Dual boot de Pop OS com Windows 10 -- Instalação do GRUB

Acredito que aqui a maioria sabe que o Pop OS não usa grub, usa o systemd-boot. Eu encontrei esse tutorial aqui que explica certinho como instalar GRUB no PopOS e vou seguir ele para uma nova tentativa de instalação.

systemd-boot is only used with EFI and UEFi, so if you have the old BIOS grub should be installed by default. Your drive is /dev/sda and the partitions on the drive are numbered, so for example your drive D: is /dev/sda3. If you want now to (re-) install GRUB you are able to do this, with sudo grub-install /dev/sda because then you write GRUB in the MasterBootRecord of your Drive. In my last response I forgot that os prober is not installed by default. so you just have to install it with sudo apt install os-prober , after the installation just run it with sudo os-prober and it should detect your Windows instalation. Then you open the grub config file. Personaly I prefer to do it with a console editor caled nano but you also could use gedit, what is more like the normal windows editor. The important thing is, that you open it as root, so you have to use sudo. So just run sudo gedit /etc/default/grub . Then add the lines “GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu” and “GRUB_TIMEOUT=-1”. If you have a line called “GRUB_HIDDEN_TIMEOUT” comment it by makeing a “#” on the beginning. Then save the file and close the editor and run sudo update-grub . I think this should works and i answered the questions, if not just write.
Link de onde achei esse tutorial e que pode ser útil para demais pessoas.

É possível fazer essa instalação do GRUB em uma maquina com EFI/UEFI?

2 curtidas

Cara, muito obrigado pela dica! Infelizmente comigo não funcionou. Estou com Pop OS recém instalado, instalei também o Grub, segui esses passos aí (e outros que já havia encontrado na internet) mas por alguma razão o Grub não aparece na inicialização do sistema, ele salta direto para o Pop. Provavelmente porque ele usa systemd e eu só consigo alternar entre o Pop e o Windows usando minha tecla de boot que abre um menu.

Pra mim não chega a ser um grande problema, mas é incômodo ter que fazer isso (ou sempre lembrar disso) quando quiser usar Windows. O Grub facilitaria muito pra mim.

1 curtida

Pode ser porque o tempo de espera do grub seja de 0 segundos, da pra configurar no grub customizer.

1 curtida

Bom, pelo visto o problema não é esse:

Imgur

Também tentei nas configurações avançadas:

Imgur

Sem resultado. O Grub não aparece mesmo assim.
Ainda tentei através de uma alteração no arquivo loader.conf (/boot/efi/loader) colocando para que o systemd ficasse por 10 segundos antes de iniciar o sistema [dica encontrada no Reddit]. Aparentemente obtive sucesso nesta parte, entretanto não aparece a opção do Windows. Tô achando que não tem jeito mesmo a não ser sempre que quiser mudar de um sistema para outro ficar apertando um botão na inicialização do sistema.

Edit: Nesse mesmo post do Reddit diz que uma solução pode ser copiar o bootloader do Windows para a pasta do systemd, mas eu não sei exatamente qual é o bootloader do Windows aqui:

Imgur

1 curtida

Bom, pelo visto consegui fazer dar certo: agora o systemd aparece na inicialização do sistema (alterando o arquivo loader.conf (/boot/efi/loader) para que ele apenas inicie o Pop_OS depois de 20 segundos) e consegue reconhecer o Windows. O interessante do Grub é que podemos personalizar pelo Grub Custumizer (eu gostaria principalmente de poder editar os nomes das entradas, pode ser confuso para minha esposa, por exemplo, que não tem muito conhecimento de computação). Mas ficou assim:

Imgur

Consegui com esse guia aqui, disponível no Pop Planet, então está tudo em inglês, mas as imagens ajudam.

3 curtidas

How to Install GRUB on Pop OS

Install GRUB on POP!_OS 20.04

E por fim, essas coisas são muita gambiarra, acabei por entender que é melhor criar uma partição pequena com o Ubuntu em instalação mínima, que ele cuida de instalar o grub-efi sem problemas, daí faz outra partição com o Pop!_OS deixando o Ubuntu com o gerenciamento de boot pelo grub-efi sem problemas. Na boa, eles deveriam facilitar a instalação do grub-efi, ou dar a opção de systemd-boot ou grub-efi na instalação.

1 curtida

No meu caso, nem a live carrega (da última versão do Pop_os). Na versão anterior (acho que é 20.04), dá tudo certo, mas não inicia o Pop_os, nem seguindo esse guia. Ao atualizar o grub dá erro, pois não reconhece o comando. Entra no win10 de boa, mas o Pop_os, mesmo mudando na BIOS, ele entra em tela cinza. Atenção espacial pra uma mensagem de erro quando carrega o sistema que talvez possa ajudar: “[FAILED] Failed to start load/ Save RF kill switch status. Se ‘systemctl status systemd-rfkill.service’ for details”.

Sou leigo em algumas coisas dos sistemas Linux e preciso de ajuda.

Instalei o Pop_os usando o Rufus (ouvi dizer que o eitcher é melhor) e baixei a iso do site oficial.

Meu notebook é um HP 246 g6, Intel Core i3 6006U 2.00GHz (cache de 3mb - 2 núcleos)
16GB de Ram
Intel HD Graphics 520
BIOS F32

Então, não sei se ja foi resolvido ou não, mas é só instalar o os-prober além do grub custamizer