Dúvida de programas para jogos. Quais são? Como instala?

Alguém poderia me ajudar.
Tenho pensado em instalar algum jogo, mas não tenho conhecimento algum de como funciona hoje em dia. @Dio, vc poderia fazer uma matéria sobre isso caso não exista?
Pelo menos em uma pesquisa no fórum rápida eu não encontrei.
Os poucos jogos jogava era o que eu comprava na loja e instalava no PC. Hoje isso não existe mais.
Aqui criei para linux, mas também pode ser para Windows.

como assim de como isso funciona?
no mundo Windows é instalar uma loja de jogos e clicar no botão de instalar
no mundo Linux é a mesma coisa, e se quiser rodar jogos de Windows no Linux vai ter que instalar apps que fazem o trabalho pra vc, tipo o Lutris, caso não queira instalar tudo na mão, claro

é disso que vc se refere?

1 curtida

Sim… eu não conheço n3nhum…

Vc pode ajudar?
Quais são os apps?
Dif3rencas entre eles?

no Windows é só instalar uma loja
a mais famosa é a steam
acho que a epic e a origin entram no meio lojas mais famosas de jogos também
pra linux, das três, só a steam que tem, e muuuuuito provavelmente ela já está no repositório da sua distro.

a diferença, se não me engano, é só os títulos, team fortress 2 provavemente só tem pra steam

1 curtida

Fifa ou outro jogo ps…
É do steam?

Fifa é da Origin. Tente encontrá-lo no lutris.net

1 curtida

Ok

Obrigado procurar

Bom, o principal “point” se tratando de jogos no Linux é a Steam!

Basicamente o que você precisa fazer é instalar a Steam, que pode ser tanto do repositório quanto em flatpak, em seguida faça login na sua conta e clique em “Steam”, “Configurações”, e na aba “Steam Play” marque a caixa de seleção “Ativar Steam Play para todos os outros títulos”. Em “Executar outros títulos com” você poderá escolher uma versão do Proton para rodar os títulos, recomendo que escolha sempre a mais recente. Feito isso, todos os jogos disponíveis na Steam poderão ser instalados na sua máquina, sem exeção.

Se o jogo escolhido for nativo, bom, nem tem muito o que eu dizer, é nativo! haha Se o jogo escolhido não tiver versão nativa para Linux, o mesmo será baixado e instalado, então funcionará utilizando o Proton, na versão que você selecionou lá nas configurações. Para instalar os jogos é exatamente igual ao Windows, simplesmente clique em “Instalar” e depois em “Jogar”.

Hoje muitos, e digo muitos jogos mesmo não nativos funcionam muito bem através do Proton, mas não todos. Alguns realmente não são jogáveis, apresentam bugs, ou precisam de alguns “workarounds” para funcionar. Existe um site chamado “ProtonDB” que cataloga todos os games da Steam, identificando quais são jogáveis ou não, e quais procedimentos são necessários para fazer cada jogo rodar, caso algum procedimento seja necessário.

O vídeo abaixo fala mais sobre o Proton, mas vale ressaltar que o vídeo é de 1 ano atrás, e o Proton está MUITO melhor hoje.

Por fim, para jogos não presentes na Steam a melhor ferramenta que temos hoje é o Lutris. O Lutris é um pouco semelhante ao “PlayOnLinux”, só que muito melhor! No site Lutris.net você encontra scripts de instalação para os mais variados jogos. Através do Lutris você também pode instalar lojas de games que não possuem versão nativa para Linux, como a Epic Games Store ou a Origin, e através dessas lojas instalar os seus jogos.

O vídeo abaixo também é antigo, e o Lutris também melhorou MUITO de lá pra cá, mas vai servir como uma boa introdução.

Por fim, recomendo que pesquise por Lutris, Proton, Jogos, Valve, Steam, Wine, e nomes semelhantes no YouTube, blog Diolinux, canal Diolinux, Google, enfim…

Há muito o que falar sobre jogos no Linux, não teria como eu falar tudo aqui nesse post. O interessante agora seria você escolher um jogo para instalar, e em caso de dificuldades vir falar com a gente. Assim vamos dando um passo por vez. haha

Mas não se assuste, jogar no Linux é muito mais simples do que parece à primeira vista. Rapidinho tu pega o jeito!

2 curtidas

Valeu. Obrigado.
Vou ver os vídeos e ler sobre estas ferramentas.
Vi que no geral são duas: steam e lutris

Vou fazer o cadastro nestes duas plantaformas…
Acho que no lutris não precisa

Para compra caso necessário é feito dentro da plataforma?
Vc recebe email de confirmação da compra?

2 curtidas

No Lutris é tudo gratuito, que eu saiba não existem compras. Até porque o Lutris não fornece os jogos, apenas os scripts que auxiliam na instalação dos games e suas dependências.

Quanto a Steam, sim, as compras são feitas dentro da plataforma, e recebe emails de confirmação sim.

1 curtida

Complementando…

As compras na Steam podem ser feitas utilizando cartão de crédito, boleto, etc. E recomeno ficar de olho nas promoções, dá pra comprar muito jogo excelente muito barato. Já comprei grandes jogos como Portal e Half Life 1 e 2 por 2, 3 reais. GTA San Andreas sai por 5 reais em promoções, e já comprei jogos lançamento que custam 180 reais por 50/60 em promoções.

Além disso volta e meia eles dão jogos de graça, eu mesmo peguei “Metro 2033” de graça em uma giveaway.

1 curtida

Você disse que jogava antigamente, então talvez você queira reviver jogos clássicos, nesse caso, o procedimento é um pouco diferente.

1 curtida

É complicado o procedimento?

Vou aperfeiçoar o script, mas ultimamente tem me faltado tempo .-.

Quero implementar funções de correções automáticas para problemas já conhecidos (na execução de jogos).
Deixar o texto em execução do script com um visual + legal tbm.
E colocar uma pohada de jogos, todos gratuitos e de preferência open source.

Vc pode jogar os games retro no Lutris tbm.

1 curtida

Se estiver falando sobre jogos de emuladores, não é complicado não. Tem vários artigos de emuladores lá no blog.

Não, se for consoles ou computadores muito antigos pode instalar emuladores. Se for jogos de Windows antigos ou você cria uma máquina virtual dentro do Windows ou adere a uma plataforma como Lutris.

Eu estou jogando ‘The Witcher 3’ …
Ele já veio configurado, eu só preciso fazer:
chmod +x ./start.run
./start.run

Com isso, ele já cria automaticamente o atalho do jogo no menu.