Dual boot no pop_os não funciona

Eu instalei o pop os 20.04 no meu pc e agora não consigo fazer o boot no windows. No entanto consigo acessar todos os arquivos do windows. Tentei seguir um tutorial do Pop!_Planet (Guide - Beginner Copy the Microsoft Bootloader into Pop's EFI - Beginner's Guide | Pop!_Planet), porem segundo o tutorial deveria haver uma partição no disco de 100 mb para o boot do windows porem no meu não tem. Atualmente assim SSD(120gb): file System partition 1 - 119 gb - 69gb free, file System partition 2 - 540mb - 93 mb free, free space 2,6mb;
Hdd(500gb): reservado…partition 1- 52mb - 25 mb free, novo volume partition 2 - 282gb - 138 gb free, file System partition - 537 mb - 372 mb free, file System partition - 217 gb, 203 gb free.
No meu boot do linux não tem a pasta efi dentro de boot.
Eu tenho print de tudo posso mandar se precisar.
Tem como recuperar o windos? eu tenei fazer o boot por um pendrive com o windows mas vai direto pro pop_os então não consigo nem formatar tudo e reinstalar o windows.
Já agradeço adiantado pela ajuda :slight_smile:
Obs. Não tenho nenhum arquivo importante, tanto no windows quanto no pop_os, que não possa ser apagado.

Deve ser o mesmo problema que eu tive! É uma questão do esquema do disco que deve ser MBR e precisava ser GPT pra fazer o dual boot corretamente.

Pra recuperar meu windows como bootavel eu apaguei todas as partições fora o windows e rodei uma mídia de instalação do win10 por pen-drive, abri o DOS com shift f10 e mandei um “bootrec /fixmbr” e “bootrec /fixboot” e voltou a funcionar.

Eu continuei tentando fazer o dualboot porém, deu ■■■■■ de novo e n funcionou esses comandos mais, aí tentando resolver eu acabei apagando todas partições kkkkkk rodei o pop_os pelo pendrive, instalei e rodei o testdisk e consegui recuperar a partição e já voltou a funcionar o boot automaticamente também.

Mas como eu queria muito o dual boot, continuei tentando e resolvi formatando o ssd como GPT no windows installer antes de instalar qualquer coisa.

Segue passo a passo:

1 - Boot pelo instalador do windows
2 - Na primeira tela aperte shift + F10
3 - Digita Diskpart e enter e no diskpart digite e enter do 4 ao 9
4 - List Disk
5 - Select Disk [número do disco que vc quer]
6 - Clean (APAGA TODO DISCO, CUIDADO)
7 - Convert GPT
8 - Create partition efi size=600
9 - Exit
10 - Reinicia o PC
11 - Instala o Windows, de preferência já fazendo a partição pro pop_os
12 - Instala o pop_os selecionando a partição criada na etapa 8 como a efi e uma outra partição pra ficar o pop_os em si

Pode parecer doideira, mas criei essa conta agora agora só pra ajudar gente que tá passando por isso e esse foi o primeiro post que vi hahaha!

Espero ter ajudado, qualquer coisa fala aí.

1 Curtida

Primeiramente muito obrigado pela sua ajuda. Demorei pra ver pq o Gmail não me mandou notificação. Eu tentei apagar as partições que deveriam ser do Linux porém quando eu tento fazer o boot pelo pendrive com o Windows 10 ele vai direito pro grub rescue, depois eu formatei tudo, hd e ssd mas ainda assim ele continua indo pro grub rescue . Vc tem mais alguma ideia do que eu posso fazer?

Boa tarde!

Seguinte tenta mudar a ordem de boot… talvez esse vídeo a partir do tempo 11:26 ajude… https://youtu.be/EgPxsHGxspA?list=PLHz_AreHm4dlIXleu20uwPWFOSswqLYbV.

1. Tenta desabilitar o modo legacy na BIOS e veja se dá boot no windows.

2. Use a recuperação do disco instalador do Windows para corrigir o setor de inicialização do disco, o conhecido MBR. (eu não sei como fazer, antigamente era algo como fdisk /mbr)

Na pior das hipóteses, se vc tiver outro hd, formata esse segundo hd, copia só a partição do windows e liga o pc só com ele depois, vai provavelmente indicar um problema com o boot e rodar as ferramentas de recuperação com um pen-drive de instalação do windows deve dar certo

Já tentou por esse tutorial?

Dica, não saia apagando partições de windows e linux, pois sempre quebra o grub de ambos o sistemas.