Affinity Studio Grátis Full e no Linux - Guia passo a passo

Olá pessoal, tudo beleza?

O Canva lançou o Affinity v3 que é a Suíte já conhecida com Photo, Designer e Publisher agora num só app desktop. Ele está totalmente gratuito para baixar e utilizar sem restrição.
Somente a parte IA que precisa do plano PRO pago.

Daí fiz um vídeo que está estreando e mostrando o passo a passo para rodar no Linux através do Bottles.
Bem bacana e uma ferramenta muito top.
Agora fica fácil rodar a suíte em Linux.

Affinity Studio no Linux via Bottles

9 curtidas

Mais rápido do que se poderia imaginar, muito obrigado pelo excelente tutorial.
Não pude deixar de reparar que teu PC é bastante robusto, dito isso, parece-me que o Affinity está rodando bem sem atrasos etc Quando fizeres algum teste ou um trabalho mais apurado não deixe de atualizar esse tópico com algum parecer.

1 curtida

Bem demais! Eu tava travado na assinatura do Windows e o teu WinMetadata me salvou. Muito obrigado.

1 curtida

fiz a instalação, abriu o affinity de boas, consegui abrir um arquivo vetorial (um desenho bastante pesado até) o zoom e o arrastar tiveram uma resposta muito boa, mas quando fui tentar editar uns nós aí travou de vez. Ainda farei um teste com arquivos mais leves. Para quem for fazer algum teste é um pouco difícil de abrir arquivos existentes no sistema (no meu caso mint zara) (arrastar para cima do app não funcionou) Então peguei os arquivos que queria abrir e joguei dentro da pasta do affinity no bootle, eis que lá, pela janela de diálogo de abrir, os arquivos apareceram.

Sim, não será tão simples como se estivessemos rodando um app mativo.

Por padrão e segurança, na garrafa não é tão livre assim o arrasta e tal. Porem pode-se enfraquecer as barreiras.

Legal que funcionou ai. Tbm estou verificando algumas coisas e de fato trabalhos bem mais complexos e pesados vão ser penosos ou inviável as vezes.

Fiz mais uns testes, a wacom funcionou (sensibilidade da ponta) consegui desenhar no modo pixel.
Mas a resposta não é 100%, pois tem um certo delay (até ai era de se esperar) É curioso que a resposta para zoom e arrastar é melhor nesse affinity via bottle do que no inkscape ao abrir o mesmo arquivo; arquivo que foi editado e criado no illustrator 12 e que também tinha resposta melhor que o inskcape, considerando ainda que esse illustrator é de 20 anos atrás (via windows 8.1)

1 curtida

Olá!
Para ficar aqui dicas que podem aumentar a compatibilidade usando a garrafa.
E ajudar quem não conseguiu fazer rodar de primeira:

Affinity no Linux Não Roda no MEU PC! Dicas e soluções

O Bottles tem a opção exportar a configuração, imagino que seria algo como quais dependências e ajustes foram feitos nessa instalação, então, não seria melhor disponibilizar e manter um repositório (sempre atualizado) com a “receita”?

2 curtidas

Olá, @aarProTech !

Eu não conhecia esse software e achei muito interessante.

Obrigado por compartilhar o tutorial e o vídeo, ficou excelente, muito bem explicado e direto ao ponto.

Você manda muito bem nas explicações, ganhou mais um seguidor pelo ótimo trabalho!

Seria ótimo se você pudesse produzir mais vídeos como esse, apresentando novos aplicativos e ferramentas em geral. É sempre bom descobrir opções úteis e bem explicadas assim.

1 curtida

Que bom curtiu!

Ótimo feedback. Virão mais vídeos.

Bora lah!

#sucesso

1 curtida

Produtividade! Affinity no Linux voando…
Instruções comentadas e detalhando cada item para alavancar a performance.
Acho que até PC batata roda agora… será?

1 curtida

Para quem está seguindo com trabalhos no Affinity no Linux segue mais algumas dicas para ajudar na instalação de fonts internamente para ficar disponível no prefixo do Affinity.

Em via geral, através do Bottles o Affinity consegue ver e “puxar” as fonts do sistema, porém por diversidade de instalações pode ser que não apareça ai. Ainda, a ideia de adicionar novas fonts apenas no Affinity deixa o sistema limpo. Você escolhe.

Outro ponto é a utilização de ICC Profiles específicos, em caso de gráficas com situações especiais, por exemplo e ou trabalhos em que tenha uma calibragem própria; mostro como instalar.

Segue também um dica interessante em como usar toda a área de desenho, indo além da prancha ou do artboard.

1 curtida

Tem um gringo trabalhando em um instalador tb

1 curtida

Funcionou aqui no Arch Linux, inclusive a mesa digitalizadora da XP-Pen que eu uso, mas não ficou totalmente perfeito.

1 curtida

Sim. Eu vi esse método 1 click.
Realmente um facilitador.
A questão, ao meu ver, é que ele mexe bem com a base do sistema instalando bibliotecas e dependências ampliando vulnerabilidade. Sem falar misturar libs 32 direto no sys. Claro, tudo depende de quem está utilizando e cuidados.
Particularmente prefiro métodos que tenham camadas de isolamento e segurança mais aprimorada e permitam controle maior de recursos e acessos.
Outro ponto é que o script por detrás do instalador tende a limitar o uso de distros e manutenção “individualizada”.
Contúdo, volto a dizer que é um excelente facilitador de 1 click para quem tem pressa.

1 curtida

Ando rodando o affinity e conseguindo fazer pequenas edições/editorações vetoriais com um rendimento completamente satisfatório. Mas, pra mim, ainda congela quando vou editar alguns nós em vetores complexo ou nem tanto. Portanto, pra muita coisa é bastante estável (ainda não fiz a atualização)

1 curtida

Extato!

Aqui está bem similar. Para a parte rasterizada funciona muito bem. A parte vetorial quando você cria a arte de maneira mais incremental vai indo. A probabilidade de inserir qq conjunto vetorial e editar nós amplia muito o congelar/crash. Acredito que isso esteja em algum tipo de chamada do sistema em que na tradução induz a erro geral. Quem sabe pra frente melhore com novos patchs.
Eu também não fiz o update, aliás, fiz rodando e depois de quebrar a garrafa voltei tudo para a primeira versão inicial quando fiz os 1º vídeo e segue bem assim. A versão 3.01 é mais pra atualizar itens à versão OSX do que para WIndows em si.
Outra coisa é que mesmo ativando toda aceleração incluindo opencl ficou mais rápido para algumas coisas, mas a instabilidade visual aumentou demais…
Bom, é aguardar alguns avanços e novas versões para ir testando paralelamente.

1 curtida