Galera, tô pensando em dar um upgrade no meu notebook, colocando um SSD M.2 (mais especificamente esse aqui, um WD Black SN750 de 250 GB).
Vou instalar apenas o Linux Mint 19.2 nele, e voltar a colocar meu HD de 1 TB para dados.
A questão é, qual a compatibilidade desse SSD com o Linux em geral? Tem os drivers e softwares necessários pra suportar o sistema e funcionar sem problemas?
Não posso afirmar mas acredito que vai funcionar sem problemas.
No meu DELL G3 instalei um M.2 da Corsair, na época até pesquisei e vi este post abaixo referente ao uso e um M.2 da Kingston. Segui com compra e instalação e estou utilizando o mesmo sem problemas, atualmente com dual boot do Ubuntu 18.04 / Windows 10.
Tente verificar no fórum da Dell se alguém já fez esta instalação no mesmo modelo de notebook que você usa, pode lhe ajudar.
Temos alguns posts aqui no fórum onde usuários tiveram problemas em utilizar SSD’s M.2 em distribuições como o Mint por exemplo. No meu caso, estou usando um Intell SSD6 NVME com Pop!Os e tudo funcionou de primeira como se fosse um “hd” normal.
Eu ainda não tive tempo de tentar instalar outras distribuições para confirmar, mas rodando pelo modo “livecd” as seguintes distribuições detectaram meu M.2 sem problema algum: Ubuntu 19.04, Debian 10 e Elementary 5 Juno.