Tenho um Acer aspire 5 com SSD de 120 GB e HD de 1 TB.
Estou tentando fazer um dual boot entre W10 (instalado no SSD) e o Pop!_Os, que gostaria de instalar também no SSD, em um espaço de ± 60GB. Porém ao tentar particioná-lo no Windows Disk Manager, o máximo de espaço que ele me permite reduzir é 10 GB. É aconselhável desfragmentar meu SSD? Se sim, qual a melhor ferramenta para fazer isso?
Sempre antes de reduzir uma partição NTFS sim se deve desfragmentar. Uma excelente solução é o Vopt
Por enquanto ele está nesta página, enquanto a novo site do William Azarado não fica pronto: https://azaradorecomendados.blogspot.com/
Quanto ele não deixar reduzir acima de um certo limite, deve ter a ver com a forma como suas partições estão organizadas… aí, sinceramente, a melhor solução, mesmo sem ver o teu particionamento, ainda é deletar tudo e fazer do zero… mas antes veja se desfragmentando resolve (o que, até onde sei, em SSD não costuma ser necessário pela forma como os dados são gravados - até já li em algum lugar que não se deve fazer em SSD, dá uma pesquisada antes de fazer!)
Sim, vai, mas a instalação vai ficar novinha em folha… tá, piadas à parte, provavelmente ele não anda deixando tirar mais por causa da posição das partições. Rolou comigo numa instalação anterior no outro lap que tinha, aí não conseguia aumentar a /home pq de jeito nenhum pq ela esbarrava em partições que não se pode mover (reservada pelo sistema do W10, boot/efi etc.). Por isso seria bom limpar tudo (é, eu sei, é um saco fazer backup de tudo…), usar o live USB pra deletar, criar as partições do W10 pelo próprio instalador, deixar o resto sem particionar e dps, quando for colocar o Linux, particionar raiz, home e swap se for o caso.
Outra coisa é a escolha do POP_OS! Ele é chatinho pra instalar em Dual Boot. Se você não se sentir seguro nisso, pensa em outra opção - Mint ou Ubuntu na base Debian, ou Manjaro - que anda fantástico na minha máquina aqui!
Tá, o HD de 1 TB precisa estar com espaço sobrando… imagino que esteja. Esse deve ser mais simples de criar espaço para fazer uma partição /home nele. Agora o SSD, pelo que parece ali, não teria porque dar problema para reduzir, depende do espaço vazio nele. Foi o que te disse, pesquisa sobre desfragmentação em SSD e verifica o quanto de espaço vazio realmente tem nele (dá pra fazer agora montando a partição aí mesmo no POP)
Depois de suar um pouco, consegui particionar o ssd e o hd usando o “mini tools wizard” e estou com o Pop!_Os intalado e funcionando perfeitamente.
O problema agora é que eu corrompi minha instalação do W10. Criei um pen-drive bootavel para recuperá-lo, porém não consigo mais acessar minha BIOS com f2 - ao invés disso, quando aperto a tecla na inicialização, aparece só uma tela preta com uma barra como de terminal, porém também não consigo escrever ou fazer nada.
Também tentei apertar f12 na reinicialização, mas o máximo que consigo é escolher entre o Pop ou “reboot into firmware interface”, que quando selecionado volta pra tela preta.
Pois é… Não estou com tanta pressa pra consertar isso como o Pop está rodando perfeitamente e vai ser minha distibuição principal, mas assim que conseguir consertar eu relato o caminho aqui.
O GRUB tem uma opção onde vc pode reiniciar no firmware EFI. O Pop usa o systemd loader né? Deve ter jeito sim pois é especificação UEFI que prevê essa possibilidade
Tenta desconectar o hd e deixar um pendrive de boot. Daí no menu do grub selectiona “firware efi”. Eu sei que na imagem do Mint 20 tem isso.