Saudações a todos!
Instalei o Arch Linux numa maquina onde já havia o Windows 11 instalado previamente. São dois SSDs separados, sendo um para o Windows (240GB) e outro para o Arch Linux (também de 240 GB). Durante a instalação do Arch Linux (fiz a instalação seguindo um tutorial do Dio Linux no YouTube) escolhi o GRUB para o gerenciamento do boot. Por algum motivo, o Windows não foi detectado e não aparece na lista de opções do GRUB, mas é possível inicializá-lo normalmente se eu alterar pela BIOS a sequência de boot.
Como posso adicionar no GRUB uma entrada para o Windows?
Desdejá agradeço!
1- Montar a partição do WIndows no Linux.
2- Instalar o os-prober: sudo pacman -S os-prober.
3- Edite /etc/default/grub e adicione/descomente: GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
4 - Execute o os-prober no terminal.
5- Salve o Grub: sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Outra forma de resolver, se o seu sistema for UEFI, é você pode adicionar uma entrada customizada no grub. Essa entrada irá iniciar o Windows.
- Descubra o uuid da partição efi que tem o windows com o comando
blkid | grep vfat
- Adicione a nova entrada no arquivo ‘/etc/grub.d/40_custom’, comando
sudo nano /etc/grub.d/40_custom, adicionando as seguintes linhas no final do arquivo:
menuentry 'Windows 10' {
search --fs-uuid --no-floppy --set=root 1234-ABCD
chainloader (${root})/EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
}
Nota: não se esqueça de mudar o UUID do exemplo de 1234-ABCD para o UUID da partição efi onde está o boot do Windows!
- Atualize as entradas do grub com
sudo updated-grub ou sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
A vantagem deste método é que não precisa instalar o os-prober, que é desabilitado por padrão por
Bom dia meu Caro, vou te dar uma sugestão que usei por muito tempo e achava melhor
Usa o próprio sistema de seleção de boot da placa mãe, normalmente há um botão especifico pra isso.