apenas para visualização, mais antes mandar o PDF como sugerido pelo @Yofiel, isso deveria ser senso comum), então o melhor é mandar o arquivo em .docx mesmo.

No meu tempo de universidade, em que eu fazia trabalhos em grupo, eu editava todos os meus documentos no LibreOffice, exportava para o formato .docx e abria o documento gerado no Microsoft Office para corrigir qualquer eventual perda de formatação.

2 curtidas