Dúvidas de um designer que quer ir pro Linux

Boa tarde meus caros!

Seguinte, sou designer e estou cansado faz algum tempo do Windows, tive que formatar meu ssd recentemente por problemas com o SO mesmo, nisso, conversei com um conhecido que usa Linux fazem alguns anos, e acabei instalando o PopOS, adorei a idéia, mas odiei a interface dele, pulei pro Cachy, AMEI o KDE plasma, e curti muito o sistema operacional em si, mas me bati muito, usei muito chat gpt pra conseguir instalar umas coisas e sinto que não aprendi muita coisa, já que era muita info.

Dito isso, voltei para o Windows, já que é o que tô acostumado e tenho a facilidade de todas as minhas ferramentas estarem disponíveis pra ele, maaaas, desde então, sinto um gostinho amargo, tô me sentindo incompleto dentro do meu ambiente de trabalho e lazer, gosto muito de jogar também.

Quero MUITO migrar de vez pra alguma distro do Linux, sei que vai ser demorado pra entender o sistema e vou me bater muito no processo, maaaas, eu fico com um pé atrás, já que minhas dúvidas nunca foram completamente sanadas a respeito dos softwares que utilizo.

Bom, sei que as pessoas conseguem rodar o Clip Studio e o affinity por bottles (ainda não sei fazer isso, mas sei que dá), mas, eu consigo atualizar esses softwares por dentro deles mesmo? E quando eles atualizam, geralmente, alguma coisa quebra?

Quando eu utilizo esses softwares com essa compatibilidade, eles rodam estáveis? Geralmente eles consomem mais do meu pc que rodar diretamente no windows? Se sim, tem uma estimativa de quão mais pesado eles ficam?

Espero que alguém possa me ajudar, tô muito buscando um norte kkkkkkk

Beijão pra vocês e que tenham uma ótima sexta-feira!

1 curtida

Minha opinião: Instala a distro TigerOS. Ela é totalmente brasileira e fácil de usar https://tigeros.com.br/

2 curtidas

Sempre q tiver usando um programa de windows via bottles ou wine tera que pesquisar antes de instalar updates se vai quebrar ou não.
Acho uma boa ideia ter uma VM com windows com acesso ao disco do linux para transferir arquivos entre eles, para coisa q não funcionam no linux.
Uso o kvm assim:

2 curtidas

Clip Studio

Faz um teste com essa versão via snap

Affinity

Sobre performance faz os testes, vc já esta com o Linux instalado mesmo… agora vá em frente e chega a até o final.

1 curtida

Nesse momento eu tô é com o Windows instalado DDD:

Sobre esse snap, eu cheguei a ver ele no reddit do Clip Studio mesmo, só que ele não é da versão que tenho licença, aí eu mesmo teria que engarrafar o negócio kkkkkk

O que me deixa com o pé atrás é pensar que principalmente o affinity, pode quebrar depois de qualquer update, mas acho que é o risco :joy:

2 curtidas

Instale uma vm com Linux no seu Windows e teste alguns dos programas nativos pra ver se eles se adaptam ao seu trabalho. Aí você continua produzindo normalmente com o Windows e aos poucos vai aprendendo e se adaptando ao Linux. :wink:

3 curtidas

Perfeito, farei isso ao decorrer da próxima semana! Quais distros com KDE você me recomenda?

Como disse, gostei bastante de usar o cachy, e pra mim não poder usar um deb foi meio difícil, mas talvez, nesse caso, na porrada que se aprenda. Sabe se é uma dristro fácil de quebrar?

Vai que numa dessas eu estrague tudo kkkkkkk

1 curtida

Instala ele mesmo com systemd boot e btrfs acho q é padrão e instala o timeshift e coloca para fazer snapshots uma vez por dia ou semana se vc fizer cagada volta para o dia anterior.

1 curtida

Pô, eu já li sobre isso de snapshots, vou dar uma pesquisada melhor sobre como fazê-los. Como achei que não ia usufruir dessa propriedade, eu tinha instalado numa partição ext4, já que tinha lido que o btrfs não reconhecia diferença entre arquivos com letras maiúsculas e minúsculas, o que poderia gerar conflito. Maaaas, dando uma pesquisada agora, eu acho que entendi tudo errado kkkkkkkkk

1 curtida

O CachyOS só quebra se você fuçar onde não deve. Agora se você quer usar os .deb utilize uma mais amigável como o ZorinOS , MX Linux ou o próprio Debian.

Tenha em mente que o Linux é diferente do Windows em relação a instalação de programas, diferente do windows onde vc baixa o programa de qualquer site e executa o instalador, no Linux vc instala diretamente do repositório da sua distribuição.

Porque eu tenho que instalar diretamente do repositório, sendo que existem os .deb onde eu baixo e clico 2x e ele executa, você pode estar se perguntando?
R: Simples, voce não precisa ficar se preocupando em updates desse programa e baixando do repositório é a garantia de que o programa foi testado e rodará na sua distro.

Recomento você olhar esse Tópico:

E sobre o Affinity, você pode testar esse AppImage

4 curtidas

Muito obrigado, amanhã eu vou ler o tópico e assistir o vídeo, agora eu vou entrar num ritmo acelerado de trabalho :upside_down_face:

Tenho muito que aprender sobre repositórios e pacotes, não sei o motivo de odiarem tanto o snap, de gostarem tanto do flatpak, e por exemplo, o motivo de ser melhor os aur dentro de um sistema baseado em arch.

Meus amigos, gostaria muito de ter passado por essa transição na minha adolescência, é muita coisa pra aprender e uma longa jornada para conciliar com outras partes da vida KEOPSAKPOEKSAO

2 curtidas
2 curtidas

A gente (eu) odeia o snap (não snapshots) pq é um completo Lixo. Eu comecei usar Linux novamente em 2022 e estou na casa dos 40, eu sempre trabalhei com computadores e sempre me interessei em tudo relacionado a essa área.
Pra mim é tranquilo usar qualquer S.O e sair fuçando neles até quebrar eles e depois corrigir.
:laughing:

2 curtidas

Oloco, vocês são prestativos demais, o sparrow até gravou a tela ensinando a programar snapshots diários! kkkkkk

Pô, e por que snap é lixo? O que tem ele tem de tão diferente?

2 curtidas

Cachy é legal, mas não sei dizer se é fácil de quebrar. Sendo base Arch, não é o que se poderia dizer de uma distro amigável. Eu uso a versão Tumbleweed do Opensuse, uma distro “rolling release” sólida como uma rocha. Sempre muito atualizada e já tem snapshots como padrão já na instalação, se quebrar é fácil de colocar ela em pé novamente. Sugiro que dê uma olhada.

3 curtidas

Creio que possa lhe interessar. :wink:

2 curtidas