Dual Boot Ubunto e Windows com Partição Compartilhada

Olá, pessoal!

Comprei um notebook que veio com Ubuntu e gostaria de configurar um dual boot com Windows, com destaque para uma partição de arquivos compartilhada entre os dois sistemas. A ideia é poder acessar jogos, imagens e outros arquivos a partir de qualquer um deles.

Preciso de ajuda para definir a estrutura das partições, a distribuição ideal do espaço (o SSD é de 1 TB) e o sistema de arquivos mais adequado para essa partição compartilhada.

De forma geral, essa abordagem — dar a cada sistema o menor espaço seguro possível e maximizar o armazenamento em uma partição comum — é de fácil aplicação?

O vídeo do 01Ti me parece um bom passo a passo de como instalar o Windows a partir do Linux, mas ele não aborda a questão da partição compartilhada: https://youtu.be/tAoGLTd8Iz0?si=Q2ret_XYsu6PMxmZ

Já este outro vídeo trata do compartilhamento de arquivos entre sistemas, mas fico na dúvida se existe hoje um método mais moderno ou completo: https://youtu.be/14JvWF8CLLo?si=5Mwml1qY4Gz6EZqT

É meu primeiro contato com Linux, o real intúito de manter o windows é pelo lolzinho, imagino que aplicando esse método vou poder me acostumar com o linux com menos problemas. Acho até um pouco estranho não haver mais conteúdo sobre isso.

O que eu faria:

Faria primeiro a instalação do Windows, criando uma partição de uns 100 a 200GB (o Windows no momento da instalação vai criar aquela partição “Reservada para o sistema”). Deixando o resto como espaço não alocado.
Depois iniciaria o processor de instalação do Linux. Criaria uma partição de 100 a 200GB como “/”, com formato EXT4 ou BTRFS, e a partição de boot e SWAP (segundo documentação da distribuição).
O resto de espaço é a partição compartilhada. Eu, particularmente, criaria em formato NTFS (embora seja um formato proprietário da Microsoft, o Linux lida muito bem. Uso em um notebook e nunca tive problema), mas costuma-se recomendar o exFAT para casos de partições que devem ser usados em mais de um sistema.
Para jogar os arquivos do Windows para essa partição basta criar as pastas dentro da partição e alterar o caminho das bibliotecas do Windows (Documentos, Downloads, etc…). Já no Linux, da para usar link simbólico para redirecionar as pastas “Documentos, Downloads, etc…” para as pastas na partição compartilhada.

Resumo:

Ponto de montagem Formato de arquivo Tamanho
Windows - Reservado para o sistema - O próprio Windows define
Windows NTFS 100 a 200 GB
/boot/efi - 600 MB (ou seguindo a documentação da distribuição)
SWAP SWAP 4 a 8GB (Quando necessário e se desejado - segundo documentação da distribuição)
/ EXT4 ou BTRFS (Ou outro formato, seguindo a documentação oficial da distribuição) 100 a 200 GB
Sem ponto de montagem exFAT ou NTFS O que sobrar
2 curtidas
1 curtida

Minha experiência com dual boot não foi positiva. O Windows 11 criptografava o disco todo, fazendo que o Ubuntu não funcionasse. Só consegui êxito de uma maneira. Tive que separar o Ubuntu em outro SSD, junto com uma partição NTFS de 10GB (deixei como espaço de transferência entre os dois sistemas).

Pode ter sido por limitação no meu conhecimento, mas foi como funcionou por aqui.

Mas hoje uso o onedrive, então não tenho mais esse espaço de compartilhamento. O Onedrive pode ser instalado linux também.

1 curtida

Tenho um boot triplo com Windows, Ubuntu e Kubuntu, nunca tive problemas. Tenho um ssd onde estão os sistemas operacionais e um hd onde mantenho uma partição NTFS de backup para acessar os arquivos tanto no Windows quanto no Linux. Fora isso tenho mais uma partição de /home no hd para as distribuições Linux. Minha configuração é essa:

1 curtida

É uma ideia que tende a dar ruim.

Mas, vou ensinar.

Formata o teu SSD inteiro com Windows sem gambiarras. Depois instalar o Ubuntu, que vai aparecer a opção para se instalar em Dual Boot sem maiores problemas.

Pro HD tu terá que colocar algo que o Windows veja, que é o ntfs. (Não me inventa de usar exFat que vai dar ruim) Ou seja, nada de EXT4, btrfs, zfs, etc..

No Linux que você escolheu instala o ntfs-3g para poder usar esse HD compartilhado.

Pesquisou pouco, é o que mais tem no canal do diolinux e aqui no fórum.

2 curtidas