Olá a todos!
Antes de mais, porque é que o fórum estava “off”? Alguém sabe?
Agora, decidi formatar completamente o computador e agora quero instalar o Manjaro (dual-boot), mas não sei se escolho a versão KDE ou a versão Gnome. Gosto das duas: O Gnome acho bem fluído, com menos bugs e bonito, mas no KDE posso fazer muito mais customização…
Quanto à interface, fica a seu critério e gosto pessoal. O GNOME tende a ser um pouco mais pesado, mas eu, pessoalmente, prefiro pelo workflow.
Apenas uma coisa acho que vale destacar: a versão GNOME vem com muitos apps desnecessários, mais que as demais. Claro que podemos remover, mas é algo que me incomoda bastante.
Independente de qual edição você for escolher, recomendo instalar com o Manjaro Architect. Você pode personalizar a instalação ao máximo e você vai ter um sistema atualizado (as ISOs da edição GNOME/KDE são de 3 meses atrás).
O Manjaro Archtect é uma excelente opção de instalação personalizada. Mas para quem quer algo mais ‘GUIado’ e ainda assim ficar com uma instalação mais enxuta, a equipe do Manjaro disponibiliza a ISO minimal de cada DE, que ao meu ver ainda vem com várias coisas dispensáveis, mas longe de ser o ‘bloatware’ da versão normal.
Ai vai depender essencialmente do seu gosto, cada um terá uma opinião, eu particularmente prefiro a customização absoluta e a experiência desktop tradicional do KDE Plasma. O ideal é que você teste ambas comparando-as.
Como um recém convertido para o lado K da força recomendo o KDE Plasma.
Estava usando o GNOME até semana passada, anteriormente já tive muitos problemas com o Plasma por isso vinha usando o GNOME, porém nessas últimas versões o Plasma se tornou muito estável e finalmente migrei por completo.
Mas como já disseram acima é uma escolha muito pessoal, só testando para saber.
Cara, na dúvida, instala os dois com /home compartilhado. Eu estou usando assim.
KDE: realmente é suuuper customizável. Vale a pena se vc for do tipo “camaleão virtual”. Com ele dá até pra vc criar um ambiente praticamente idêntico ao Gnome… mas… particularmente acho o Gnome oferece mais fluidez
GNOME: apesar de oferecer várias opções legais de customização, ainda mais no Manjaro, o Gnome é mais “estático” e na minha opinião, a interface campeã no quesito produtividade. Se vc tem uma ao menos 4gb de ram, o Gnome do Manjaro vai rodar liso, desde que não abuse com mtas abas do navegador e programas abertos.
Enfim, os dois são muito estáveis, tem vantagens incomparáveis e cada um tem sua grandeza insubstituível rs.
DICA: espere boas novidades pra essas distros para bem breve. O Gnome está para lançar a versão 3.38 na próx quinta (16/09) e o KDE 5.20 para o começo de outubro. As duas prometem mtas novidades e melhorias.
Ah, vale lembrar que o Manjaro é rolling-release e deve ser uma das primeiras a receber a atualização.
Também não sei em questão do porquê do fórum estar off
Na minha opinião não escolheria nem o kde nem o Gnome, a minha escolha seria juntar o melhor dos 2 mundos e baixar a interface deepin
Pra mim é super de boa. Ao instalar mais de uma distro, eu uso um usuário diferente pra cada uma, pq dae qdo vc formatar a partição ou instalar outra no lugar, vc só apaga a pasta na /home do usuário antigo.
Se instalar as distro com o mesmo usuário, vc pode ficar com mto lixo de configurações de programas desinstalados da outra distro… entendeu? Essa hora nao to conseguindo me expressar direito kkkk
Prefiro DEs mais simples, principalmente XFCE. . Pessoalmente não gosto de Gnome nem de KDE. Mas opções é que não faltam no mundo Linux. É como falou o @thespation só você poderá responder a esta sua pergunta. Experimente e veja qual a que mais te agrada ou a qual vc melhor se adapta ou se sente mais produtivo.
Isso! Depois vc vai ver q na /home terá pastas com seus dois usuários. Cada pasta terá os arquivos pessoais e configurações de cada distro. Se amanhã vc formatar ou instalar outra distro, vc só apaga a pasta do usuário antigo.
Eu sugiro vc criar usuário tipo assim: “xico-kde, xico-gnome” por exemplo, de forma q vc identifique de q distro e interface é.