Dual boot com Pop_OS! não funciona com GRUB Customizer

Olá!

Fiz a instalação do Pop_OS! sem dificuldades e comecei a seguir este artigo do Diolinux Como ativar o dual-boot no Pop!_OS - Diolinux para corrigir o problema com dual boot que a distro possui.

Dados da instalação: https://pastebin.pl/view/01e9f109

Instalei o GRUB Customizer como explicado no artigo e quando cliquei para abrir o software, aparece a seguinte janela:

Esta janela não está no artigo. Cliquei em aplicar e o programa começou a se carregar:

E então aparece esta mensagem de erro:

Este é o resultado. Ao clicar em sair, ele simplesmente fecha o programa, mas ao clicar em configurações do ambiente, ele volta para aquela primeira janela.

Meu computador já possuía o Windows e o Manjaro, cada um possui a sua partição de boot. Tinha deixado um espaço não alocado em que instalei o Pop_OS! e direcionei para ele a mesma partição de boot do Manjaro.

O que devo fazer para resolver este problema para seguir com o tutorial?

Obrigado pela atenção de todos!

Em vários testes essa tela não chegou a aparecer para mim, mas vamos tentar achar uma solução.

Quando você instalou o Pop OS, você direcionou uma partição de boot particular para o sistema? Se sim, selecione-a na aba partição que aparece na primeira tela, isso pode fazer com que o software encontre um espaço para instalar o GRUB.

Como o manjaro já estava instalado, existia uma tela GRUB anterior e ela pode chegar a dar conflito com o Pop!_OS

1 curtida

Olá!

Direcionei uma partição de boot sim, é a sda1, a mesma do Manjaro, mas não pedi para o Pop formatá-la, isto seria o ideal ou eu deveria ter formatado a partição para o Pop?
O Windows tem a sua própria partição de boot, a sda5.

Ao tentar trocar a partição, ocorre este erro:

Ha outra coisa que eu possa tentar?

Acredito que esse vídeos possa te ajudar, ao menos foi bem efetivo para mim.

Em três comandos o grub fica configurado no PopOs:

1 curtida

Vou tentar pelo vídeo
Além de direcionar, irei também formatar a partição do /boot
Espero que de certo!

Ele colocou a /boot como ext4, tem problema? Ou devo fazer como fat32?

É uma boa prática, mas não é necessariamente uma regra. Ext4 funciona bem também.

1 curtida

O ideal seria ter uma partição de boot separada para cada sistema operacional

1 curtida

Ele não reconheceu o último comando:

sudo update-grub

Obtive a resposta de que ele não foi encontrado.

Encontrei esse tutorial aqui no fórum:

Segui até o passo de abrir o GRUB Customizer. Curiosamente o programa abriu sem problemas. Não apareceu aquela janela da primeira imagem sobre a configuração do ambiente.

Então voltei ao artigo e alterei o tempo do GRUB. Reiniciei e deu certo, em partes. Não tem o Manjaro na lista:

Olá tudo bem, também tive um problema com o dual boot pois eu já tinha o Linux Mint no SSD que instalei o POP OS e o Windows em outro. Eu tinha o Ubuntu depois de formatar o boot do Linux Mint sumiu, instalei o POP OS e depois de tentar configurar o grub não voltava o boot ele abriu o grub customizer e mostrava o Linux Mint configurava e salvava e não funcionava. Depois de pesquisar segui esses passos:

sudo apt install os-prober

sudo os-prober

sudo apt install grub-efi grub2-common grub-customizer

sudo grub-install

sudo update-grub

sudo cp /boot/grub/x86_64-efi/grub.efi /boot/efi/EFI/pop/grubx64.efi

Comigo abri pelo terminal, pelo ícone parece que ele não salvava:
grub-customizer

imagem 01

Aqui ele deve listar os boots se não aprecer do Manjaro ái não vai funcionar, rode todos os comandos anteriores.

Clique na opção “Arquivo” e depois clique em “Alterar Ambiente”.

imagem 2

Na linha OUTPUT_FILE, coloque:

/boot/efi/EFI/pop/grub.cfg

Marque a opção “salvar esta configuração” e depois em aplciar.

Na aba “Configurações Gerais” coloquei uns 15s na inicialização

clique no X “para sair”, e depois atualizar e salvar

tem um bug para o Pop OS possa ter que refazer mais de uma vez essa configuração.

1 curtida

Olá, Adriano!
Tudo bom?

Muito obrigado pela explicação.

Precisei formatar novamente com as partições de boot separadas e seguindo os passo deu tudo certo por aqui!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.