Dúvida na escolha entre duas versões do Manjaro (KDE e Gnome)

Olá a todos!
Antes de mais, porque é que o fórum estava “off”? Alguém sabe?

Agora, decidi formatar completamente o computador e agora quero instalar o Manjaro (dual-boot), mas não sei se escolho a versão KDE ou a versão Gnome. Gosto das duas: O Gnome acho bem fluído, com menos bugs e bonito, mas no KDE posso fazer muito mais customização…

Se alguém me puder ajudar agradeço :grin:

@thespation, corre aqui!

3 curtidas

Segue resposta:

https://plus.diolinux.com.br/t/site-dando-erro-502-diolinux-plus-fora-do-ar/23662/3?u=thespation

Quanto a isso, é uma pergunta que somente você pode responder, a melhor recomendação é que teste para ver qual te agrada mais.

Segue vídeo para reflexão:

3 curtidas

Quanto à interface, fica a seu critério e gosto pessoal. O GNOME tende a ser um pouco mais pesado, mas eu, pessoalmente, prefiro pelo workflow.

Apenas uma coisa acho que vale destacar: a versão GNOME vem com muitos apps desnecessários, mais que as demais. Claro que podemos remover, mas é algo que me incomoda bastante.

2 curtidas

Independente de qual edição você for escolher, recomendo instalar com o Manjaro Architect. Você pode personalizar a instalação ao máximo e você vai ter um sistema atualizado (as ISOs da edição GNOME/KDE são de 3 meses atrás).

1 curtida

Na verdade as ISOs são de hoje xD

O Manjaro Archtect é uma excelente opção de instalação personalizada. Mas para quem quer algo mais ‘GUIado’ e ainda assim ficar com uma instalação mais enxuta, a equipe do Manjaro disponibiliza a ISO minimal de cada DE, que ao meu ver ainda vem com várias coisas dispensáveis, mas longe de ser o ‘bloatware’ da versão normal.

4 curtidas

Ai vai depender essencialmente do seu gosto, cada um terá uma opinião, eu particularmente prefiro a customização absoluta e a experiência desktop tradicional do KDE Plasma. O ideal é que você teste ambas comparando-as.

1 curtida

Como um recém convertido para o lado K da força recomendo o KDE Plasma.

Estava usando o GNOME até semana passada, anteriormente já tive muitos problemas com o Plasma por isso vinha usando o GNOME, porém nessas últimas versões o Plasma se tornou muito estável e finalmente migrei por completo.

Mas como já disseram acima é uma escolha muito pessoal, só testando para saber.

2 curtidas

Caramba, fui lá no site pra ver e realmente atualizou. Lançaram a versão 20.1 hoje: Manjaro 20.1 Mikah got released - Releases - Manjaro Linux Forum

Que surpresa! Vou correr e baixar a ISO nova do Architect.

1 curtida

Cara, na dúvida, instala os dois com /home compartilhado. Eu estou usando assim.

KDE: realmente é suuuper customizável. Vale a pena se vc for do tipo “camaleão virtual”. Com ele dá até pra vc criar um ambiente praticamente idêntico ao Gnome… mas… particularmente acho o Gnome oferece mais fluidez

GNOME: apesar de oferecer várias opções legais de customização, ainda mais no Manjaro, o Gnome é mais “estático” e na minha opinião, a interface campeã no quesito produtividade. Se vc tem uma ao menos 4gb de ram, o Gnome do Manjaro vai rodar liso, desde que não abuse com mtas abas do navegador e programas abertos.

Enfim, os dois são muito estáveis, tem vantagens incomparáveis e cada um tem sua grandeza insubstituível rs.

DICA: espere boas novidades pra essas distros para bem breve. O Gnome está para lançar a versão 3.38 na próx quinta (16/09) e o KDE 5.20 para o começo de outubro. As duas prometem mtas novidades e melhorias.
Ah, vale lembrar que o Manjaro é rolling-release e deve ser uma das primeiras a receber a atualização.

3 curtidas

O Architect ainda está na versão anterior, mas basta baixar qq ISO que ele vem nela

2 curtidas

Por acaso já não tem tantos :sweat_smile:

Mas saiu ontem a versão 20.1…

E não há problemas com a /home compartilhada?

Também não sei em questão do porquê do fórum estar off
Na minha opinião não escolheria nem o kde nem o Gnome, a minha escolha seria juntar o melhor dos 2 mundos e baixar a interface deepin

1 curtida

Não acho muita piada à DDE

Pra mim é super de boa. Ao instalar mais de uma distro, eu uso um usuário diferente pra cada uma, pq dae qdo vc formatar a partição ou instalar outra no lugar, vc só apaga a pasta na /home do usuário antigo.
Se instalar as distro com o mesmo usuário, vc pode ficar com mto lixo de configurações de programas desinstalados da outra distro… entendeu? Essa hora nao to conseguindo me expressar direito kkkk

2 curtidas

Ok… Então instalo com a mesma /home mas com 2 utilizadores (xico e xicom)?

Prefiro DEs mais simples, principalmente XFCE. . Pessoalmente não gosto de Gnome nem de KDE. Mas opções é que não faltam no mundo Linux. É como falou o @thespation só você poderá responder a esta sua pergunta. Experimente e veja qual a que mais te agrada ou a qual vc melhor se adapta ou se sente mais produtivo.

2 curtidas

Isso! Depois vc vai ver q na /home terá pastas com seus dois usuários. Cada pasta terá os arquivos pessoais e configurações de cada distro. Se amanhã vc formatar ou instalar outra distro, vc só apaga a pasta do usuário antigo.
Eu sugiro vc criar usuário tipo assim: “xico-kde, xico-gnome” por exemplo, de forma q vc identifique de q distro e interface é.

2 curtidas