Dúvida sobre como fazer uma instalação de distro Linux pela opção avançada (particionamento)

Olá pessoal! Eu sou editor de vídeos (instalo muitos programas de edição e guardo muitos arquivos multimídia) e pela primeira vez irei fazer uma instalação pela opção avançada, separando a /home da raiz do sistema, porém, não sei como vou distribuir o espaço do meu HD de 1 TB nas partições… Quanto de espaço eu deveria deixar na raiz?

Existe um sistema operacional desenvolvido especificamente para quem trabalha com estúdio.

Olá @usera25, tudo bem contigo?

Quando falamos de particionamento de discos, não existe um padrão exato a ser seguido, tudo são recomendados com base nas experiências da comunidade. Isto posto, seguem minhas recomendações:

• partição / : entre 40gb e 60gb costuma ser o suficiente para a maioria das distros.
  • swap: geralmente o mesmo tamanho da RAM costuma ser seguro.
  • /home: o restante do espaço.

Estou considerando que você vai usar sistemas EXT4 normais, caso pretenda utilizar BTRFS com snapshots, precisa considerar isso ao dividir as partições. Por exemplo, também edito vídeos e trabalho com comunicação digital, meu openSUSE Tumbleweed no momento está consumindo 47G da partição /.

image

:vulcan_salute:

2 curtidas

Tudo bem sim, melhor agora que você me respondeu, obrigado! Eu já assisti você no canal Diolinux Labs, você é muito inteligente :vulcan_salute:

Não entendo as diferenças entre o EXT4 e o BTRFS e não sei o que é snapshot (sou relativamente novato no universo Linux). Se eu não estiver enganado o EXT4 é o padrão no Linux Mint. Você acha que o BTRFS é uma opção melhor?

1 curtida

Sim, o BTRFS tem algumas vantagens, mas você pode começar pelo EXT4 sem nenhum problema e quando estiver mais acostumado com o sistema, estudar algumas formas de adicionar novos recursos.

Agradeço por acompanhar nosso trabalho :smiley:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Tem uma discussão aqui no fórum já sobre a diferença desses dois tipos de arquivo: [DISCUSSÃO] BTRFS vs EXT4 - #5 by anon58028541. A explicação do Geeks for Geeks também é boa de se ler: Difference Between Ext4 VS Btrfs Filesystems in Linux - GeeksforGeeks
Mas como você mesmo já disse ser usuário novato, fique no EXT4 por ser “mais tradicional”. Snapshots, de forma bem simplória, são tipo “fotos” da imagem do disco. Imagina que você instala algum programa e ele, de alguma forma, acaba quebrando algo do sistema operacional, ou até mesmo uma atualização mal feita devido a uma queda de luz ou travamento repentino. Com o snapshot você pode “retornar ao ponto de restauração”, como um video game com check point.

2 curtidas