Bom dia, Boa tarde ou Boa noite pessoal!
Alguma nobre alma gentil consegue me ajudar?
Eu instalei o cachyOs no meu not veio (vou colocar um contexto abaixo caso ajude em algo para entender) mas não sei dizer se lasquei o windows no processo, a ideia era deixar um dual boot, mas quando eu inicio o not ele não acha o windows no menu do grub para escolher.
O arquivo /etc/default/grub está com a linha “GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false“ não comentada.

Quando tento montar a partição sda2 onde acho que está o windows ele dá esse erro:
“Ocorreu um erro ao acessar ‘Disco interno de 153,4 GiB (sda2)’, o sistema informou: A operação solicitada falhou: Error mounting /dev/sda2 at /run/media/msilva/AE4A465D4A462287: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sda2, missing codepage or helper program, or other error“
Contexto caso ajude: tinha o popOs, mas esqueci a senha, aí decidi trocar, para isso apaguei umas 3 partições, só que não sei se alguma era necessáriamente importante para o windows, sei que a partição que o windows estava que é a sda2 ainda está inteira aqui. No popOs estava reconhecendo o windows
tem essas 3 partições
Algumas atualizações do que eu fiz (mas ainda estou com problema):
Não sei sei se é certo fazer isso, mas executei os seguintes comando
sudo ntfsfix -d /dev/sda1
sudo ntfsfix -d /dev/sda2
Com isso consigo montar o sda1 e sda2

comando lsblk -f
só mesmo após isso, ao dar sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg ele ainda não reconhece o windows
Bom dia Cassiano, obrigado pelo retorno!
Tentei o passo a passo citado, porém estou com 2 problemas aparentemente.
Quando eu tento montar o disco do windows, ele dá o erro citado no primeiro comentário, tenho que dar o comando “sudo ntfsfix -d /dev/sda2“ para conseguir montar. Não sei se é um problema, mas ao reiniciar, ele volta com aquele alerta vermelho no disco e eu tenho que montar novamente.
Mesmo montando o disco
Ele não acha a imagem do windows
O etc/default/grub está com a linha citada não comentada
Tem alguma ideia do que posso fazer a mais?
Vc vai ter que dar boot no windows e mandar corrigir os erros no disco, porisso que o os-prober não encontra ele.

Tem alguma alternativa de como fazer isso? eu tentei abrir o windows direto pela bios, mas n deu certo, fiz as seguintes tentativas:
Na bios ele está como "boot mode: UEFI” (quando estava com o popOS ele conseguia achar o windows na bios mesmo com o boot mode: UEFI), mas agora ele só aparece o cachyOs
Eu tentei mudar para legacy aí ele até apareceu a outra partição
Mas quando tentei carregar ele da essa tela
Tentei criar uma opção no /etc/grub.d/40_custom(com a ajuda do gemini ), mas ao tentar abrir por essa opção ele dá que não encontrou o caminho /EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
menuentry “Windows Boot Manager (UEFI)” --class windows --class os {
insmod part_gpt
insmod fat
search --no-floppy --fs-uuid --set=root A121-EB4C
chainloader /EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
}
Não deixa nenhum Disco no boot que ele vai entrar no windows
Acho que entendi agora, o fato de não dar boot em modo Legacy de jeito nenhum e o Pop!_OS ter enxergado o seu Windows antes nos revela algo muito importante: O seu Windows SEMPRE esteve em modo UEFI. “Mas por que tem aquela partição ‘Reservado pelo Sistema’ (sda1) ali?” Provavelmente ela sobrou de alguma instalação bem antiga desse HD, ou o Windows foi instalado em modo UEFI em um disco estruturado com tabela MBR. Mas o fato do PC não iniciar por ela prova que ela não contém o boot ativo do seu Windows atual.
Quando você instalou o CachyOS e apagou aquelas 3 partições para abrir espaço, você acabou apagando a partição EFI original onde ficavam os arquivos de boot do Windows. O Pop!_OS via o Windows antes porque aquela partição apagada ainda existia. Agora, a única partição EFI viva é a sda3, que só tem os arquivos do CachyOS.
Então, eu tinha convertido o o windows para UEFI quando instalei o popOs (se eu não me engano) porque eu lembro de ter criado algo assim ‘/EFI/Microsoft/Boot/’ e quando estava com o popOs ele reconhecia o windows mesmo com no modo uefi mas quando fui instalar o cachyos, não sei se apaguei alguma partição importante agora ele não reconhece mais
eu tenho essa foto, não sei se ajuda a entender se eu fiz alguma cagada
sobre o que o cassiano falou, eu tentei ir diretamente por aqui, mas da tela preta
Edit:Acho que é isso que voce falou winizin, tinha uma partição chamada windows boot manager, ela foi apagada quando foi instalado o cachyos
Com certeza foi isso mesmo, olha só o antes com o Windows Boot Manager e depois só com o CachyOS.
A boa notícia é que o seu Windows tá intacto, você só apagou o boot sem querer, pra recuperar basta o Pendrive de instalação do Windows e alguns comandos simples no cmd.
O CachyOS não apaga partições. Como vc fez o particionamento manual apagou o que não devia.
Você vai ter um trabalho:
-Vai ter que dar boot com a ISO de instalação do windows e pedir para recuperar o boot. Fazendo isso, vc vai perder o boot do linux.
-Depois vai ter que dar boot no liveCD do Cachyos e arrumar o grub (tudo manualmente e da um trabalhinho)
Se a instalação do CachyOS era Nova, é mais facil instalar ele novamente
Hmm, acho que vou fazer isso então, vou tentar recuperar o boot do windows pelo pendrive, e se der ruim no cachyOs vou instalar ele novamente. Obrigado pessoal!
Só uma dúvida a mais, com o pendrive de instalação do windows ele vai ter uma opção de reparar o windows (para recuperar o boot)?
Vai sim!
Dê o boot pelo pendrive do Windows, abra o Prompt de Comando (Reparar Computador → Solução de Problemas → Prompt de Comando) e rode os comandos:
diskpart
list volume
Manda a foto do resultado que vou te mostrar um truque que manda o boot do Windows pra dentro da partição que o CachyOS tá usando. Resolvendo tudo de uma vez sem “matar ninguém” kkkkkkk.
Vocês são uns anjos meus amigos, vou preparar aqui e já venho pedir orientações rsrsrs
o Boot Repair nao resolve esse problema?
Não pq é o boot do windows que esta com problema
De fato resolveria se fosse o boot do Linux com problema, mas como o Cassiano comentou, o problema é no boot do Windows especificamente.
(Minha cota de mensagens acabou por isso fiz essa edit para a mensagem a baixo.)
Comandos no seu caso:
select volume 3
assign letter=V
exit
bootsect /nt60 sys /mbr
bcdboot C:\Windows /s V: /f UEFI
Se a mensagem de sucesso apareceu, o Windows Boot Manager foi restaurado! Agora basta fechar tudo e reiniciar o computador.
já entrei na cmd e dei os comandos citados
PESSOAL, deu certo!
Obrigado Winizin, Cassiano e mobostar por me auxiliarem e disponibilizarem o tempo de vcs para me ajudar S2
Vcs são incríveis !!!
/\_/\
( o.o )
> ♥ <