Dual boot em Notebook gamer Acer Nitro 5

Boa tarde, estou a alguns dias bem frustado tentando fazer um dual boot no meu notebook novo, já tentei de tudo, realmente não tem como ficar só com o Windows, só uso ele para algumas coisas mais especificas.
Já segui o passo a passo nesse fórum da Acer: Re: Dual boot issue in Acer E5-573G with Kali Linux 2016.2 — Acer Community

Mas não funcionou para mim (em parte), pq eu até consigo instalar o Ubuntu, no final quando aparece o aviso de reiniciar para concluir a instalação e clico em reiniciar ele trava na hora, ai tenho que apertar e segurar o Power até ele desligar para que assim eu consiga entrar.

O computador liga e inicia o GRUB, com as entradas do Ubuntu e do Windows, ao selecionar o Ubuntu ele carrega até a parte que pede a senha para fazer o Login. Ao inserir a senha e dar enter o sistema trava novamente, fica numa TELA PRETA ETERNA, já deixei por uma noite toda e nada acontece.
Já para entrar no Windows através do GRUB ele entra normalmente.

Segue o link com as 12 FOTOS mostrando tudo o que eu disse: imgbox - fast, simple image host

Criei um pendrive com o boot do Linux em GPT no Rufus, para ser compatível com o UEFEI.
Adicionei uma UEFEI segura do UBUNTU para conseguir da boot. Mostro as fotos no link acima.

Por favor me ajudem !

3 curtidas

crie um pe drive com este e veja se resolve

1 curtida

Qual versao do Ubuntu vc ta tentando??

Obrigado, vou tentar.

Estou tentando com o Ubuntu Budgie 19.04.

vc pode também tentar o ImageUSB 1.5.1003 Download | TechSpot

1 curtida

Certo. Tenta a versao “normal” do Ubuntu, com Gnome mesmo e tenta nao usar o GPT no pendrive com o Linux, pode fazer ele em ext4 mesmo. Se precisar, usa esse meu video Como instalar Linux em notebooks com placas híbridas - Tutorial #9 - YouTube como base.

1 curtida

Boa noite, tenho um notebook da acer com configurações parecidas, atualize sua Bios, entre no site da Acer e coloque o modelo do seu notebook e atualize, depois crie uma senha de bios para desabilitar o secure boot, deixe o modo UEFI ativado, só desabilite o secure boot, provavelmente vai dar certo aí.

1 curtida

Eu sempre deixo a BIOS na versão mais atual, também já estou com o Secure boot desativado. E mesmo assim não deu em nada.

Nada ainda, Ricardo. Consigo instalar, consigo dar boot, ai aparece a tela de login, onde após digitar a senha simplesmente aparece uma tela preta com o mouse, mais nada.

1 curtida

Veja se a ISO não está corrompida. Após a tela de login, você consegue apertar control+alt+t e aparece o terminal?

1 curtida

Se o seu Notebook for relativamente muito novo talvez só funcione bem com distros Rolling Release (a minha recomendação é testar o Manjaro em uma LiveCD para ver se tudo é reconhecido)

1 curtida

Não consigo fazer absolutamente nada, fica nessa tela preta eterna.

1 curtida

viu se a ISO não está corrompida?

1 curtida

Ta muito estranho isso man. Pode ser a ISO com problemas mesmo, arrisco a dizer por causa do GPT. Tenta deixar o pendriver em mbr e fazer de novo.

1 curtida

BrunoNatividade, tenho a mesma problema contigo também e estou pesquisando muito para resolver o tal. O meu é DELL INSPIRON 15 GAMING

2 curtidas

Como o notebook ainda está na garantia eu entrei em contato o o pessoal da Acer para saber se é possível ou não.

1 curtida

Tenho um Dell da mesma “geração” rsrsrs, e na ultima versao do Ubuntu 18.04.3 LTS, 19.04 e o Mint 19.2 sobem de boas. Basta formatar o pendriver em mbr q é suave. Qq coisa tem um video no meu canal ensinando como fazer a instalação. Importante, deixar o Secure Boot desativo e o UEFI ativado normalmente.

Vc chegou a formatar o pendrive em outro aplicativo e no formato mbr?? Qq coisa veja o tutorial da Canonical para fazer o pendrive no Windows

1 curtida

E @BrunoNatividade, analisando as fotos que vc enviou, o seu secure boot ta ativado e o o pendrive no formato GPT, muito provavelmente são esses fatores que esta travando a instalação. Desabilite o Secure Boot e formate o pendrive no Rufus em mbr, como no manual q te mandei e tenta a instalação. É pra funcionar.

1 curtida