[Dual Boot SSD + HD (Pop!_Os / W10)] Problema ao particionar SSD

Salve camaradas;

Tenho um Acer aspire 5 com SSD de 120 GB e HD de 1 TB.
Estou tentando fazer um dual boot entre W10 (instalado no SSD) e o Pop!_Os, que gostaria de instalar também no SSD, em um espaço de ± 60GB. Porém ao tentar particioná-lo no Windows Disk Manager, o máximo de espaço que ele me permite reduzir é 10 GB. É aconselhável desfragmentar meu SSD? Se sim, qual a melhor ferramenta para fazer isso?

Obrigado!

1 curtida

Sempre antes de reduzir uma partição NTFS sim se deve desfragmentar. Uma excelente solução é o Vopt
Por enquanto ele está nesta página, enquanto a novo site do William Azarado não fica pronto:
https://azaradorecomendados.blogspot.com/

1 curtida

Quanto ele não deixar reduzir acima de um certo limite, deve ter a ver com a forma como suas partições estão organizadas… aí, sinceramente, a melhor solução, mesmo sem ver o teu particionamento, ainda é deletar tudo e fazer do zero… mas antes veja se desfragmentando resolve (o que, até onde sei, em SSD não costuma ser necessário pela forma como os dados são gravados - até já li em algum lugar que não se deve fazer em SSD, dá uma pesquisada antes de fazer!)

Mas se eu apagar tudo e fazer do zero vou ter que instalar o W10 de novo, certo?

Sim, vai, mas a instalação vai ficar novinha em folha… tá, piadas à parte, provavelmente ele não anda deixando tirar mais por causa da posição das partições. Rolou comigo numa instalação anterior no outro lap que tinha, aí não conseguia aumentar a /home pq de jeito nenhum pq ela esbarrava em partições que não se pode mover (reservada pelo sistema do W10, boot/efi etc.). Por isso seria bom limpar tudo (é, eu sei, é um saco fazer backup de tudo…), usar o live USB pra deletar, criar as partições do W10 pelo próprio instalador, deixar o resto sem particionar e dps, quando for colocar o Linux, particionar raiz, home e swap se for o caso.
Outra coisa é a escolha do POP_OS! Ele é chatinho pra instalar em Dual Boot. Se você não se sentir seguro nisso, pensa em outra opção - Mint ou Ubuntu na base Debian, ou Manjaro - que anda fantástico na minha máquina aqui!

Valeu querido, vou tentar e depois dou um retorno aqui se der certo!

1 curtida

Roda primeiro um live USB e olha tuas partições - aí printa e coloca aqui, vai que surge uma solução…

E o qual vc quer reduzir?

Quero reduzir o dev/sdb de 128 gb (SSD) pra instalar o pop mas também dividir o hd pra armazenar arquivos.

Tá, o HD de 1 TB precisa estar com espaço sobrando… imagino que esteja. Esse deve ser mais simples de criar espaço para fazer uma partição /home nele. Agora o SSD, pelo que parece ali, não teria porque dar problema para reduzir, depende do espaço vazio nele. Foi o que te disse, pesquisa sobre desfragmentação em SSD e verifica o quanto de espaço vazio realmente tem nele (dá pra fazer agora montando a partição aí mesmo no POP)

Diversos relatos de sucesso desfragmentando o ssd com o defraggler.

1 curtida

Depois de suar um pouco, consegui particionar o ssd e o hd usando o “mini tools wizard” e estou com o Pop!_Os intalado e funcionando perfeitamente.

O problema agora é que eu corrompi minha instalação do W10. Criei um pen-drive bootavel para recuperá-lo, porém não consigo mais acessar minha BIOS com f2 - ao invés disso, quando aperto a tecla na inicialização, aparece só uma tela preta com uma barra como de terminal, porém também não consigo escrever ou fazer nada.

Também tentei apertar f12 na reinicialização, mas o máximo que consigo é escolher entre o Pop ou “reboot into firmware interface”, que quando selecionado volta pra tela preta.

Alguma ideia?

Ish, vc não consegue mais entrar na sua BIOS??
Tem que ver os posts sobre dual boot com Pop_OS!, pq ele é bem enjoado com isso

Pois é… Não estou com tanta pressa pra consertar isso como o Pop está rodando perfeitamente e vai ser minha distibuição principal, mas assim que conseguir consertar eu relato o caminho aqui.

1 curtida

Tentei fazer a mesma coisa no meu A515 mas depois de tentar seguir esse tutorial Re: Dual boot issue in Acer E5-573G with Kali Linux 2016.2 — Acer Community para poder conseguir utilizar os dois sistemas fico sem conseguir iniciar nenhum dos dois e nem acessar o firmware UEFI

No fim traumatizei absurdamente do Pop, haha, no Ubuntu puro não tinha esses problemas… Se alguém puder me dar uma luz agradeço

O GRUB tem uma opção onde vc pode reiniciar no firmware EFI. O Pop usa o systemd loader né? Deve ter jeito sim pois é especificação UEFI que prevê essa possibilidade

Tenta desconectar o hd e deixar um pendrive de boot. Daí no menu do grub selectiona “firware efi”. Eu sei que na imagem do Mint 20 tem isso.